TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Temas E Propostas Atuais Da CEPAL Para O Brasil.

Dissertações: Temas E Propostas Atuais Da CEPAL Para O Brasil.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  514 Visualizações

Página 1 de 2

A instituição CEPAL é uma das cinco comissões econômicas regionais das Nações Unidas (ONU) que foi criada em 1948 para auxiliar a região latino-americana no desenvolvimento econômico. Para o Brasil a instituição CEPAL visa políticas direcionadas à promoção do desenvolvimento econômico como melhoria na inovação tecnológica, na saúde publica, na educação, na qualificação das empresas em especial nas indústrias, entre outras.

Sabemos que o Brasil encontra-se numa posição epidemiológica intermediária, onde tanto a mortalidade quanto a morbidade por doenças crônicas e degenerativas cresce de forma gradual, embora ainda sejam altas a mortalidade e a morbidade por doenças infecciosas e parasitárias. E uma questão muito discutida é sobre a melhora na efetividade do sistema único de saúde (SUS), precisamos de recursos financeiros e comprometimentos dos recursos públicos nessa área para que possa ser dada a devida atenção nesse aspecto.

Um dos projetos que já estão em execução é: Perspectivas do Desenvolvimento Brasileiro - trajetórias recentes de desenvolvimento: experiências internacionais selecionadas. (CEPAL/IPEA); O Comportamento tecnológico nas empresas industrial no Brasil a partir de 1990. (CEPAL/IPEA); A Elasticidade-renda do comércio regional de produtos manufaturados (CEPAL/IPEA); Pré-projeto para desenvolver uma rede social e um banco de experiências para atingir as metas do milênio na América Latina e no Caribe, (CEPAL/IPEA).

A dedicação da CEPAL atualmente é no estudo dos desafios que propõe a necessidade de retomar o caminho do crescimento sustentado, assim como a consolidação de sociedades plurais e democráticas. Sendo consideradas questões como: o papel da política social; o tratamento dos aspectos ambientais e demográficos e a estratégia educativa; a necessidade do progresso técnico para inserir-se de maneira competitiva no âmbito global, consolidar a estabilidade das economias da região e dinamizar seu processo de expansão.

Para 2011, a Cepal prevê uma taxa de crescimento do PIB regional de 4,7%, o que implica um aumento de 3,6% no PIB per capita. Este crescimento vai resultar da consolidação da recuperação que as economias da América Latina e no Caribe tiveram início no segundo semestre de 2009. No entanto, a perda gradual de dinamismo da economia internacional e, em alguns casos, a retirada gradual das políticas públicas adotadas na região para enfrentar a crise, ajudam a explicar o abrandamento do crescimento em comparação ao observado em 2010. Além disso, embora haja um ambiente externo menos favorável e o ambiente interno caracterizado por tensões sobre a evolução das variáveis macroeconômicas que dão origem a complexos dilemas políticos para os decisores político nos países da região deve crescer 4,1% Regional para 2012, equivalente a um aumento de 3,0% do PIB per capita.

O Brasil é um parceiro extremamente importante para a Argentina, Bolívia, Uruguai e Paraguai. O grande desafio é buscar um aumento do intercâmbio, o que implica ampliar as importações brasileiras provenientes da América do Sul. Como foi apontado, entre 2000 e 2005, houve uma redução de mais de US$ 100 milhões no valor das compras externas do Brasil procedentes da América do Sul.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com