TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Politico Pedagogico

Pesquisas Acadêmicas: Projeto Politico Pedagogico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  554 Palavras (3 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 3

ePROJETO POLITICO PEDAGOGICO (PPP), Esse Projeto Político Pedagógico nasceu de uma construção coletiva dentro da escola e atende os princípios apontados por VEIGA (1995) que são igualdade, qualidade, gestão democrática, liberdade, valorização do magistério. Igualdade no sentido de garantir não só o acesso, a permanência e o êxito, mas, sobretudo a documento aberto que sofre alterações frequentes para se adequar às novas leis e à comunidade escolar a que faz parte e atende. A Proposta Pedagógica podemos encontrar: a caracterização da escola, a justificativa, os objetivos, a organização escolar, a organização pedagógica (enturmação, atendimento aos alunos com dificuldades de aprendizagem, resultados do desenvolvimento de projeto), a organização curricular, a verificação do desempenho escolar (a avaliação do processo ensino-aprendizagem: diagnóstica, formativa, somativa e estudos de recuperação), a classificação e a reclassificação, o controle de frequência, os processos que asseguram a articulação com a comunidade, as atividades de Educação Continuada dos Profissionais da Escola, , a organização escolar, a organização pedagógica (enturmação, atendimento aos alunos com dificuldades de aprendizagem, resultados do desenvolvimento de projeto), a organização curricular, a verificação do desempenho escolar (a avaliação do processo ensino-aprendizagem: diagnóstica, formativa, somativa e estudos de recuperação), a classificação e a reclassificação, o controle de frequência, os processos que asseguram a articulação com a comunidade, as atividades de Educação Continuada dos Profissionais da Escola, os

*Regimento Escolar, no que se refere à documentação, atribuições de professores euncionarios, funciona de acordo, percebe-se que os funcionários administrativos desempenham co compêtencia e ética suas funcões, referentes a documentação e estruturação escolar, matriculas, transfêrencias, atestados, atendimento ao público e demais atribuições. No entanto, vale apenas citar alguns fatos a quais me chamou a atenção foi a ausência de alguns professores. Frente a isso me leva a pensar sobre a falta de compromisso dos profissionais da educação, pois sei que a prática do pedagógica deve ser marcada por atitudes e sentimentos: O entusiasmo de aprender e a disposição para o dialogo.

*Regulamento interno é o conjunto de regras que ajudam a regulamentar o funcionamento da escola e garante a participação de todos os elementos da Comunidade Educativa.

*Plano de ação do pedago é um documento que servira de apoio a contrução do planejamento anual com base nos preceitos constitucionais e a legislação educacional em vigor, atendendo as necessidades da escola articulando com todos os segmentos da comunidade escolar e demais orgão.

*Planejamento do professor: O planejamento e a avaliação precisam estar integrados no processo avaliativo para que o educador tenha a possibilidade de projetar sua ação pedagógica futura a partir do desenvolvimento da criança e de suas necessidades. Então o planejamento deve contemplar cinco passos. São eles:

*Prática social

*Problematização

*Instrumentalização

*Catarse

*Prática social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com