TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projetos PMI

Projeto de pesquisa: Projetos PMI. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  9.081 Palavras (37 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 37

INTRODUÇÃO

Tem-se notado uma busca incessante das organizações no uso de métodos ágeis e melhores práticas de gerenciamento de projetos, uma metodologia de planejamento de projetos é uma abordagem estruturada empregada para guiar a equipe do projeto durante o seu desenvolvimento. A metodologia varia muito com relação à complexidade e o tipo de ferramentas que usa para atingir seus objetivos. Seu emprego adequado pode significar a diferença entre se concluir satisfatoriamente ou não um projeto. Isso é de especial importância quando se sabe que, de um modo geral, aproximadamente metade dos projetos falham em atingir seus objetivos, devido principalmente à complexidade das atividades envolvidas.

Diante desses fatores a PMI( Project Management Institute), deu inicio, formalmente, à acumulação e à codificação de conhecimentos relevantes, o que resultou no GUIA PMBOK , a necessidade de realizar esse empreendimento nasceu do compromisso de longo prazo do PMI de profissionalizar o gerenciamento de projetos.

PMI (PROJECTMANAGEMENTINSTITUTE)

Propósitos e atuação na área de Gestão de Projetos

PMI é uma entidade sem fins lucrativos que congrega os profissionais de áreas relacionas a Gerencia de Projetos ( Project Management). Foi fundado em 1969 nos EUA e hoje esta presente em todo o mundo, com escritórios em 13 estados. Sua missão é promover o profissionalismo e desenvolver o “ estado-da- arte” na gestão de projetos promovendo aos seus associados, serviços e produtos e estabelecendo a aceitação do gerenciamento de projetos como uma disciplina e uma profissão.

O PMI especificou um conjunto de procedimentos que visam padronizar a teoria associada a gerência de projetos. A teoria de gestão definida no PMI esta registrada em um documento chamado Project Management BodyOfKnowledge(PMBOK) .

PMI( Project Management Institute) formalmenteem 1981, deu inicio, à acumulação e à codificação de conhecimentos relevantes, o que resultou no GUIA PMBOK.

GUIA PMBOK

1-Conceito

O "Project Management BodyofKnowledge" é um termo inclusivo que descreve a soma do conhecimento dentro da profissão de gerenciamento de projetos. Este conjunto completo de conhecimentos inclui conhecimento de práticas tradicionais e comprovadas, as quais são amplamente aplicadas, bem como conhecimento de práticas avançadas e inovadoras que talvez tenham uso mais limitado. O conjunto completo de conhecimentos relacionados a gerenciamento de projetos é aquele que reside com os praticantes e os acadêmicos que o aplicam e o aprimoram.

PMBOK é um guia de orientação para os profissionais sobre o conhecimentoem gerenciamento de projetos, e trata-se de uma bibliografia de referência, cujo propósito, é identificar e descrever conceitos e práticas do gerenciamento, padronizando a terminologia e os processos utilizados.

O PMBOKsugere quais processos devem ser executados, nas áreasde escopo, tempo, custo, recursos humanos, comunicação, risco, aquisições equalidade, e também propõe um conjunto de processos para a junção dessas áreas.

O Guia PMBOKtem sido a principal fonte de informações para as empresas interessadas em melhorar os seus processos de gerenciamento. Identifica um conjunto de conhecimentos em gerenciamento de projetos que seria amplamente reconhecido como boa prática.

2- Finalidade

PMBOK, consiste na consolidação do conhecimentosna área de gestãode projetos, desenvolvido pelo Project Management Institute (PMI), uma organização internacional que reúne profissionais da área de gerência de projetos. O PMBOK,foi criado para gerenciar projetos de grande porte, apresentando os requisitosnecessários a serem empregados no planejamento e gerenciamento de forma satisfatória na maioria das empresas.

O PMBOK fornece um conjunto de conhecimentos reconhecidos como boa prática no gerenciamento de projetos. Não significando que um determinado projeto deve seguir a risca o Guia PMBOK, assim sendo, cabe a equipe de gerenciamento de projetos indicar o que é adequado a um projeto especifico.

GUIA PMBOK é a base para a profissionalização do gerenciamento de projetos. Foi elaborado de maneira a recomendar um subconjunto de conhecimentos, ao envez de descrever de forma completa todo o campo de conhecimento.

O principal objetivo do Guia PMBOKé identificar o subconjunto do Conjunto de conhecimentos em gerenciamento de projetos que é amplamente reconhecido como boa prática. “Identificar” significa fornecer uma visão geral, e não uma descrição completa. “Amplamente reconhecido” significa que o conhecimento e as práticas descritas são aplicáveis à maioria dos projetos na maior parte do tempo, e que existe um consenso geral em relação ao seu valor e sua utilidade. “Boa prática” significa que existe acordo geral de que a aplicação correta dessas habilidades, ferramentas e técnicas podem aumentar as chances de sucesso em uma ampla série de projetos diferentes. Uma boa prática não significa que o conhecimento descrito deverá ser sempre aplicado uniformemente em todos os projetos; a equipede gerenciamento de projetos é responsável por determinar o que é adequado para um projeto específico.

3- Características

Aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades de projeto afim de atender às demandas, sendo realizado por meio da integração dos seguintes processos: iniciação, planejamento, execução, monitoração e controle, e encerramento.

O Guia PMBOK está dividido em três seções:

• A estrutura do gerenciamento de projetos: define termos-chave do guia e aborda o ciclo de vida e organização de um projeto.

• A norma de gerenciamento de projetos de um projeto: específica oscinco grupos de gerenciamento de projetos necessários.

• As áreas de conhecimento em gerenciamento de projetos: organizaos 44 processos do grupo de gerenciamento de projetos em noveáreas de conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com