TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO LIXO

Ensaios: PROJETO LIXO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  891 Palavras (4 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 4

SEPARAÇÃO DO LIXO NA ESCOLA

SEPARAÇÃO DO LIXO NA ESCOLA

Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Economia e responsabilidade socioambiental.

Orientador: Prof: Valquiria Gasparotte

1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

1.1 - Título: Separação do Lixo na Escola

1.2 - Local: Escola de Educação Básica La Salle

1.3 - Município: Serra Alta – SC

1.4 - Público alvo: Alunos da 1ª série do Ensino Médio

1.5 - Responsável pela elaboração e execução do projeto: Acadêmica do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental.

1.6 - Inicio do projeto: Fevereiro/2010 e término do projeto: Junho/2010

2. APRESENTAÇÃO

Com este projeto pretende-se estimular a mudança da prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação a coleta e reciclagem de lixo.

Com esse intuito, o projeto será aplicado no período de fevereiro/2010 à junho/2010, na Escola de Educação Básica La Salle, com os alunos da 1ª série do Ensino Médio, com a supervisão feita pelo Professor de Biologia.

Espera-se com esse projeto, manter a organização e a preservação da escola e fazer com que os alunos estimulem e repassem aos demais, que lugar de lixo é no lixeiro, e que aprendam a fazer a separação do mesmo, assim deixando a escola sempre limpa e com um ambiente agradável.

3. JUSTIFICATIVA

Quando se fala em lixo, já nos vem a cabeça, sujeira, imundice e ainda outras coisas inúteis e sem valor. Por isso da implantação desse projeto, pois a coleta seletiva de lixo pode ser um eficiente instrumento pedagógico multi e interdisciplinar para a obtenção de novas posturas e mentalidades de nossa espécie com o planeta.

Assim, podemos dizer que a coleta seletiva e a reciclagem do lixo é antiga e que a atual propaganda e divulgação de sua prática está ligada a interesses públicos e privado e, também, à nova consciência sobre as questões ambientais. De uma prática artesanal dos antigos ambulantes, hoje ela faz parte de programas governamentais, como bandeira de luta da ecologia. (SCARLATO; PONTIN. 1998, p. 58)

A importância desse projeto justifica-se pela atitude que os alunos estão tendo com o lixo da escola.

Para colocar esse tipo de ação em prática depende-se basicamente da conscientização de cada aluno para que tudo isso não fique só no papel, mas que levem também essa ação para suas casas e sua comunidade.

Ensino e educação ambiental são atualmente duas áreas ligadas não só às escolas mas também a instituições como empresas, igrejas, associações de bairros e clubes, etc. , que estão sempre elaborando cursos e campanhas sobre ecologia. É igualmente comum que as escolas tenham programas e atividades extra-classes visando ao ensino da matéria. (SCARLATO; PONTIN. 1998, p.109)

A escola, como instituição voltada à produção do saber crítico, que deve refletir e agir no sentido de mobilizar as pessoas em prol do ambiente. Hoje, mais do que nunca, professor e escola devem incluir no interior de seus programas temas ligados à crise ambiental.

4. OBJETIVO GERAL

• Separação do lixo na Escola, para que assim o aluno aprenda na escola e passe a fazer isso em outros locais também.

5. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Preservar o ambiente em que vivemos;

• Reconhecer a importância da reciclagem do lixo e conhecer formas de participação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com