TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Protetor Aurícular

Casos: Protetor Aurícular. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2014  •  1.583 Palavras (7 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 7

Equipamento de proteção individual

Equipamentos de Proteção Individual ou EPI são quaisquer meios ou dispositivos destinados a serem utilizados por uma pessoa contra possíveis riscos ameaçadores da sua saúde ou segurança durante o exercício de uma determinada atividade. Um equipamento de proteção individual pode ser constituído por vários meios ou dispositivos associados de forma a proteger o seu utilizador contra um ou vários riscos simultâneos. O uso deste tipo de equipamentos só deverá ser contemplado quando não for possível tomar medidas que permitam eliminar os riscos do ambiente em que se desenvolve a atividade.

Protetor auricular

Um protetor auricular, também conhecido como protetor de ouvido ou earplug, é um aparelho de proteção projetado para ser utilizado no canal auditivo externo, protegendo o ouvido de quem o usa de barulhos altos, entrada de água ou vento excessivo.

Este tipo de proteção é geralmente utilizado por trabalhadores da indústria que lidam com máquinas barulhentas por longos períodos de tempo. Músicos, muitas vezes usam protetores de ouvido para se prevenir do alto som nos concertos.

Classificação

Os protetores de ouvido são classificados com “taxas de redução de ruído” (NRRs, de Noise Reduction Rates, ou SNR na União Europeia), que possibilitam a escolha do tipo de proteção de acordo com o nível de decibéis ao qual o indivíduo estará exposto.

Protetores de ouvido geralmente são feitos de um material esponjoso em formato cilíndrico, de forma a serem inseridos no ouvido e permanecerem fixos sob pressão, cobrindo assim toda a área de entrada do canal. Alguns protetores de ouvido possuem uma cordinha que conecta o par de protetores (um para cada ouvido, direito e esquerdo), de forma a impedir que se perca e que se coloque um mesmo protetor em ouvidos diferentes, dando-se um nó no lado direito, evitando passar infecções de um ouvido para o outro.

A Grande Variedade dos Dispositivos de Proteção

a) Os plugs de inserção

Os plugs de inserção estão disponíveis em forma e materiais diferentes. Existem os pré-moldados, (previamente moldados), geralmente produzidos em silicone, usualmente de três estágios, para que se adaptem ao canal auditivo; e os moldáveis, de espuma, que, rolados entre os dedos e logo comprimidos, são inseridos no canal auditivo e, ao se expandirem, promovem excelente selagem. São chamados de descartáveis. Os pré- moldados podem ser reutilizados desde que adequadamente higienizados. O uso de água morna e sabão neutro é o suficiente.

Os plugs customizados:

São dispositivos de proteção feitos especialmente para cada trabalhador. São de fácil inserção e exercem proteção por longo tempo. É quase impossível inseri-los incorretamente já que são desenvolvidos para cada um dos ouvidos. Sem dúvida, custam bem mais do que os plugs produzidos em série e não podem ser confeccionados sem a presença do usuário, pois são produzidos a partir de um molde que, reconhecidamente, não é de fácil obtenção. Mesmo nos casos em que moldes perfeitos são obtidos, ao longo do tempo podem surgir problemas com relação à comodidade. O custo-benefício justifica o preço.

Vantagem: têm os mais elevados níveis de proteção dentre os plugs de inserção.

b) Protetores de inserção parcial.

Possuem extremidades flexíveis que, mesmo não chegando a ingressar totalmente no canal auditivo, promovem a necessária selagem. Estão ligadas por um arco delicado, bastante leve e seu ajuste é perfeito. Pode ser aplicado em situações em que os abafadores de circum-auriculares, pelo volume, apresentem algum incômodo. No entanto, oferecem menor proteção do que os de concha, e a pressão exercida pelos dispositivos posicionados nas extremidades do arco, à entrada do canal auditivo, também podem causar incômodo se usados por longo tempo.

c) Protetores circum-auriculares

A cobertura ampla do sistema auditivo é feita por duas conchas fabricadas em plástico rígido, forradas internamente, geralmente por espuma ou outro material que contribui para aumentar a atenuação. São ligadas por um arco, também de plástico, normalmente posicionado sobre a cabeça.

Almofadas macias, substituíveis, envolvem a parte da concha voltada para o pavilhão auditivo promovendo a necessária selagem. Alguns deste tipo de abafador são utilizados apenas em uma única posição: o arco sobre a cabeça. Há, no entanto, outros em que o arco pode repousar atrás da cabeça, próximo à nuca, o que possibilita o uso de capacete sem nenhuma interferência.

Têm como propriedade relevante a baixa interferência noque diz respeito a atenuação de ruídos nas frequências de nossa conversação. Agem com grande eficácia na atenuação de ruídos de alta intensidade nas frequências mais altas.

SELEÇÃO DOS PROTETORES AUDITIVOS PARA CADA TRABALHADOR

A seleção dos protetores auditivos pode ser realizada baseando-se nos elementos de proteção efetiva ou ficar explícita na metodologia utilizada pela empresa. Prioriza as características pessoais e necessidade do trabalhador, levando em consideração as atividades que ele realiza dentro da empresa. A escolha do melhor protetor auricular deve ser feita com cautela, analisando o tipo de ambiente onde será usado o protetor, a existência de outros agentes de riscos e a necessidade de compatibilidade com o uso de outros equipamentos de proteção individual (capacete, óculos, máscara, dentre outros).

Pensar no conforto do trabalhador é o ponto-chave para o sucesso da utilização adequada por parte dos funcionários, pois é ideal que o conduto auditivo externo esteja completamente vedado. O que é levado em consideração é a seleção de um protetor auditivo que proporcione uma vedação ao ruído de uma maneira confortável e que a vedação possa ser consistente e mantida durante toda a exposição ao ruído. A seleção de um bom protetor é de responsabilidade das áreas de segurança e saúde/médica. Escolher a proteção adequada não é tarefa fácil quando o funcionário tem dificuldade de usar algum protetor auditivo.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com