TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de investimento

Tese: Projeto de investimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  Tese  •  2.882 Palavras (12 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 12

Para tanto, foram feitas pesquisas para comparação de preços em algumas empresas que venham a ser concorrentes na região. Análise de Investimentos

atividades práticas supervisionadas

Projeto de Investimento

Introdução

A geração de riqueza é a base dos motivos que levam pessoas a realizarem investimentos, buscando um retorno lucrativo e sustentável.

Para que haja a criação de valor ou riqueza os retornos destes investimentos deverão ser superiores ao custo dos capitais neles empregados, fazendo com que os valores líquidos dos resultados sejam positivos, agregando riqueza para o investidor e para o próprio investimento. Embasado no pressuposto de que os investimentos são realizados visando criar valor para os investidores, demonstra-se que as avaliações realizadas capacitam o investidor a visualizar se os projetos que estejam à sua disposição são economicamente viáveis ou não, ou seja, se este irá agregar ou perder valor.

Tendo como oportunidade de aprendizagem, durante todo este projeto, buscou-se pesquisar e analisar os procedimentos para criação de uma empresa. Foram utilizadas, como fontes o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio as Empresas), dentre outras que serão citadas durante este.

Capítulo 1

A Docepel é uma empresa de pequeno porte, do segmento alimentício, e em especial o ramo de doces de Pelotas. Está situada em Pelotas, buscando atender um público de todas as idades e classes socioeconômicas, com um produto diferenciado e com o melhor Bem Casado da região.

O ramo de negócios escolhido tem como público alvo pessoas de todas as idades e várias classes socioeconômicas, moradoras da região de Pelotas e cidades próximas,além de turistas que visitam a cidade principalmente durante a Fenadoce.

A empresa investe em um bom atendimento, na higiene do ambiente e dos produtos e na qualidade dos mesmos. No entanto a empresa visa proporcionar uma mudança alimentar no hábito dos gaúchos, sempre inovando seus produtos para atender aos diferentes tipos de consumidores, e se destacando no quesito doce, expandindo-se para todas as cidades gaúchas até o final do ano de 2014.

O sistema de qualidade dos produtos está associado ao baixo custo, evitando desperdícios e garantido a higiene de seus produtos e a saúde de seus consumidores.

A empresa investe em produtos feitos com a máxima eficiência e qualidade.

É fornecido aos funcionários treinamento e roupas adequadas estabelecendo os critérios e normas da vigilância sanitária. Sendo os alimentos preparados em local separado do ponto de venda e distribuição.

A empresa por ser de pequeno porte ainda não apresenta o certificado de qualidade ISSO, exigido pelo mercado, mas garante segurança e qualidade dos produtos oferecidos ao consumidor.

De Acordo com Churchill (2000), Marketing é “a visão de que uma organização deve procurar satisfazer as necessidades e os desejos dos seus clientes como modo de alcançar os objetivos da organização”. Nesse sentido a Docepel busca atender seus clientes com produtos nutritivos, buscando sempre a inovação de seus produtos e serviços para melhor satisfação dos mesmos.

A empresa Docepel terá como diferencial competitivo o bom atendimento aos clientes, a garantia da qualidade e higiene de seus produtos. Além disso, estarão sendo atendidas as necessidades dos clientes em casos de eventos como festas, coffee breaks, aniversários e outros tipos de eventos.

Com o objetivo de entrar no mercado de doces, a Docepel estará fixando em seus produtos, preços populares para atrair o consumidor inicialmente, e logo após expandindo a demanda de seus produtos e com isso atendendo grande parte da população.

A organização tem um serviço de pós-venda, onde os clientes poderão avaliar os serviços da mesma, fazendo suas críticas, observações e elogios colaborando para o desenvolvimento e crescimento desta, garantindo a fidelização dos clientes.

A seguir daremos uma breve descrição da história do doce que será produzido e comercializado pela empresa, e também sobre a fabricação de doces em Pelotas e no Brasil.

PELOTAS - Atualmente conhecida como a Capital Nacional do Doce, teve os primeiros doces introduzidos, aproximadamente na década de 1860, quando começa o período de apogeu do município. De 1860 a 1890 os investimentos dos charqueadores foram intensos em atividades de cunho cultural, que caracterizaram, durante anos Pelotas como a cidade mais aristocrática do RS. Os doces eram servidos nos intervalos dos saraus (festas com música) envolvidos em papéis de seda rendados e franjados. Sua produção era realizada de maneira caseira pelas mulheres e suas escravas. Como existiam rigorosas regras de etiqueta na época, muitas atividades não poderiam ser desenvolvidas ao ar livre; as mulheres passaram então a praticar hábitos caseiros, com reconhecido destaque na culinária, bordado, música e pintura. Este fato, portanto, contribuiu para a intensa produção e aprimoramento dos doces em Pelotas.

O açúcar utilizado nas mais variadas sobremesas, como os camafeus, bem-casados, fios de ovos, papos-de-anjo, ninhos e os pastéis de Santa Clara, era proveniente da região Nordeste do Brasil em troca do charque. Temerosas pela escassez deste ingrediente essencial, as escravas passaram a diminuir a quantidade de açúcar na produção dos doces, transformação a qual trouxe um diferencial que agradou muito ao paladar dos consumidores da época (Magalhães, Mário Osório: 2001).

BEM CASADO - Não se sabe muito bem ao certo a origem precisa do bem-casado, sabe-se que surgiu na Europa, provavelmente entre os séculos, XVIII e XX, onde os casamentos sofreram consideradas mudanças e transformações com o passar dos anos. É também possível que o doce ganhou sua forma atual, decorridos os anos, nos países europeus mesmo.

O bem-casado simboliza a união de um casal, e possui vários significados. É dito que o bem casado foi criado segundo o que diz a Bíblia, no livro de Gênesis, sobre quando Deus criou o homem e a mulher. Deus criou primeiro o homem, Adão, e depois a mulher, Eva, e ambos estão predestinados a se unirem e tornarem-se um só. Esta união de dois seres distintos que se unem em um é o que representa o bem-casado.

O bem-casado ganhou várias formas e recheios conforme foi se espalhando pelo mundo. Em Portugal, o doce se apresenta com uma camada de ovos moles no meio, mania lusitana, e ainda é presente no Rio de Janeiro onde a influência portuguesa é bem expressiva. Em São Paulo predomina o doce de leite claro ou o escuro. E outro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com