TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Vôlei

Trabalho Escolar: Projeto Vôlei. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2013  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  2.013 Visualizações

Página 1 de 2

Projeto

Vôlei

Ciclo: 3º

Apresentação

O esporte inserido como prática pedagógica pode proporcionar aos alunos a interação social, o lazer, o prazer e fazer com que os alunos se sintam mais motivados a extrair lições daquilo que observam ou vivenciam, tendo assim mais participação dentro da escola. Dentre todos os esportes trabalhados na escola, o voleibol não é só mais um esporte, ele apresenta consideráveis vantagens, pois através dele podemos melhorar as relações sociais em geral e entre os alunos e desenvolver várias capacidades físicas, como: coordenação motora e velocidade e agilidade.

O Voleibol é um esporte executado em uma quadra com duas equipes separadas por uma rede, e seu objetivo é colocar a bola no chão da equipe adversária, por isso é necessário rebatê-la usando o corpo, principalmente os membros superiores. Isso leva a compreender que as principais habilidades utilizadas nesse esporte são: saltar, correr, lançar e rebater. Ou seja: para chegar à bola é preciso correr; para cortar a bola durante um ataque é preciso saltar; para colocar a bola em jogo (sacar) é preciso lançar; e para devolver a bola à quadra adversária é preciso rebater. Mas outras habilidades são específicas desse esporte e devem ser desenvolvidas pelo professor: bloqueio, saque, manchete e toques. Por isso na oficina em questão será trabalhado técnicas do voleibol, tendo em vista a necessidade da criação de um ambiente motivante e competitivo entre os alunos.

Justificativa

Atualmente, o vôlei é bastante praticado em escolas, e em outros ambientes, sendo o segundo esporte mais praticado no país, o que mostra uma popularidade considerável desse esporte. Sendo assim a oferta dessa modalidade no programa segundo tempo se justifica no sentido de reforçar essa preferência nacional brasileira visando o incentivo a prática esportiva por meio do desenvolvimento de coordenação motora, reflexo liderança, cooperação e outras a habilidades, bem como também proporcionando treinamento para que os alunos possam ter desempenhos satisfatórios ao participarem de atividades esportivas.

Objetivo

-Proporcionar aos alunos a participação e envolvimento com a prática de atividades físicas;

-Desenvolver no ambiente escolar a cooperação, a saúde, o jogo limpo, cidadania e solidariedade;

-Executar satisfatoriamente os elementos técnicos do vôlei tais como o saque, manchete, toque e cortada;

-Motivar para a prática esportiva;

-Desenvolver a competitividade e liderança nos alunos;

Desenvolvimento

O vôlei na oficina será desenvolvido na forma de jogos e treinamento técnico, bem como também juntando o jogo e a técnica, de maneira a sempre aguçar a competitividade e a cooperação entre os alunos visando a motivação dos mesmos. Os aspectos trabalhados serão:

-Toque

-Saque

-Manchete

-Cortadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com