TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Treinamento e Desenvolvimento “Transformando equipes de gestores em líderes natos”

Por:   •  5/4/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.355 Palavras (10 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 10

Projeto de Treinamento e Desenvolvimento

“Transformando equipes de gestores em líderes natos”

Consultoria Externa e Autônoma: Jacques Clouseau

Empresa: 

MAGA International Machines

PROGRAMA DE TREINAMENTO

Apostila

Apresentação dos currículos

Apresentação da consultoria e de seus objetivos aos participantes do processo de treinamento.

Dinâmica em grupo: Conhecendo o perfil de Liderança

“Amigos, Amigos: Liderança à parte”

Para aguçar o espírito motivador e opinativo de cada gestor, o uso de dinâmicas é sempre bem-vindo. Com uma abordagem simples, porém direta, a dinâmica “Amigos, Amigos: Liderança à parte” oferece à equipe uma oportunidade de avaliar o perfil de liderança de cada um de seus colegas através de questões variadas sobre o tema, de forma anônima. As perguntas são as mesmas para todos os colaboradores, mas cada folha vem determinada com o nome de um gestor diferente.

Aula: Ferramentas Coaching para o auto desenvolvimento e para o desenvolvimento da equipe

- Texto explicativo sobre as vantagens do uso de ferramentas Coaching para o auto desenvolvimento e para o desenvolvimento da equipe.

Com a evolução dos processos de gestão empresarial, no final dos anos 90, começou-se a valorizar a figura do Líder, em detrimento a do tradicional chefe. Hoje, essa característica não é mais tida como um diferencial, mas sim, como algo necessário para o sucesso de um bom profissional nessa posição. A nova tendência em gestão, portanto, é a prática do Coaching. 

Pensando nas práticas que envolvem essa filosofia de gestão, sem ficarmos presos à nomenclatura, podemos ilustrar o papel do coach lembrando os filósofos gregos. Aristóteles, por exemplo, guiou Alexandre – O Grande, que aprendeu a buscar novas formas de enxergar a vida e estabeleceu mudanças de comportamento que o permitiram alcançar as glórias eternizadas pela História. 

Nos Estados Unidos, batizou-se a pessoa que atua de forma semelhante a de Aristóteles como “Coach”. Essa prática é considerada como uma consolidação em gestão empresarial e não apenas como um simples modismo.Em 2007, estudos da revista americana Fortune revelaram investimentos somados em U$ 8 bilhões nas práticas de coaching durante o ano. Para quem acha isso um valor muito alto, vale ressaltar o retorno obtido pelas empresas: 529% em relação ao montante investido. 

O grande diferencial de um profissional que tem o perfil de ser um Coach é a sua capacidade de formular perguntas e estimular as pessoas a encontrarem as respostas por conta própria. Ao contrário dos antigos chefes paternalistas, que têm espaço reservado em empresas que ainda atuam dentro da cultura que valoriza fortemente a hierarquia e a verticalização do seu quadro de funcionários, o novo gestor é aquele que trabalha com base na liderança influente com foco em resultados, estabelece metas estratégicas em conjunto com a equipe, apóia o desenvolvimento contínuo dos seus liderados e fornece feedback constantemente. 

O papel do Coach é, principalmente, o de estimular as pessoas a obterem melhores resultados durante os processos que levam ao desenvolvimento de suas competências pessoais e profissionais. Por meio de dinâmicas de grupos, análises individuais e atividades especialmente planejadas é possível criar ambientes que permitem o auto-desenvolvimento, a auto-motivação, a auto-liderança, a criação de planos de ação e, dessa maneira, as possibilidades de crescimento. 

Analisando, por exemplo, a questão do crescimento da expectativa de vida, surge uma grande interrogação: o que fazer com todo esse tempo para o qual ainda não havíamos nos programado? Digamos que um indivíduo tenha se graduado, feito uma pós e terminado o seu MBA por volta de 32 anos de idade. Será que este deseja exercer a mesma função nos próximos 60 anos em que estará fortemente ativo? O coaching de vida, nesse caso, é uma ótima alternativa para que as pessoas aprendam a buscar novas formas de viver, sempre alinhado aos seus valores e às suas metas. O importante é realmente buscar o verdadeiro sentido de sua existência e fazer o possível para concretizar seus ideais. 

Muitas pessoas ainda se perguntam se os benefícios trazidos por um Coach ultrapassam a esfera do crescimento pessoal e a resposta para isso é simples: sim. A elaboração de planos de ação representa constantemente esse espaço. Quantas vezes você já se viu em meio a um projeto e percebeu que, mesmo com a presença de um bom líder, as tarefas não eram planejadas? Essa deficiência, muito comum nas empresas nacionais, pode ser trabalhada durante o processo de coaching. 

Outros pontos importantes podem ser trabalhados, como questões comportamentais e processos de trabalho em equipe. A elaboração de estratégias e a definição de metas concretas encaixam-se nesse mérito, oferecendo condições para avaliações mais concretas. A Inteligência Emocional, que cada vez mais tem o papel de diferenciar os profissionais, é outro ponto muito interessante e que merece ser trabalhado nas empresas. 

Para obter bons resultados através do Coaching de Equipe, é importante fazer um mapeamento da situação em que a empresa se encontra. Isso irá permitir identificar os pontos fracos, fortes e, por contar com a participação direta dos membros que a compõe, torna-se possível que o grupo se conscientize do que está bom e daquilo que precisa ser melhorado. Fazer com que os indivíduos percebam sua realidade e tomem a postura de promover mudanças por contra própria é o uma meta a ser atingida pelo Coach. 

Palestra: O Comportamento Humano e seu uso para liderar com assertividade

Palestrante: Carlos Aberto de Faria

Sob a direção do renomado palestrante Carlos Alberto de Faria, a apresentação do tema “O Comportamento Humano e seu uso para liderar com assertividade” aborda os mais diversos tipos de comportamento, principalmente o de assertividade, e suas aplicabilidades no meio social e empresarial. A liderança e sua ligação com o gestor assertivo são tratadas, aqui, de forma clara e objetiva, ressaltando a importância da junção de ambas para o sucesso em uma organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (220 Kb)   docx (947.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com