TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pré Projeto

Casos: Pré Projeto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2014  •  1.956 Palavras (8 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO..........................................................................................3

2. DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA.................................4

3. FORMULAÇÃO DOS OBJETIVOS..........................................................4

3.1. Objetivo Geral.................................................................................4

3.2. Objetivo Especifico.........................................................................4

4. JUSTIFICATIVA........................................................................................4

5. METODOLOGIA........................................................................................4

6. REVISÃO BIBLIOGRAFICA......................................................................5

7. CRONOGRAMA DA PESQUISA..............................................................7

8. ORÇAMENTO...........................................................................................8

9. RESUTADOS ESPERADOS.....................................................................8

10. REFERENCIAS.........................................................................................9

¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬

1- INTRODUÇÃO

Ao longo da história da humanidade as pessoas que apresentavam características diferentes das demais sempre foram discriminadas e excluídas. Em relação às pessoas com ''deficiências'' físicas e mentais essa exclusão era, e ainda são muito mais intensas, por muitos anos elas foram privadas do convívio social. Porém, muitos avanços foram conquistados para o processo de inclusão destas pessoas na sociedade.

Na atualidade está cada vez mais em pauta a discussão sobre a inclusão das pessoas com necessidades especiais na rede de ensino regular. Muito tem se questionado sobre os processos pelos quais esta inclusão se dá e sobre o envolvimento da sociedade nesta questão educacional. Partindo-se da ideia de que a inclusão vai além do âmbito escolar, buscaremos levantar as possíveis contribuições do Serviço Social neste processo.

O interesse na realização de um estudo acerca das dimensões do processo de inclusão de pessoas com necessidades especiais na rede regular de ensino teve início neste último ano acadêmico quando as alunas autoras deste trabalho desenvolveram atividades curriculares voltadas para o tema.

A requisição deste profissional no âmbito escolar, em especial no que tange ao processo dos alunos com necessidades especiais é algo que despertou o interesse das acadêmicas no momento da realização do estudo.

2. DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

O trabalho buscará responder aos seguintes questionamentos: como incluir um aluno portador de necessidades educativas especiais na escola regular? As escolas possuem estrutura física para atender a estes alunos? Como o assistente pode atuar nesta situação?

3. OBJETIVOS

3.1 Geral

Identificar as dimensões de participação e a contribuição na relação do Serviço Social com o processo de inclusão de pessoas com necessidades especiais na rede regular de ensino.

3.2 Específicos

• Analisar quais maneiras as pessoas tratam esses alunos

• Apresentar as principais maneiras de atuação dos professores diante de alunos portadores de necessidades especiais.

4. JUSTIFICATIVA

Este tema se faz importante porque o público alvo em estudo é, muitas vezes, sofrido por preconceitos gerados por toda a população. Mostrar às pessoas responsáveis pelo ensino que esses portadores de deficiência é capaz de estudar normalmente é um desafio, porém com estudos embasados como este é possível desmistificar essa dituação.

5. METODOLOGIA

O trabalho foi realizado através da pesquisa bibliográfica. Foram pesquisados sites, revistas, livros e periódicos que tratam sobre a inclusão e sobre o atendimento dentro das escolas aos portadores de necessidades educativas especiais. Em seguida fez-se a seleção daqueles que são de interesse para o trabalho. Após este passo, foi utilizado também o refinamento por data, ou seja, foi utilizado apenas estudos realizados no período de 5 anos. Os artigos realizados fora desta data foram excluídos.

6. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

O Serviço Social é uma profissão liberal, constituída como uma das especializações do trabalho. O Objeto de intervenção da profissão é a questão social em suas mais variadas manifestações.

Questão social apreendida como conjunto das expressões das desigualdades da sociedade capitalista madura, que tem uma raiz comum: a produção social é cada vez mais coletiva, o trabalho torna-se mais amplamente social, enquanto apropriação dos seus frutos mantém-se privada, monopolizada por parte da sociedade. (IAMAMOTO 2008)

É cada vez mais frequente a manifestação da questão social entre os indivíduos em idade escolar: o uso de drogas, a gravidez precoce, as várias formas de preconceito e exclusão, a violência, entre outras.

ALMEIDA (2010) enfatiza que tais fenômenos, mesmo não sendo novos ou estranhos ao universo da educação escolarizada, hoje se manifestam de forma muito mais intensa e complexa.

A escola constitui-se como espaço privilegiado de contato direto com crianças, jovens e adultos, o que possibilita identificar aqueles que necessitam de maior apoio e orientação. Assim, ela assume uma posição estratégica no desafio para a implementação das políticas públicas no enfrentamento da questão social. Tanto as práticas educativas dos educadores quanto a dos assistentes sociais buscam a libertação e emancipação dos sujeitos.

Conforme CANOAS (2007), tanto o Serviço Social quanto a Educação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com