TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prova Brasil E Saeb

Ensaios: Prova Brasil E Saeb. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  1.460 Palavras (6 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

O Brasil já acumula grande experiência em avaliações educacionais de larga escala, motivada pela necessidade de se produzir indicadores que orientem políticas governamentais de melhoria da qualidade de ensino oferecido por suas instituições educacionais, distribuídas pelos mais de 5,5 mil municípios.

Preocupados com essa qualidade de ensino, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o INEP, criou o Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB, a Provinha Brasil e a Prova Brasil, com o intuito de avaliar os índices de aprendizagem em nosso país.

Os três instrumentos acima citados, são provas realizadas nas escolas públicas, para avaliar a qualidade de ensino, bem como o nível de aprendizagem de nossos alunos.

Não são obrigatórias e nem classificatórias. O certo é que tanto uma quanto as outras permitem aos professores, os gestores, os munícipios, os estados e o país, obter mais informações que auxiliem o monitoramento e a avaliação dos processos de desenvolvimento no processo ensino aprendizagem nas escolas públicas brasileiras.

A partir dos resultados destes instrumentos de avaliação é possível que algumas ações sejam tomadas, como: estabelecimento de metas pedagógicas.

Desenvolvimento

Provinha Brasil, Saeb e a Prova Brasil

As principais diferenças entre a Provinha Brasil, Prova Brasil e Saeb relacionam-se ao tipo de informações produzidas e ao objetivo de cada uma delas.

A Provinha Brasil fornece respostas diretamente aos alfabetizadores e gestores da escola. Enquanto os resultados do Saeb e da Prova Brasil, embora sejam muito úteis a professores e gestores, permitem informações mais amplas no âmbito do sistema educacional do País, estados, municípios e escolas. Reforça-se, assim, a idéia de que esta atual proposta seja uma avaliação diagnóstica – um instrumento pedagógico sem finalidades classificatórias. A Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica do nível de alfabetização das crianças matriculadas no 2º ano de escolarização das escolas públicas brasileiras. Essa avaliação acontece em duas etapas, uma no início e a outra ao término do ano letivo.

O Saeb e a Prova Brasil são avaliações externas, ou seja, existe sempre um aplicador externo à rede e aos alunos que participam do processo de avaliação, sendo o Inep o responsável pela aplicação. No caso da Provinha Brasil, o aplicador não é necessariamente um aplicador externo, já que a própria rede tem a opção de aplicar os instrumentos com seus própriosprofessores, cabendo ao Inep a responsabilidade de elaboração e montagem dos instrumentos.

Na Prova Brasil e no Saeb, o processamento, as análises, a interpretação e a divulgação dos resultados são de responsabilidade do Inep. Em função da utilização de metodologias e técnicas estatísticas complexas, os resultados de apuração e divulgação não são imediatos. Na Provinha Brasil, o processamento e a interpretação dos resultados podem ser feitos pelas próprias redes, pois sua metodologia de aplicação permite uma leitura e interpretação imediata dos resultados por parte dos professores/gestores das redes.

O objetivo da Provinha Brasil é oferecer informações que possam orientar tanto os professores quanto os gestores escolares e educacionais na implementação, operacionalização e interpretação dos resultados dessa avaliação.

A Provinha Brasil é instrumento pedagógico, sem finalidades classificatórias, que fornece informações sobre o processo de alfabetização e de matemática aos professores e gestores das redes de ensino, e conforme Portaria Normativa nº 10, de 24 de abril de 2007, tem os seguintes objetivos:

a) avaliar o nível de alfabetização dos educandos nos anos iniciais do ensino fundamental;

b) oferecer às redes e aos professores e gestores de ensino um resultado da qualidade da alfabetização, prevenindo o diagnóstico tardio das dificuldades de aprendizagem;

c)concorrer para a melhoria da qualidade de ensino e redução dasdesigualdades, em consonância com as metas e políticas estabelecidas pelas diretrizes da educação nacional.

Questão da Prova Brasil:

(fragmento)

As baratas estão na Terra há mais de 200 milhões de anos sobrevivem tanto no deserto como nos polos e podem ficar até 30 dias sem comer. Vai encarar?

Férias, sol e praia são alguns dos bons motivos para comemorar a chegada do verão e achar que essa é a melhor estação do ano. E realmente seria, se não fosse por um único detalhe: as baratas. Assim como nós, elas também ficam bem animadas com o calor.

Aproveitam a aceleração de seus processos bioquímicos para se reproduzirem mais rápido e, claro, para passearem livremente por todos os cômodos de nossas casas.

Nessa época do ano, as chances de dar de cara com a visitante indesejada, ao acordar durante a noite para beber água ou ir ao banheiro, são três vezes maiores. Revista Galileu. Rio de Janeiro

Globo, Nº 151, Fev. 2004, p.26.

No trecho “Vai encarar?” (ℓ.4), o ponto de interrogação tem o efeito de:

(A) apresentar.

(B) avisar.

(C) desafiar.

(D) questionar.

Trabalharia com os alunos do 5º ano, o texto sem sinais de pontuação, então a primeira tarefa, seria colocar os sinais de pontuação. Que são importantes para separar trechos da escrita (palavras, expressões, frases e orações) que devem ser evidenciados; indicam as pausas e a entoação da voz durante a leitura e auxiliam a eliminar sentido duplo.

Como é o caso da pergunta: Vai encarar? Qual objetivo do ponto de interrogação?

Após, trabalharíamos a questão das baratas, das doenças que causam, como: hepatite A, febre tifoide, tuberculose, conjuntivite, infeções urinárias, diarreia, lepra e pneumonia, pois em suas patas existem milhões de microrganismos que podem contaminar alimentos e objetos pessoais. Ressaltaria a importância da higiene, da casa limpa e alimentos bem armazenados.

Após, desenvolveria com os alunos uma pesquisa envolvendo a disciplina de história, sobre a origem das baratas, onde gostam de viver, do que se alimentam,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com