TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Projetos Industriais

Por:   •  30/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  704 Palavras (3 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 3

Projetos Industriais

O conjunto de fábricas, instalações, redes logísticas e armazéns industriais constituem os projetos industriais. Tais projetos industriais caracterizam-se como investimentos bastante usuais em empresas, bem como implicam em grandes volumes de recursos financeiros investidos.

Os projetos industriais englobam três fontes de preocupação relativamente a essa modalidade de investimento, quais sejam:

- Investimento em capital físico.

- Investimento em capital de giro.

- Custos e despesas industriais.

Ao final do projeto, esse investimento apresenta, ou não, um valor residual que normalmente é menor que o valor inicial investido, devido tanto à depreciação quanto à absolescência às quais as máquinas, equipamentos, ferramentas e instalações encontram-se expostos.

O investimento de capital de giro é realizado com o intuito de viabilizar o negócio. Para tanto, ao final do projeto, o valor investido em capital de giro retorna integralmente ao investidor.

Capital de giro é um recurso de rápida renovação que representa a liquidez da operação disponível para o negócio, organização ou outra entidade, incluindo entidades públicas. O capital de giro (CDG) é o recurso utilizado para sustentar as operações do dia a dia da empresa.

O volume de capital de giro utilizado por uma empresa depende de seu volume de venda política de crédito e do nível de estoque mantido. Quanto maior for seu valor, maior a necessidade de financiamento, seja com recursos próprios ou com recursos de terceiros.

As dificuldades relativas ao Capital de Giro são devidas aos seguintes fatores:

- Redução de vendas.

- Crescimento de inadimplência.

- Aumento das despesas financeiras.

- Aumento dos custos.

- Desperdícios de natureza operacional.

A necessidade de capital de giro tem uma grande importância pelo fato de fornecer informações das atividades operacionais, decisão tomada pela alta gerência e o modo de financiamento das aplicações de recursos.

A redução do ciclo de caixa significa receber mais cedo e pagar mais tarde. Entretanto, a redução do ciclo de caixa requer a adoção de medidas de natureza operacional, envolvendo o encurtamento dos prazos de estocagem, produção, operação e vendas. Todavia, capital de giro muito reduzido restringirá a capacidade de operações e de vendas da empresa. A necessidade de capital de giro pode ser estimada de dois modos:

- Com base no ciclo financeiro.

- Com utilização dos demonstrativos contábeis (balanço patrimonial).

O professor e pesquisador francês Michel Fleuriet introduziu, na década de 1970, um novo modelo e análise do capital de giro, o modelo Fleuriet. Esse modelo propõe uma nova classificação gerencial para as contas de ativo e passivo circulante, segundo sua natureza financeira ou operacional. O ativo (passivo) circulante se subdivide em ativo circulante cíclico (passivo circulante cíclico) e ativo circulante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (43.1 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com