TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prova N2 Curriculo

Por:   •  5/6/2014  •  1.646 Palavras (7 Páginas)  •  1.733 Visualizações

Página 1 de 7

Pergunta 1

É necessária uma avaliação

ENADE 2011 Adaptada

Muitas vezes, os próprios educadores, por incrível que pareça, também vítimas de uma formação alienante, não sabem o porquê daquilo que dão, não sabem o significado daquilo que ensinam e quando interrogados dão respostas evasivas: “é pré-requisito para as séries seguintes”, “cai no vestibular”, “hoje você não entende, mas daqui a dez anos vai entender”. Muitos alunos acabam acreditando que aquilo que se aprende na escola não é para entender mesmo, que só entenderão quando forem adultos, ou seja, acabam se conformando com o ensino desprovido de sentido.

VASCONCELLOS, C. S. Construção do conhecimento em sala de aula. 13ª ed. São Paulo: Libertad, 2002, p. 27-8.

Correlacionando o texto de Vasconcellos e o conteúdo desta disciplina, disserte sobre a importância do currículo contextualizado na escola, levando em consideração os conhecimentos prévios dos alunos, a matriz curricular assim como a influência do currículo oculto que deve ser inserido no cotidiano a partir de um planejamento previamente estipulado.

Resposta Selecionada:

O Curriculo é importante para o bom desenvolvimento das aulas, pois deve estipular a "BASE" de aula que o professor deve ter. Porém o professor de entender o que está passando, motivos e saber explicar aos seus alunos onde e por que utilizarão o conteúdo aplicado.

Trabalhar com o conhecimento que os alunos já têm também é uma forma de fazer com que o aluno se interesse mais pela matéria. O Curriculo oculto também traz o aluno para a sala, pois não trabalha somente com o que mandam mas também com o que estimula o aluno.

Resposta Correta:

[Nenhuma]

Feedback da resposta: [Sem Resposta]

Pergunta 2

0,8 em 0,8 pontos

Este importante educador do século XVII marcou este século com a criação da Didática Magna, este instrumento oportunizou o processo seguro e excelente de instrução que tinha como máxima “ensinar tudo a todos”. Dessa forma, a Didática Magna apresentava-se como uma forma de currículo que orientava a prática pedagógica sobre o que ensinar e como ensinar. Estamos falando de:

Resposta Selecionada:

Corretac.

Comênio

Resposta Correta:

Corretae.

Comênio

Feedback da resposta:

Estas características referem-se a Comênio, criador da Didática Magna.

Pergunta 3

0,8 em 0,8 pontos

ENADE, 2011 – Adaptada

O currículo é considerado um mecanismo por meio do qual a escola define o plano educativo para a consecução do projeto global de educação de uma sociedade, realizando, assim, sua função social. Considerando o currículo na perspectiva crítica da Educação, avalie as afirmações a seguir.

I. O currículo é um fenômeno escolar que se desdobra em uma prática pedagógica expressa por determinações do contexto da escola.

II. O currículo reflete uma proposta educacional que inclui o estabelecimento da relação entre o ensino e a pesquisa, na perspectiva do desenvolvimento profissional docente.

III. O currículo é uma realidade objetiva que inviabiliza intervenções, uma vez que o conteúdo é condição lógica do ensino.

IV. O currículo é a expressão da harmonia de valores dominantes inerentes ao processo educativo.

É correto apenas o que se afirma em:

Resposta Selecionada:

Corretae.

II.

Resposta Correta:

Corretad.

II.

Feedback da resposta:

Está correta somente a afirmação II. O currículo reflete uma proposta educacional que inclui o estabelecimento da relação entre o ensino e a pesquisa, na perspectiva do desenvolvimento profissional docente.

Pergunta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com