TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Coleção A Bahia Colorida de Pierre Verger

Por:   •  14/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.046 Palavras (9 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

Esse trabalho foi baseado num longo processo de pesquisa pautado na leitura dos sinais do cenário atual e nas referências pessoais da autora, procurando sempre comunicar esses dois mundos com um produto final consistente com as expectativas do público alvo. Mais do que um processo autoral e isolado, uma coleção deve ser contextualizada e adequada ao cenário atual, e essa foi a maior preocupação desse trabalho.

OBJETIVO

O trabalho tem como objetivo apresentar essa coleção de forma consistente e pautada nos estudos feitos intercalando expectativas do mercado com os produtos desenvolvidos e seus conceitos.

CENÁRIO DE MUNDO

Atualmente, diante de tantos aspectos preocupantes como guerras, aquecimento global, crise econômica e pobreza, o homem têm procurado resgatar valores antes sacrificados para dar lugar à modernidade, mas que hoje têm sua importância exaltada. Espiritualidade, boa alimentação, exercícios físicos, fortalecimento das relações e conhecimento têm sido prioridades em meio a um cenário que retrata justamente o oposto disso tudo. O antagonismo entre o cenário externo e esses diálogos internos será um dos aspectos dessa coleção. A intenção será trazer uma dinâmica menos conflitante entre esses dois mundos, trazendo uma possibilidade de convivência mais harmoniosa.

As tendências de consumo atuais têm fortalecido a idéia de adquirir não apenas um bem / produto com um intuito prático, mas de descobrir novas sensações em cada um deles. Esse “consumo de vivências” têm demandado dos produtos ofertados mais customização, em oposição à produção de massa do século passado. Cosméticos e tratamentos estéticos – no lugar de intervenções cirúrgicas – viagens a lugares de culturas diferentes, cursos em áreas não necessariamente ligadas à opção profissional, alimentos com mais benefícios à saúde, tudo isso reforça a demanda por produtos com a idéia de “feito para mim”. Por conta disso a coleção reforçará a identidade local do público baiano.  O anexo 1 traz imagens desse cenário de mundo.

REDE DE SINAIS

Enquanto a realidade nos remete a coisas negativas como guerras, crise e aquecimento global, é preciso lembrar que os comportamentos emergentes são extremamente virtuosos e apontam para uma nova direção. É preciso que todos os produtos desenvolvidos, não só de moda, tenham esse foco para suprir as expectativas dos consumidores que esperam produtos que reforcem esses comportamentos.

Espiritualidade, tolerância, empatia, humanização e responsabilização estão estreitando as relações depois de anos de banalização e afirmação da independência. Hoje já é bastante claro que há correlação entre todos e tudo e deseja-se nutrir relações mais saudáveis para amparar um futuro possível para a humanidade. O anexo 2 traz esse gráfico de rede de sinais.

PÚBLICO ALVO

O público alvo contempla mulheres que têm como maior característica a não adoção de rótulos impostos pela sociedade. Não que sejam declaradamente transgressoras, mas inteligentes o suficiente para escolher quais papéis adotará para a sua vida. Elas buscam, acima de tudo, qualidade de vida e reconhecem que esse é um conceito pessoal e subjetivo. Apreciam, portanto, pessoas de diferentes raças, opções sexuais, níveis econômicos, opções religiosas e referências culturais e buscam sempre enriquecimento pessoal em todas as relações que estabelece, seja com as pessoas ao seu redor ou com os produtos que consome. Para esse trabalho, foi feito um recorte, dentro desse universo, de mulheres entre 25 e 45 anos, residentes em Salvador, pertencentes às classes A e B.

De forma resumida, algumas características ajudam a identificar melhor esse público:

  • Preferem ficar em casa e receber pessoas com aconchego e charme;
  • Novidades aliadas à saúde e ao bem-estar atraem a sua atenção: tratamentos cosméticos no lugar de cirurgias estéticas, dietas com foco nas propriedades dos alimentos, atividades físicas que auxiliem a funcionalidade do corpo;
  • Tecnologia – ferramenta para facilitar a vida sem criar dependência;
  • Profissional de sucesso – além de remuneração e status;
  • Espiritualidade – despreza regras e adota princípios de várias religiões;
  • Resiliência – não precisa ser/fazer tudo nem almeja a perfeição;
  • Responsabilidade – sente-se co-responsável por tudo mas não é unicamente responsável  por nada além de si própria;
  • Preconceito – prefere não julgar, mas adora emitir opiniões;
  • Se relaciona com pessoas de referências diferentes das suas.

Já com relação aos comportamentos de consumo:

  • Veste-se para satisfazer às suas vontades de representar;
  • Não copia tendências, mas se desejar irá  adaptá-las de forma a reforçar a imagem que tem de si própria e/ou a imagem que deseja que os outros tenham dela;
  • Espera dos seus fornecedores - qualquer que seja -  o mesmo cuidado que tem com ela mesma;
  • Antes era fiel à qualidade do produto, hoje é fiel à experiência atrelada ao produto (pré e pós venda);
  • Confia mais no testemunho de pessoas próximas do que em papo de vendedor;
  • Independente da classe econômica à qual pertença, aprecia compras que agreguem mais por um custo menor. São os “achados”;
  • Itens secundários tais como embalagem, cheiro ou até um bom atendimento podem ser decisivos na hora da compra;
  • Se não achar exatamente o que quer, não compra, mas não volta pra casa sem ter vivenciado alguma experiência.

O anexo 3 traz um painel com imagens que refletem o perfil do público alvo.

SEGMENTO DE PRODUTO

O segmento é de moda feminina para mulheres de 25 a 45 anos sem nenhuma característica específica (não são peças de tamanhos/necessidades especiais). Lembrando o quanto o público local sofre com as poucas opções de moda executiva, essa será responsável pela metade da coleção, enquanto a outra será destinada à moda casual e à moda noite.

TEMA

Pierre Verger traz em seu trabalho a fotografia espontânea que, dentre tantas localidades registradas, mostra a Bahia em seus anos de glória. Juntamente com Caymmi, Carybé e Amado, exaltou essa terra e hoje seus registros têm uma relevância especial diante do resgate de valores após décadas de comportamentos massificados. Nascido em Paris em 1902, viajou o mundo abandonando sua criação burguesa e abraçando culturas completamente diferentes da sua. Foi uma pessoa à frente do seu tempo, responsável por mostrar ao mundo locais completamente esquecidos e inexplorados. Nesse trabalho ele foi não apenas uma inspiração, mas o tema de toda coleção uma vez que seu trabalho resgata nos dias de hoje uma referência mais humana da Bahia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (89.2 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com