TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Sobre A Copa Do MUndo

Ensaios: Projeto Sobre A Copa Do MUndo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2014  •  596 Palavras (3 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 3

Prefeitura Municipal de Angra dos Reis

Projeto de Trabalho: “SOMOS UMA ESCOLA, UMA NAÇÂO, CINCO ESTRELAS NO CORAÇÃO”!

Introdução

Vivemos um momento histórico em nosso país, a Copa do Mundo será aqui, em nossa casa! A mídia não fala outra coisa, são inúmeras propagandas nos diversos meios de comunicação. O comércio, as ruas, as casas e as pessoas se enfeitam com as cores verde e amarela. As músicas entoam no coração de cada brasileiro, literalmente o país para e não se fala em outra coisa.

E a escola neste contexto, como se posiciona? As discussões e comentários também chegam ao cotidiano escolar, facilitando que, esse grande evento esportivo seja um fator motivador de aprendizagem. As possibilidades são inúmeras! Assim, visando um trabalho interdisciplinar, nossa escola terá suas ações em “um só ritmo”, através de um projeto de trabalho intitulado: “Somos uma escola, uma nação, cinco estrelas no coração”.

Justificativa

Não há como se afastar do cotidiano do alunado quando se pensa em uma aprendizagem significativa. Atualidades devem permear, sempre que possível, o trabalho em sala de aula. O potencial cultural, social e econômico pelo qual o Brasil passa, por ser sede do mundial, faz com que crianças e jovens recebam diversas informações que, na escola, se tornam úteis na construção de novos saberes. Ora, mais que um tema transversal que abarca várias disciplinas escolares, a Copa aproxima o cotidiano, que estará em todos os meios de comunicação ao estúdio teórico, muitas das vezes, distante do aluno, que sem motivação e com conhecimentos estanques, não sabem porque e para que estudam determinados conteúdos.

Para Ausubel (1976) se o conteúdo não for significativo para o aluno, será armazenado de maneira isolada, podendo esquecê-lo em seguida, ocorrendo apenas aprendizagem mecânica. Entendemos nossa missão enquanto educadores e, enquanto escola, buscar com esse fazer, um trabalho coletivo, onde toda a comunidade escolar esteja envolvida em uma prática pedagógica significativa.

Objetivo Geral

Compreender e valorizar a Copa do Mundo, como um evento esportivo de âmbito mundial, nos aspectos sócio, político e econômico, visando à integração das diversas áreas do conhecimento.

Objetivos Específicos

- 1º anos:

- 2º anos:

- 3º anos:

- 4º anos:

- 5º anos:

Estratégias

Músicas, reportagens, pesquisas, artes, pintura, etc.

Conteúdos Propostos

- Língua Portuguesa: produção textual, ampliação do vocabulário, letras maiúsculas e minúsculas, ortografia, concordância verbal, substantivos pátrios, adjetivos, pontuação, estrutura de texto, pronomes, sinônimos e antônimos, etc.

- Matemática: tabelas, gráficos, situações problemas, numerais ordinais, fracionários, adição, subtração, sistema monetário brasileiro e de outros países, unidades de medida, formas geométricas, etc.

- Ciências: alimentação, água, corpo humano, doenças, drogas, meio ambiente, animais em extinção, etc.

- História e Geografia: Símbolos Nacionais,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com