TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prosposta Comercial

Exames: Prosposta Comercial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  1.331 Palavras (6 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 6

Parlamentarismo e Presidencialismo

Baseado no texto sugerido iniciei uma pesquisa sobre o tema proposto e identifiquei a necessidade de separar opiniões próprias de diversos autores de uma visão descritiva e histórica do tema, desta maneira encontrei na Sociologia e na Ciência Política embasamento científico consistente. O tema é vasto e exige complexa discussão.

Nestas ciências encontramos alguns Sistemas de Governo, dentre eles os mais comuns são o Parlamentarismo, o Presidencialismo e o Semi-presidencialismo. O Sistema de governo é basicamente a maneira como de organiza e se faz exercer o governo de uma nação. Basicamente existem poderes dentro do sistema político (Poderes de Estado): Legislativo, Executivo e Judiciário.

O poder Legislativo é responsável pela criação de leis e sua fiscalização, no Brasil temos o Congresso Nacional que através da Câmara dos Deputados e do Senado exerce essa função e através dos Tribunais de Contas realiza a fiscalização. Não só os gastos públicos mas também os próprios parlamentares são fiscalizados. Aqui temos as famosas Comissões Parlamentares de Inquérito ou CPI.

O poder Executivo é responsável por administrar, gerir na prática os negócios do Estado, executando as leis e zelando pela obediência destas, no Brasil é exercida através dos prefeitos nos municípios, dos governadores nos estados e pelo Presidente da República, maior representante do poder executivo em nosso país.

O poder Judiciário é responsável por aplicar as leis e julgar os conflitos da sociedade, de acordo com as regras criadas pelo Poder Legislativo, defendendo direitos e promovendo justiça. No Brasil temos a Constituição Federal como base de justiça nacional, aqui se organizam a Justiça Estadual e Federal, através da Justiça Eleitoral, Justiça Militar, Ministérios Públicos, Defensoria Pública e ouros.

No entanto, é na maneira como se organizam e se distribuem estes poderes de Estado que formam-se os diferentes sistemas de governo. Faremos aqui uma comparação entre Presidencialismo e Parlamentarismo.

Ambos os sistemas governamentais manteriam o poder judiciário, mas a relação entre os poderes executivo e legislativo muda consideravelmente. Enquanto o presidencialismo mantem os chamados Três Poderes, o sistema parlamentarista basicamente agrupa os poderes Legislativo e Executivo, ou seja, as funções de administrar o Estado e criar as leis.

Desta maneira o parlamentarismo tem como característica fundamental a divisão do Poder Executivo entre um chefe de Estado e um chefe de Governo (Primeiro-Ministro), sendo este último escolhido pelo Parlamento, ou seja, indiretamente. A população não teria votos diretos para a escolha do primeiro-ministro.

Enquanto o sistema presidencialista sofre com burocracias e demora na criação de leis, que dependem de processos demorados de aprovação, no parlamentarismo há uma aproximação dos poderes executivo e legislativo, facilitando as mudanças necessárias. Por outro lado, a população passaria a participar menos das decisões

tomadas pelos parlamentares e os movimentos sociais perderiam sua força e vigor que encontramos nas democracias. Os parlamentares eleitos são responsáveis por eleger o primeiro-ministro e a população não poderia participar diretamente das mudanças previstas, pois são os partidos políticos que elegem e não o povo. Desta forma o primeiro-ministro não terá forças se não tiver a maioria dos parlamentares, ou seja, caso as alianças politicas mudem, a maioria pode requerer outro representante e assim há instabilidade já que o representante maior da nação pode ser substituído sem demora e sem participação popular.

O autor do texto sugerido cita a Itália como exemplo de fragilidade do parlamento, onde não há maioria formada e o primeiro-ministro pode ser substituído conforme as forças politicas se agrupam (coalizão).

No Brasil temos uma espécie de parlamentarismo de coalizão onde os partidos se agrupam e quem mantém a maioria decide os rumos do pais. No entanto o presidente da república pode ou não sancionar ou não uma ou mais leis, evitando mudanças indesejadas (veto presidencial).

No presidencialismo não há este risco de troca repentina dos representantes e tem mais estabilidade de governo, apesar de burocratizar os processos de mudanças das leis. O parlamentarismo pode superar mais facilmente uma crise nacional, trocando-se o representante rapidamente, em contrapartida gera instabilidade.

Essa troca no sistema parlamentarista pode se dar por razões políticas e não apenas por vontade do povo. Se o Governo enfrenta uma crise grave é substituído imediatamente, sem que seja necessária a instauração de um processo complexo como o impeachment. Portanto no parlamentarismo não há mandato de 4 anos o Governo não possui mandato, se governa apenas pelo período em que tenha apoio parlamentar.

O autor cita a Inglaterra que ao longo de séculos aperfeiçoou seu sistema político e os ingleses podem ser considerados os criadores do parlamentarismo. No entanto um sistema distrital impede a fragilidade das mudanças no governo, sem contar com a cultura monárquica (Reis, Príncipes, etc), que continuam a deter valores sociais e controle cultural.

As dificuldades na transição de um sistema para outro são apontadas pelo autor no que se refere ao Brasil se transformar em sistema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com