TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Práticas Pedagogicas

Dissertações: Práticas Pedagogicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2015  •  2.042 Palavras (9 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 9

FORMAÇÃO DE DOCENTES UNIVERSITÁRIOS: PRÁTICA PEDAGÓGICA

Anne C Pavan Danielli Fraga

Faculdade Campo Limpo Paulista Faculdade Campo Limpo Paulista

Rua Guatemala, 167, Jd. América Rua Guatemala, 167, Jd. América

13231-230 Campo Limpo Paulista, SP, Brasil 13231-230 Campo Limpo Paulista, SP, Brasil

annesolsi@yahoo.com.br daniellisolsi@yahoo.com.br

RESUMO

Na sua longa trajetória histórica, a universidade tentou ocupar-se de diversas atividades, porém sempre teve como principal eixo condutor de suas ações a socialização e produção do conhecimento mediado pela docência. Problematizar a docência universitária em nosso contexto significa defrontar-se com uma das principais atividades que identifica a universidade. O presente estudo tem por objetivo verificar como tem ocorrido a formação de docentes para o ensino superior. A partir de alguns autores e de algumas constatações empíricas, defendemos a posição que o atual contexto exige que a docência seja exercida a partir da “epistemologia” da aprendizagem.

Palavras chave

Formação de docentes; educação; prática pedagógica.

ABSTRACT

In its long historical trajectory, the university tried to take care of various activities, but always had the main drive shaft of his actions socialization and knowledge production mediated teaching. Problematize the university teaching in our context means they are faced with one of the main activities that identifies the university. This study aims to verify as has been the training of teachers for higher education. From some authors and some empirical findings, we advocate the position that the current context demands that teaching is carried from the "epistemology" of learning.

Keywords

Teacher training, education, pedagogical practice.

1. INTRODUÇÃO

Este artigo discute a formação do docente universitário, entretanto, no que se refere à formação do professor do ensino superior, mais especificamente, quando diz respeito às atividades vinculadas ao trabalho docente.

Pensar em educação pressupõe pensar na formação docente e na prática pedagógica com qualidade. Para tanto, se faz necessário entender a formação do professor para o desenvolvimento dos saberes docentes, o que exige qualificação, valorização profissional, políticas adequadas, considerando suas práticas reflexivas, pesquisas e inovações perante o aluno.

A proposta deste trabalho é apresentar algumas considerações de caráter bibliográfico que objetiva analisar a atual formação de professores, diante de um processo de mudanças que a sociedade exige como contribuição para a formação de um novo sujeito.

Para o desenvolvimento desse trabalho esta sendo utilizada pesquisa bibliográfica, consultando-se os estudos de Vasconcellos, Bandeira, Silva, Bolzan, Veiga, Paulo Freire entre outros e a das Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

2. FORMAÇÃO DE DOCENTES

Vivemos hoje em uma sociedade de informação que carrega consigo um conjunto de desafios e paradoxos que precisam ser enfrentados. Não há dúvidas que é uma sociedade com muitas oportunidades decorrentes das novas tecnologias, do avanço das ciências, do progresso da técnica, da inovação das comunicações e das complexas relações de trabalho. No âmbito educacional, encontramos um novo cenário caracterizado pelas novas oportunidades de acesso à escolarização, pela proliferação de instituições da educação superior, pelo aumento de número de vagas em todos os níveis de ensino e pela emergência de novos e complexos problemas nas práticas docentes que precisam ser identificados, compreendidos e superados para que a educação cumpra seu papel de produção e socialização do conhecimento. (FÁVERO & MARQUES, 2012; CANEN, 2001).

Neste contexto está incluída a figura do educador e os saberes que servem de base para a sua prática educativa. Saber este que não pode ser desvinculado das outras dimensões do ensino, de sua profissionalidade, de sua formação e de sua epistemologia da prática. (BANDEIRA, 2006).

A formação dos professores é apontada com uma das principais responsáveis pelos problemas da educação. Ainda que tenha ocorrido uma verdadeira revolução nesse campo nos últimos vinte anos, a formação deixa muito a desejar, há ainda grande dificuldade em se por em prática, concepções e modelos inovadores. Dessa forma, de um lado as escolas se fecham às suas experiências e ao seu contexto e por outro lado, convive-se com um academicismo excessivo que não retratada a escola real.

Segundo Garcia (1997) é preciso destacar, que, quando abordamos a formação de professores, podemos estar adotando posições epistemológicas, ideológicas e culturais em relação ao ensino, ao professor e aos alunos. Logo a formação de professores deve propiciar situações que viabilizem a reflexão e a tomada de consciência das limitações sociais, culturais e ideológicas da profissão docente, considerando como horizonte um projeto pessoal e coletivo.

Educação pressupõe pensar na formação docente e a prática pedagógica com qualidade. Para tanto, se faz necessário entender a formação do professor para o desenvolvimento dos saberes docentes, o que exige qualificação, valorização profissional e políticas adequadas, considerando o lócus de trabalho do professor, suas práticas reflexivas, pesquisas e inovações perante o aluno. (SILVA; SOARES; SILVA, 2012)

Para que possam exercer tal função espera-se que os docentes estejam preparados, ocorre, portanto que por inúmeros fatores, nem sempre isto acontece. (VASCONCELLOS, 2009)

Conforme Vasconcellos, a formação do professor universitário é uma questão complexa que, apesar de alguns esforços, ainda é pouco abordada.

Para se entender a importância do papel do professor e sua formação como fator-chave para o sucesso educacional de um país, se faz necessário resgatar a trajetória histórica da educação brasileira. (SILVA; SOARES; SILVA, 2012).

Segundo Silva (2009), o pensamento pedagógico brasileiro ganhou destaque no final do século XIX, com o iluminismo, trazido por alguns intelectuais europeus. Esse pensamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com