TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática Pedagógica: Focalizando A Sala De Aula

Casos: Prática Pedagógica: Focalizando A Sala De Aula. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  759 Visualizações

Página 1 de 2

Prática Pedagógica: focalizando a sala de aula

A pesquisa é elemento essencial para uma prática pedagógica que possibilite a superação da alienação e da relação de subalternidade cultural, política e social. “A prática social orientada por uma dimensão da prática social”. Veiga (1992). O docente para desenvolver práticas pedagógicas em sala de aula a princípio deve fazer uma pesquisa de sua clientela, que pode variar de acordo, com a realidade social que o aluno se encontre, em uma sala podemos ter várias situações que podem nunca ter se vivido na vida do educador.

A realidade econômica, no qual Marx fala em “Introdução à Crítica da Economia Política” o fator social quando se refere às classes, infelizmente abre um abismo ao compararmos a população que tem condições de estudo em uma escola privada, no qual se tem toda uma estrutura física, logística juntamente com docentes que tem um vasto acervo tecnológico para aulas mais dinâmicas, se apresenta à realidade quase inversa da maioria das escolas do sistema publico, no qual muitos docentes e discentes sofrem com estruturas precárias.

Em pesquisas desenvolvidas foi possível perceber dois grandes grupos de práticas pedagógicas, uma é a reprodução às propostas municipais de educação e outra práticas que geram inquietações, inovações e projetos escolares originais. A primeira tende ao controle dos alunos, levando-os à objeção do processo educativo, visto como cansativo e sem sentido para vida prática. Já a segunda, inquieta o professor e o faz questionar qual o caminho que ele deve seguir para uma educação mais adequada.

Em um escola foi feito pesquisa no qual observou que alguns educadores tentam focalizar e trabalhar situações relevantes e outras que precisam ser alteradas. As escolas trabalham temas como violência, saúde, meio ambiente, sexualidade, etc. Em escolas de campo, os temas são voltados à comunidade. Contudo, muitos professores por uma questão cultural escolar, no qual foram gerados e estão vivenciando o fazem não ver além do seu trabalho pedagógico. “Para que serve uma sala de aula se não for capaz de nos transportar além da sala de aula”? Novaski (1993, p.15) O professor deve valorizar os conteúdos e saberes que os alunos trazem de sua prática social. São muitas dificuldades que se apresentam, e o sistema muito ainda trava o aperfeiçoamento de uma educação qualitativa, porém ainda se busca uma educação em que professores e alunos não sejam somente coadjuvantes, mas protagonistas de um processo pedagógico que os levem a uma identidade educacional as suas realidades de vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com