TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática De Exercícios físicos

Seminário: Prática De Exercícios físicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/2/2015  •  Seminário  •  566 Palavras (3 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 3

A prática da atividade física na adolescência

A atividade física é um ponto muito importante na qualidade de vida de qualquer um de nós. Um estilo de vida ativo, incluindo uma prática regular de exercício físico, permite melhorar a qualidade de vida dos indivíduos de várias formas.

A prática da atividade física é fundamental em qualquer idade, mas, principalmente na adolescência, quando o nosso corpo está passando por diversas mudanças, devido à presença dos hormônios. Não apenas mudanças físicas, como também mudanças emocionais e até mesmo no comportamento do indivíduo, pois é a fase em que começamos a ter uma maior responsabilidade e como consequência alguns conflitos podem ocorrer.

A prática de exercícios físicos nessa faixa etária tem uma grande importância por vários motivos. Os benefícios na vida do adolescente serão vários, já que a atividade física auxilia no desenvolvimento do adolescente e na redução dos riscos de futuras doenças, além de exercer importantes efeitos psicossociais. Auxiliam ainda na socialização, causando um aumento da autoestima, e na integração do adolescente. Faz também com que os adolescentes deixem certos vícios que poderiam ser prejudiciais a saúde e evitam o excesso de peso. O ideal é juntar a atividade física com uma alimentação saudável.

São inúmeros os benefícios trazidos pela prática de exercícios físicos na adolescência. Abaixo irei destacar os principais:

-Provoca o aquecimento corporal, diminuindo a latência do sono, ou seja, facilita o início do sono.

-Aumenta a autoestima, ajudando no autoconhecimento corporal e no cuidado com a aparência física.

-O exercício físico regular auxilia o processo de aumento na mineralização, na densidade e na massa óssea, reduzindo o risco de osteoporose precoce em idades mais avançadas.

-Favorecem a longevidade. As pessoas mais ativas têm uma probabilidade maior de sobreviver à sua perspectiva biológica de vida.

-Diminui o risco de aterosclerose e suas consequências, assim como qualquer outra doença.

-Ajuda a diminuir o índice de obesidade, pois conserva a massa magra e oferece melhor qualidade de vida para os praticantes.

-Estimula a socialização, pois os adolescentes vão procurar interagir com pessoas da mesma faixa etária.

-Serve como um “antídoto” natural de vícios que poderiam prejudicar a vida do adolescente.

A falta da prática de exercícios físicos, também chamada de sedentarismo, é realmente perigosa e traz sérias consequências para a nossa vida. Nesse caso alguns fisiologistas comparam o nosso corpo a uma máquina, que precisa de combustível para funcionar, óleo para a lubrificação, aquecimento para o motor e constantes cuidados de manutenção. Se não for utilizada, pode enferrujar.

O sedentarismo é um mal que acarreta um grande risco à saúde, pois está associado ao aumento da incidência de diversas doenças, por provocar literalmente o desuso dos sistemas funcionais. Abaixo estão listadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com