TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prova N2 - Comunicação E Expressão - Anhembi Morumbi

Ensaios: Prova N2 - Comunicação E Expressão - Anhembi Morumbi. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  1.898 Palavras (8 Páginas)  •  8.141 Visualizações

Página 1 de 8

• Pergunta 1

0 em 0,8 pontos

Leia as afirmações a seguir e analise a relação entre elas.

A Coesão textual, em linhas gerais, pode ser definida como o conjunto de elementos que garantem a articulação entre as partes do texto.

PORTANTO

A Coesão é um elemento de suma importância, que assegura as ligações interfrásticas e permite que o texto seja compreendido por qualquer leitor.

Com base nos estudos da unidade No Mundo da Escrita, selecione a alternativa correta:

Resposta Correta: c.

A primeira afirmação é verdadeira e a segunda justifica a primeira.

Feedback da resposta: Feedback: De acordo com o conteúdo referencial, a Coesão textual é definida como o conjunto de elementos que garantem a articulação entre as partes do texto e é muito importante, por assegurar as ligações interfrásticas, permitindo a compreensão do texto pelos leitores.

• Pergunta 2

0 em 0,8 pontos

Uma das Estratégias de Leitura estudadas no conteúdo referencial é o Resumo. Uma forma de produzi-lo é selecionar as informações mais importantes do texto a partir da compreensão deste, preferencialmente, com suas próprias palavras. Com base nessa informação, pode-se afirmar que:

Resposta Correta: b.

Para resumir um texto narrativo, deve-se sintetizar os acontecimentos na ordem em que foram apresentados no texto original. E o resumo do texto dissertativo deve ser feito sem argumentação complementar (exemplos, citações, entre outros).

Feedback da resposta: De acordo com o conteúdo referencial, existem técnicas diferentes para se resumir um texto narrativo e um texto dissertativo. Para resumir um texto narrativo, deve-se sintetizar os acontecimentos na ordem em que foram apresentados no texto original, enquanto o resumo do texto dissertativo deve ser feito sem argumentação complementar (exemplos, citações, entre outros).

• Pergunta 3

0 em 0,8 pontos

Leia o texto a seguir.

Cuitelinho

Cheguei na beira do porto

Onde as onda se espaia

As garça dá meia volta

E senta na beira da praia

E o cuitelinho não gosta

Que o botão de rosa caia, ai, ai

Ai quando eu vim

da minha terra

Despedi da parentáia

Eu entrei no Mato Grosso

Dei em terras paraguaia

Lá tinha revolução

Enfrentei fortes batáia, ai, ai [...]

(Folclore recolhido por Paulo Vanzolini e Antônio Xandó)

Quanto à variedade linguística presente na letra da música, é possível afirmar que

Resposta Correta: a.

Há o uso da variedade coloquial, pois a letra lança mão de modos de falar que seguem regras diferentes das previstas na norma padrão (“espaia”, “as garça”).

Feedback da resposta: A música folclórica possui uma linguagem coloquial, com o uso de termos como “espaia”, “parentáia”, que representam modos de falar que não seguem a norma padrão, mas são comuns para diversos falantes.

• Pergunta 4

0,8 em 0,8 pontos

Observe a tirinha abaixo:

Disponível em: http://odemartins.blogspot.com.br/2014/03/o-implicito-na-interpretacao-de-texto.html. Acesso em: 05/08/2014.

Com base nos estudos da unidade sobre Estratégias Textuais e analisando a tirinha de Hagar afirma-se que:

I – Ao produzirmos ou lermos/ouvimos uma mensagem, devemos ter em mente alguns aspectos ligados à organização de nosso texto.

II – Em determinada mensagem, há sempre a combinação de dois fatores: informações dadas e informações novas; tanto do ponto de vista de quem produz quanto do ponto de vista de quem lê/ouve, é fundamental perceber que os textos conjugam esses dois elementos.

III – Quanto mais clara pretende ser a comunicação, maior deve ser o equilíbrio entre o já visto e o novo.

IV – As afirmações não podem ser utilizadas para se relacionar à imagem acima, uma vez que a comunicação estabeleceu-se sem problema entre os dois personagens.

Resposta Correta: b.

I, II e III, apenas.

Feedback da resposta: De acordo com o conteúdo referencial, apenas as afirmações I, II e III, são consideradas corretas. A comunicação não foi estabelecida com sucesso entre os dois personagens, uma vez que ele responde a algo que não foi questionado.

• Pergunta 5

0 em 0,8 pontos

Leia o trecho do texto “A violência não é uma fantasia”, de Lya Luft:

... As notícias da imprensa nos dão medo em geral. Não são medos fantasiosos: são reais. E, se não tivermos nenhum medo, estaremos sendo perigosamente alienados. A segurança, como tantas coisas, parece ter fugido ao controle de instituições e autoridades.

Nestes dias, começamos a ter medo também dentro dos shoppings, onde, aliás, há mais tempo aqui e ali vêm ocorrendo furtos, às vezes assaltos, raramente noticiados. O que preocupa são movimentos adolescentes que reivindicam acesso aos shoppings para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com