TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Injurias Raciais No Futebol Brasileiro

Por:   •  24/9/2020  •  Projeto de pesquisa  •  2.895 Palavras (12 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 12

DANIELA RICARDO MARIANO DA COSTA RA 8091151

LUAN CARLOS REIS DOS SANTOS RA 8094333

MATEUS RIBEIRO RA 8087695

Licenciatura em Educação Física

O Preconceito com Negros e suas impunidades no futebol brasileiro

Tutor: Prof. Alex Fabrício Borges

CLARETIANO - Centro Universitário

 POLO DE SÃO CARLOS

2020

Resumo do Artigo

O racismo no futebol Brasileiro tem início nos anos 20, já havia racismo, mas quando jogadores negros começaram a jogar no Clube de regatas Vasco da Gama, o racismo ficou mais evidente, já que algumas pessoas se mostraram insatisfeitos com o Clube, já que o havia colocados alguns jogadores negros em sua equipe. Depois da iniciativa do Vasco outros clubes tiveram a mesma iniciativa, principalmente clubes do rio de janeiro. O preconceito com negros e suas impunidades no futebol brasileiro, onde relata o início e a situação atual do racismo no esporte. Tratando do porcentual dos casos no futebol de 2014 a 2019 houve um grande aumento de injurias racial de 59 casos só no ano 2019, de acordo com (Observatório da Discriminação Racial no Futebol, Rafael Oliveira, do O Globo), Só no ano de 2019 são 14 casos registrados. Mas, na grande maioria das vezes, os acontecimentos não chegam aos tribunais desportivos.  Ao se examinarem alguns dados sobre o preconceito no futebol brasileiro, vemos a evolução de casos há todos os anos que se passam, mas há uma concentração no Rio Grande do Sul de casos de racismo ou preconceito, segundo os números dos Relatórios Anuais do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, desde que teve o início dos levantamentos, em 2014, o estado apenas em um ano o de (2016) não liderou em número de casos desde então. Havia uma larga diferença para os demais estados além de estarem na frente. Em uma partida entre Bahia e Fluminense os dois técnicos dos respectivos times vem a campo com camisas com uma campanha com a seguinte frase “Chega de preconceito” promovido pelo Observatório Racial do Futebol, em partida realizada em 11 de outubro de 2019. Os episódios mostram que o esporte mais praticado no país é o reflexo da sociedade, e que muito ainda precisa ser feito para que casos como esses deixem de acontecer. Apesar de racismo ser um crime previsto em lei, não há nenhuma sanção aplicada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ou por outras federações que organizam as competições nacionais para evitar a recorrência desses atos. Há mais casos noticiados do que julgados, mesmo com tantas denúncias, depois da dificuldade de fazer a denúncia chegar ao STJD, as punições muitas vezes não acontecem por que o ato criminoso é cometido por uma pessoa ou por um grupo pequeno que não pode ser identificado muitas vezes, então assim o clube dificilmente é punido pelo tribunal de justiça.

Palavras chaves: Racismo, Futebol, Jogador.

Introdução

O objetivo principal desse estudo e mostra para nosso leitor a importância da conscientização sobre as injurias raciais, é uma situação lamentável que não poderia esta acontecendo em pleno século XXI em nossos estádios de futebol Brasileiros.

O artigo aborda o tema, o preconceito com negros e suas impunidades no futebol brasileiro, onde relata o inicio e a situação atual do racismo no esporte.

Tratando do porcentual dos casos no futebol de 2014 a 2019 houve um grande aumento de injurias racial de 59 casos só no ano 2019, de acordo com (Observatório da Discriminação Racial no Futebol, Rafael Oliveira, do O Globo).

Vemos no artigo acima que nem todos os casos são resolvidos, e nem sempre quem pratica tais injurias são punidos. Só no ano de 2019 são 14 casos registrados. Mas, na grande maioria das vezes, os acontecimentos não chegam aos tribunais desportivos. "(Para o caso ser julgado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), é necessária uma denúncia por parte da Procuradoria, o que às vezes não acontece”, explica o advogado especialista em direito esportivo Luiz Marcondes, publicado por Andrei KAMPFF UOL).

Atualmente, diversos são os casos de injúria racial cometidos por torcedores em rede sociais de atletas e, inclusive, de atletas para outros atletas no esporte. As ofensas raciais causam um verdadeiro colapso na sociedade e sem o devido combate, propiciam que novos casos aconteçam no cenário esportivo diz (Bruno Meneses Alves Faria e Douglas SANGUINETE Ribeiro em migalhas 2019).

Esse estudo e importante para compreendermos a luta que esta travada desde século passado ao século XXI pela igualdade social, já vimos que injúria racial no futebol esta em uma evolução grave, que precisa acabar, para que essa violência não fuja do controle e não degrade nosso futebol no qual o Brasil é um exemplo incomparável no mundo todo.

METODOLOGIA

Esse projeto utilize-se o método descritivo, com relatos históricos que aconteceram no nosso futebol brasileiro. E tem papel fundamental no decorrer da história, com sua importância muito grande. Com uma abordagem ligada ao Vasco da gama, que tem ligação mais que importante para inclusão do negro no esporte.

ALVES, C. e DE CASTRO E.

Temporada 2019 bate recordes de casos de racismo no futebol brasileiro. Globo esporte. Disponível em>https://globoesporte.globo.com/pe/futebol/noticia/temporada-de-2019-registra-recorde-de-casos-de-racismo-no-futebol-brasileiro.ghtm> Acesso dia 13 de março de 2020

 A temporada de 2019 foi a que mais teve casos de racismo no futebol brasileiro, a recorde até então 19 casos, De acordo com o Observatório da Discriminação Racial no Futebol, houve um crescimento de 27,2% em relação a 2018, registrando 56 ocorrências de injúria racial em 2019. No Brasil, os 56 casos registrados são, inclusive, um reflexo do panorama exposto no levantamento realizado pelo GloboEsporte.com, em que 48,1% dos técnicos e atletas negros das Séries A, B e C do Brasileiro afirmaram ter sido vítimas no racismo ao longo da carreira. Ainda de acordo com o relato dos jogadores, há casos de injúrias raciais em 14 estados, espalhados pelas cinco regiões do país. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)   pdf (464.7 Kb)   docx (993.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com