TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Politico Pedagogico

Trabalho Escolar: Projeto Politico Pedagogico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  1.168 Palavras (5 Páginas)  •  486 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

Esse trabalho tem por objetivo explicar o projeto politico pedagógico na escola, qual a sua finalidade, as pessoas envolvidas. Toda escola deve ter sua identidade própria, pois toda comunidade em que está inserida é diferenciada e esse é um dos objetivos do PPP, a interação entre escola e comunidade, que juntos buscarão discutir e solucionar os problemas existentes na mesma e com planejamento fica claro onde se deseja chegar.

VEIGA (2001) define o PPP assim: etimologicamente o termo projeto-projetare- significa prever, antecipar, projetar o futuro, lançar-se para frente. A partir deste conceito fica claro que o PPP será uma ferramenta que alavancará os objetivos formulados durante o ano, fazendo com que a comunidade escolar se projete para cumprir seu papel no processo de ensino e aprendizagem. As experiências vividas por professores, alunos, comunidade e escola fará do PPP uma referência para que todas as metas sejam alcançadas.

2 desenvolvimento

O que é projeto politico pedagógico?

O PPP é um documento que contem as leis da escola, Desde a promulgação da lei de diretrizes e bases da educação nacional (LDB) em 1996, toda escola precisa

ou deveria ter o PPP, um documento que é um esforço para que o perfil da escola seja traçado. O PPP deve ter um ponto real de partida e de chegada, ser bem dinâmico e mutável, ter como elemento principal as características social e cultural do publico que a escola atende.

Toda escola estabelece metas a serem cumpridas no decorrer do ano e o projeto político pedagógico é um documento que se tornou uma ferramenta indispensável para o bom funcionamento das instituições escolares. Com ele professores, funcionários, alunos e comunidade saberão que direção seguir.

O PPP tem como finalidade o trabalho coletivo, verificar as mudanças pedagógicas e administrativas da escola, formular toda programação de atividades do ano letivo.

O PPP deve ser sempre um instrumento democrático para toda comunidade escolar e não é responsabilidade apenas da direção da escola, mas de toda comunidade escolar, para que haja um melhoramento no ensino da escola terão que ser planejado corretamente todos os passos, conhecer os seus espaços, seus alunos, funcionários e a comunidade que a cerca. Esse projeto deve ser elaborado em coletivo para que todos possam ter autonomia sobre o ensino, ou seja, todos ter sua opinião aproveitada. O pedagógico dirá respeito aos procedimentos diretamente relacionados à aprendizagem dos alunos, o politico da participação da comunidade local e escolar na construção e consolidação do

PPP e o administrativo, que trata do desenvolvimento das condições para a concretização da proposta educativa, envolvendo o financeiro, patrimônio, manutenção e conservação da escola.

Para que serve o projeto politico pedagógico na escola?

A ação dos professores, funcionários, alunos na escola não pode ser improvisado. Essa ação pode ser organizada no que concretiza a um atendimento melhor aos alunos. O PPP serve para compreender a essência do trabalho desenvolvido na escola, ele ajuda a chegar a um objetivo, uma meta, os conteúdos não se perderão e com o tempo será mais bem aproveitado. Como sugere Gadotti (2001), a palavra projeto vem do verbo projetar, lançar-se para frente, dando sempre a ideia de movimento, de mudança e é nesse seguimento que o PPP se encaixa, mesmo sendo flexível, não deixará que um processo complexo de transformações os tire do rumo. O PPP define regras, pois as unidades escolares diferenciam entre si e cada uma tem a necessidade de elaboração e execução de um PPP diferenciado.

Quem elabora o projeto politico pedagógico?

Em 1996, na Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDB), nº 9394 explicita em seu artigo 15, a necessidade de dar autonomia à escola e contar com a participação de todos na elaboração do Projeto Político Pedagógico da escola.

O PPP deve ser elaborado pela comunidade escolar, ou seja, funcionários, alunos e comunidade, mas é fundamental

que um especialista em questão pedagógica se responsabilize pela redação final do mesmo. Os professores e diretores devem coloca-lo em pratica, buscando possibilidades de melhorias pedagógicas sempre.

Qual a participação do professor no projeto politico pedagógico?

Para Vasconcelos (2009, p. 25) "a participação só tem sentido quanto existe uma ética, uma disposição em mudar realmente o que for necessário e não apenas as aparências". O papel do professor deve ser pensado como um elemento fundamental para a organização escolar, pois é justamente o professor que terá contato direto com os alunos, é ele que estará justamente no processo de aprendizagem, o bom desempenho de um aluno se dará a partir da forma que um professor irá ensinar. O professor deverá proporcionar maneiras e as condições para que o PPP seja colocado em pratica, devem ter copias do documento, para que consultem caso haja alguma duvida, ele só pode ensinar quando está disposto a aprender, precisa estar preparado e seguro para lecionar, elaborar atividades que estejam relacionadas coma situação do dia –a –dia dos seus alunos e o PPP reflete

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com