TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática Do Zinco

Ensaios: Prática Do Zinco. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/6/2014  •  1.107 Palavras (5 Páginas)  •  545 Visualizações

Página 1 de 5

PRÁTICA DO ZINCO

1) Objetivo:

Desenvolvimento de ensaios e experimentos que abordam algumas características do comportamento químico do zinco.

.

2) Fundamentos Teóricos:

O Zinco (30Zn) é um metal de transição do Grupo 12 (família II B), de configuração eletrônica:[Ar] 4s23d10 e Nox fixo= II, pois os elétrons do subnível 3d não participam e suas reações químicas. O zinco é um metal cinza metálico, com brilho forte, que, entretanto, esvanece gradualmente ao ar úmido como conseqüência da oxidação superficial. Esta oxidação é uma camada delgada protetora de óxido de zinco e carbonato básico. Quando aquecido ao ar, queima com chama brilhante formando óxido de zinco.

O metal puro dissolve-se muito lentamente em ácidos e em álcalis, se dissolve facilmente em ácido clorídrico diluído e em ácido sulfúrico diluído, com liberação de hidrogênio. Quando a dissolução é feita com ácido nítrico muito diluído, não há desprendimento de gás. Aumentando a concentração de ácido nítrico, são formados os óxidos de dinitrogênio (N2O) e de nitrogênio (NO). O zinco forma somente uma série de sais; estes contêm o cátion Zn2+, derivado do óxido de zinco, ZnO.

3) Materiais e Reagentes

Reagentes

Materiais

Ácido Clorídrico (HCl 1M)

Tubo de ensaio

Ácido Nítrico (HNO3 1M)

Pinça de madeira

Ácido Sulfúrico (H2SO4 2 M)

Espátula

Água Destilada (H2O)

Estante para tubos de ensaio

Cloreto de Zinco (ZnCl2 1M)

Cadinho

Ferricianeto de Potássio (K3[Símbolo]Fe(CN)6[Símbolo] 0,25M)

Pissete

Ferrocianeto de Potássio (K4[Símbolo]Fe(CN)6[Símbolo] 0,25 M)

Hidróxido de Amônio (P.A)

Hidróxido de Sódio (NaOH 1,0 M )

Hidróxido de Potássio (KOH 1,0 M)

Óxido de Zinco (P.A)

Sulfato de Cobre II (CuSO4 1M)

Zinco em Pó

4) Procedimento Experimental

Reatividade do zinco frente a ação dos ácidos

Em três tubos de ensaio colocar cerca de 0,5 g de zinco em pó e ao primeiro tubo colocar aproximadamente 1,0 mL de ácido clorídrico 1 M, ao segundo colocar 1,0 mL de ácido sulfúrico 2 molar e ao terceiro acrescente 1,0 mL de ácido nítrico 1M.

Óxido de zinco.

Colocar dentro de um tubo de ensaio cerca de 0,5 g de óxido de zinco e sobre este coloque 4,0 mL de água destilada. Observar.

Colocar dentro de dois tubos de ensaio aproximadamente 0,5 g de óxido de zinco ao primeiro coloque cerca de 2,0 mL de ácido sulfúrico 2,0 Molar e ao segundo 2,0 mL de ácido nítrico diluído. Observar

Aos produtos obtidos no item B verifique a solubilidade em água destes compostos.

Repetir o procedimento do item B substituindo os ácidos por hidróxido de sódio e hidróxido de potássio.

Compostos de zinco II

Dentro de um tubo colocar aproximadamente 2,0 ml cloreto de zinco e sobre este coloque 2,0 mL de hidróxido de sódio ou o quanto for necessário até formar um precipitado gelatinoso. Observar.

Ao composto formado acima coloque excesso de hidróxido de sódio. Observar se o precipitado formado se dissolve

Coloque dentro do tubo 2,0 mL de zinco metálico e sobre este 2,0 mL de sulfato de cobre. Deixar em repouso por dez minutos.

Medir 2,0 mL de sol de zinco II e colocar sobre este cerca de 2,0 mL de ferrocianeto de potássio e a outro tubo 2,0 mL de ferricianeto de potássio mais 2,0 mL de sol de zinco II.

Formação de complexos de Zinco.

Medir +/- 2,0 mL de solução de zinco II e sobre este coloque 2,0 mL de hidróxido de amônio até precipitação total em seguida acrescente excesso até que todo o precipitado seja solúvel.

Zinco II em presença de H2S

Medir 2,0 mL de Zinco II e acrescente gts de solução de NaOH e coloque 3,0 mL de tioacetamida, aquecer se for necessário até a formação de um precipitado branco de sulfeto de zinco.

Dividir o precipitado em dois tubos ao primeiro coloque pequeno volume de ácido acético concentrado e ao segundo grande volume de ácido acético concentrado. Observar o que acontece.

5) Resultados e discussão:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com