TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICA PEDAGOGICA: O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO NA CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA DEMOCRÁTICA

Por:   •  15/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  716 Palavras (3 Páginas)  •  730 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE UBERABA: POLO GUANHÃES

TATIANE BEATRIZ GONÇALVES DE OLIVEIRA

PRÁTICA PEDAGOGICA: O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO NA CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA DEMOCRÁTICA

GUANHÃES-MG

2015

O projeto político-pedagógico na construção de uma escola democrática

O projeto político-pedagógico é um instrumento importante na construção de uma escola democrática, pois ele funciona como uma construção coletiva na qual são expostas necessidades da escola, e também uma tomada de decisões que influenciará na prática do professor em sala de aula.

O projeto político-pedagógico é um plano global da escola, é um meio para a construção da sua identidade e da organização do trabalho escolar, é uma proposta de intervenção organizada, que deve ser planejada dentro da escola, devendo refletir-se nela como um todo. Cada escola possui o seu projeto político-pedagógico, pois ele deve expressar a identidade de cada escola de acordo com sua realidade, características próprias e necessidades locais. A escola que planeja junto, em cooperação tem mais condições de efetivar seu projeto de educação, pois um projeto político-pedagógico bem estruturado, tem uma direção um rumo traçado, tem mais autonomia. Em relação à autonomia, é preciso dizer que existem três dimensões que estão interligados: administrativo, financeiro e pedagógico são eles que delineiam a identidade da escola. Quanto mais ampla for à participação de diferentes agentes no processo de construção do projeto, mais ampla pode se tornar essa autonomia.

O projeto político-pedagógico é, portanto, um documento que facilita e organiza as atividades, sendo mediador de decisões, pois ele facilita e organiza as atividades. Ainda se constitui num retrato da memória histórica construída, num registro que permite à escola rever a sua intencionalidade e sua história.

Neste sentido, podemos entender que o projeto norteia o trabalho da escola por encaminhar ações para o futuro com base na sua realidade atual e na sua história. Por esse e vários outros motivos, projeto político-pedagógico é muito importante para a democratização da escola, onde todos os segmentos tenham vez e assumam responsabilidades.

Referências

O projeto político-pedagógico.-São Paulo: Pearson Prentice Hall,2010. Vários autores.

Anexo I – Entrevista

1-Entrevista com o (a) gestor (a) da escola

  1. A escola possui um projeto pedagógico ou projeto político pedagógico? Como ele foi elaborado?

 Resposta: Sim. Foi elaborado com a equipe de gestores e professores contemplando a missão, a clientela, dados sobre aprendizagem relação com as famílias, recursos e diretrizes pedagógicas e plano de ação da escola.

  1. Quais as dificuldades e/ou facilidades para a sua elaboração e implantação?

Resposta:Dificuldades- Pouco tempo dos servidores pois tem dupla jornada de trabalho e quase todos residem em outra localidade.

  1. Quais benefícios esse projeto trouxe à escola? Caso a escola não possua um projeto pedagógico ou político pedagógico procure saber o motivo da inexistência desse projeto e investigue se a diretora considera isso uma perda, ou não, para a escola.

Resposta: Os benefícios são muitos, define a identidade da instituição e a direção para qual ela vai caminhar. Se um dos objetivos da escola é formar pessoas críticas e autônomas, deve-se investir em projetos em que todos os segmentos tenham vez e assumam responsabilidades.

Dados de identificação do diretor entrevistado: 7 anos no exercicio

2-Entrevista com professor

1ª) Como professor(a), participa ou participou da elaboração do Projeto Político Pedagógico da sua escola? Qual foi sua atuação?

Resposta: Sim. A minha participação na construção do PPP é refletindo e decidindo um rumo para as ações da escola de forma coletiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (104.2 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com