TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pré Projeto

Dissertações: Pré Projeto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  1.505 Palavras (7 Páginas)  •  975 Visualizações

Página 1 de 7

CESUL – CENTRO SULAMERICANO DE ENSINO SUPERIOR

FACULDADE DE DIREITO DE FRANCISCO BELTRÃO

CRIME ORGANIZADO: O PODER DO CRIME ORGANIZADO NO BRASIL

FRANCIELE KNASEL

FRANCISCO BELTRÃO – PR

2013

FRANCIELE KNASEL

CRIME ORGANIZADO: O PODER DO CRIME ORGANIZADO NO BRASIL

Projeto de monografia apresentado como requisito parcial para avaliação da Disciplina de Orientação à Monografia I, do 8º período do Curso de Graduação em Direito da Faculdade de Direito de Francisco Beltrão, mantida pelo CESUL – Centro Sulamericano de Ensino Superior

Professora: Salete Rocha

FRANCISCO BELTRÃO – PR

2013

1 ÁREA DO CONHECIMENTO

Direito Penal

2 TEMA GERAL

Crime Organizado: o Poder do Crime Organizado no Brasil.

3 TEMA ESPECÍFICO

A ordem e o comando do crime organizado de dentro das penitenciárias.

4 PROBLEMA

Ante a eficiente organização do crime e a evidente desorganização do Estado, o que fazer para combater de forma eficaz as facções criminosas?

5 JUSTIFICATIVA

A finalidade desta pesquisa, no âmbito teórico, é mostrar o que são as organizações criminosas e como surgiram no Brasil, e também apontar até que ponto são capazes de comandar e dar ordem de dentro das penitenciárias para outros criminosos agirem em nome de comandos como o PCC (primeiro comando da capital), CV (comando vermelho), dentre outros. Justifica-se também a presente pesquisa, no âmbito social, uma vez, que todas as pessoas de certa forma, são atingidas por tal crime, e embora essas organizações sejam uma realidade preocupante em nosso país, é espantoso dizer que não há no Brasil, nem mesmo uma definição do que vem a ser crime organizado, tornando assim ineficaz a legislação pertinente ao assunto.

3

Portanto, é indispensável uma análise geral do crime organizado, para que possamos compreender a sua complexidade, bem como a extensão dos seus danos. Juridicamente, a relevância da pesquisa centra-se na Lei nº 9.034, de 3 de maio de 1995, que dispõe sobre a utilização de meios operacionais para a prevenção e repressão de ações praticadas por organizações criminosas.

6 OBJETIVOS

6.1 OBJETIVO GERAL

Analisar os objetivos e apontar como agem as organizações criminosas.

6.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Conceituar organização criminosa através da história até os dias atuais. Delatar as organizações e os comandos dentro das penitenciárias, como agem, como funcionam as hierarquias e quais as punições aos que não cumprem determinadas ordens do comando.

Quais as ações do Poder Público no sentido de combater de frente o crime organizado.

7 HIPÓTESES

Ab initio, uma das hipóteses de solução da questão proposta é a elaboração de uma legislação eficiente no combate a este tipo de crime, bem como uma tipificação que defina e delimite o que se entende por crime organizado, tratando de forma diferenciada dos demais tipos de crimes, para a mais ampla e perfeita aplicação da Norma.

Além da elaboração de leis, o Estado deve montar estratégias de cunho socioeconômico, investindo nas áreas sociais, como emprego, educação, lazer, melhoria de salários, saúde, entre outros, funcionando como medidas preventivas, à

4

medida que proporciona uma melhoria na qualidade de vida das pessoas, criando novas perspectivas de vida.

8 EMBASAMENTO TEÓRICO

8.1 CONCEITO Entende-se por “organização”: a associação ou instituição com objetivos definidos. Segundo Mendroni.

Decorre daí, em precária suposição, que organização criminosa seja um organismo ou empresa, tendo como objetivo a prática de crimes, ou seja, a prática de atividades ilegais. É, portanto “empresa” voltada à prática de crimes. (MENDRONI, 2004 p.6).

Também podemos definir organização como grupo de pessoas voltadas para atividades ilícitas e clandestinas que possui uma hierarquia própria e capaz de planejamento empresarial, que compreende a divisão do trabalho e o planejamento de lucros. Nos dias atuais as organizações criminosas têm o mesmo sistema de uma empresa, porém, só não existe a burocracia com o seu governo. Dessa forma, quem não cumpre com as ordens, acaba pagando com a vida.

Importante também salientar o conceito de nosso ilustre doutrinador Flávio Gomes

O crime organizado possui uma textura diversa: tem caráter transnacional na medida em que não respeita as fronteiras de cada país e apresenta características assemelhadas em várias nações; detém um imenso poder com base numa estratégia global e numa estrutura organizativa que lhe permite aproveitar as fraquezas estruturais do sistema penal; provoca danosidade social de alto vulto; tem grande força de expansão, compreendo uma gama de condutas infracionais sem vítimas ou com vítimas difusas; dispõe de meios instrumentais de moderna tecnologia; apresenta um intricado esquema de conexões com outros grupos delinquenciais e uma rede subterrânea de conexões com os quadros oficiais da vida social, econômica e política da comunidade; origina atos de extrema violência; exibe um poder de corrupção de difícil visibilidade; urde mil disfarces e simulações e, em resumo, é capaz de inerciar ou fragilizar os Poderes do próprio Estado. (GOMES, 1997, p. 75)

8.2 CARACTERIZAÇÃO

5

Elaborar um conceito que defina organizações criminosas, atualmente de forma satisfatória, é uma tarefa muito difícil. Pois, apesar de atingirem inúmeras nações e de praticarem crimes de proporções internacionais, elas desenvolvem-se de inúmeras maneiras, adquirindo particularidades de seu lugar de origem. De acordo com Mendroni.

São inúmeras as organizações criminosas que existem atualmente. Cada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com