TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pré-projeto de Atividade-Ensino Aprendizagem sobre “Segurança, Hotelaria, Aeroportos e Distribuição de Ingressos” durante a Copa do Mundo da FIFA de 2014 que acontecerá no Brasil

Pesquisas Acadêmicas: Pré-projeto de Atividade-Ensino Aprendizagem sobre “Segurança, Hotelaria, Aeroportos e Distribuição de Ingressos” durante a Copa do Mundo da FIFA de 2014 que acontecerá no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  5.433 Palavras (22 Páginas)  •  488 Visualizações

Página 1 de 22

1. APRESENTAÇÃO

Pré-projeto de Atividade-Ensino Aprendizagem sobre “Segurança, Hotelaria, Aeroportos e Distribuição de Ingressos” durante a Copa do Mundo da FIFA de 2014 que acontecerá no Brasil.

O Brasil sediará um dos maiores eventos esportivos do planeta no próximo ano. A Copa do Mundo da FIFA é a disputa entre as melhores seleções do mundo que mobiliza milhões de pessoas, de todas as culturas, credos e raças, reduzindo diferenças.

Para esta vigésima edição, o país não necessita simplesmente de cumprir as exigências da organização e fazer seu papel de país sede, mas sim de superara as inúmeras indefinições e situações que fazem parte do cotidiano do brasileiro que impedem, ou ao menos, distanciam o Brasil a recepcionar o turista que vem para assistir aos jogos.

Dá-se muita atenção à construção de estádios onde ocorrerão as partidas, mas as doze cidades sedes desses jogos possuem limitações de mobilidade urbana, segurança, hospedagem, portos e aeroportos, infraestrutura, atendimento em área de saúde, e outros pontos que são divulgados amplamente pelas mídias e discutidos por especialistas.

Estima-se que o evento agregará 183 bilhões de reais ao PIB nacional e mobilizará 33 bilhões de reais em investimento em infraestrutura, com destaque para a área de transportes e sistemas viários. Aproximadamente 3,7 bilhões de turistas, brasileiros e estrangeiros, deverão gerar, durante o evento, R$ 9,4 bilhões e 700 mil empregos permanentes e temporários serão criados.

Entretanto, enquanto uma vertente é a questão do que se ganha com a realização da Copa do Mundo no Brasil, a outra é a preocupação com o que acontecerá com o país no pós-Copa. Todo o ciclo de planejamento para o evento envolve o investimento necessário para acolher o evento, e quanto ao levantamento dos custos-benefícios que perdurarão quando o mundial acabar.

CONHECENDO A EMPRESA

A 14 Bis Consultoria atua no mercado empresarial há cerca de três anos, aliando conhecimento teórico e empírico para proporcionar excelência para os clientes.

A escolha do nome deve-se ao fato de ter 14 colaboradores, onde todos estão integrados com o objetivo da empresa, que é alavancar a organização para a qual prestaremos consultoria.

Durante a pesquisa de campo foi observado que as empresas necessitam de se conhecer melhor e conhecer o mercado em que atuam, pois muitas são criadas sem nenhuma base, e sem isso não se obtém o sucesso almejado.

Visão

Ter o maior reconhecimento no mercado de consultoria empresarial, sendo então a mais requisitada no país, com, no mínimo, uma filial em cada região.

Missão

Atender, de forma responsável, às necessidades e desejos de seus clientes, fazendo com que eles otimizem sua atuação no mercado, agregando valor ao seu negócio.

Valores

Excelência, Comprometimento, Responsabilidade, Ética, sustentabilidade, Inovação.

2. OBJETO

Trazer uma visão global sobre os pontos “Segurança, Hotelaria, Aeroportos e Distribuição de Ingressos” abordados dentro do aspecto do evento esportivo, levantando questões sobre o impacto no país.

3. ORGANOGRAMA

4. PROBLEMÁTICA

O volume de investimento para abrigar jogos mundiais nos setores de “Segurança, Hotelaria, Aeroportos e Distribuição de Ingressos” é suficiente?

Quais são as alternativas para as dificuldades encontradas nos setores pontuados?

Existe um planejamento pós-Copa? Toda essa infraestrutura será utilizada pela população residente nas cidades sedes?

5. HOTELARIA

O governo brasileiro visando dar maior comodidade aos turistas que chegarão ao país irá investir cerca de 1,57 bilhões de reais no ramo hoteleiro, em virtude de satisfazer turistas. O programa do BNDES liberou cerca de 1,57 bilhões, em prol disto em 4 meses já foi gasto 903,5 milhões que ressalta 57,54% do valor total, isto gerará emprego visando que o governo pretende capacitar (CAPACICOPA). A população para que a receptividade possa ser favorável.

O Brasil após a copa do mundo será bastante visitado, isso vai acarretar em um crescimento populacional e no turismo. Com base em pesquisas, haverá um crescimento em 7% na população e 12% em turismo.

Abordando os pontos positivos sobre a hotelaria é possível perceber que está crescendo bastante em virtude da copa. O BNDES está com um projeto de financiamento de mais de 1 bilhão para os hotéis, tendo mais facilidades para a efetivação dos empréstimos e taxas baixíssimas de 6,9% a 7,8% ao ano, mais taxa de risco de credito. O prazo de quitação é de longo prazo, deixando de ser de 8 anos para 18 anos. Podemos citar os três pontos turistas que ainda necessitam de leitos que são Brasília com a falta de 10 mil leitos, Belo Horizonte com 5 mil e Rio de Janeiro com 52,7 mil. Em virtude deste evento o ramo hoteleiro está com planos para o aumento populacional, tendo uma visão de crescimento prevista para 60% dos outros a serem restituídos com este evento.

Entretanto, há também pontos negativos onde percebe-se que no ramo da hotelaria existem dois extremos, as cidades a todo vapor para a construção de novos hotéis, como Rio de Janeiro e São Paulo onde o fluxo de turistas são maiores; e as cidades menos conhecidas que não estão se movendo para atrair novos turistas por serem cidades menos visitadas e não valorizadas. O ramo hoteleiro está sendo escasso e preocupante, pois em virtude de não possuir uma demanda exata de turistas a participar deste evento, é possível que se deixe a desejar com a falta de leitos ou até mesmo com o excesso do mesmo, não sabendo ao certo.

Por fim, há o pós-copa, onde a ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis) não consegue determinar o que será dos hotéis depois da copa, se irá obter o mesmo lucro ou equivalente, podendo o Brasil atrair turistas após a copa, ou a demanda não será o suficiente para arcar com os débitos ficando assim o prejuízo.

6.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.9 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com