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Por:   •  22/3/2015  •  443 Palavras (2 Páginas)  •  122 Visualizações

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Introdução

Devido ao seu formato inovador, o programa de reality show Big Brother

tem gerado inúmeras discussões dentro da academia acerca dos seus significados e

impactos na sociedade. Enquanto alguns o consideramcomo um marco na televisão

mundial pela sua capacidade de hibridizar diversos gêneros televisivos (CASTRO

2006), outros afirmam que o Big Brother mudou a própria cultura, ao tornar a

performance da autenticidade uma característica chave da interação humana

(ANDREJEVIC 2005). O interesse despertado é tal, que podemos achar trabalhos

abordando o programa a partir de disciplinas tão diversas quanto a psicologia

(BEATTIE

2003),

os

estudos

de

gênero

(STARRS

2004),

a

lingüística

(THORNBORROW & MORRIS 2004), o teatro (LAVENDER 2003), e até mesmo a

antropologia da religião (DUTTON 2006). Na área da comunicação, podemos

encontrar inúmeros artigos e capítulos publicados sobre o Big Brother – incluindo

uma edição inteiramente dedicada ao programa na revista acadêmica Television and

New Media no ano de 2002 –, além da coletânea de ensaios editada por Ernest

Mathijs e Janet Jones no livro Big Brother International, onde são investigadas

versões do programa exibidas em diferentes países, e sob várias perspectivas. Isto

sem mencionar os inúmeros livros e readers analisando o gênero dos reality shows,

onde o Big Brother é freqüentemente citado com destaque.

De um modo geral, os trabalhos acadêmicos sobre o novo formato tentam

entender este reality show sob a ótica dos estudos culturais e midiáticos. Algumas

destas análises investigam as implicações da transmissão multi-plataforma2 no

processo de recepção do programa (JONES 2004; ROSCOE 2004a; TINCKNELL &

RAGHURAM 2002), outras se preocupam em estudar as possibilidades abertas pela

interatividade oferecida pelo Big Brother (CORNER 2002; HOLMES 2004). Também

podemos encontrar trabalhos que problematizam o conceito de autenticidade junto

aos fãs do reality show (ANDACHT 2004; HILL 2005; JONES 2003; VAN ZOONEN

2001), os que enxergam o formato como campo fértil de estudo da formação e

legitimação das identidades contemporâneas (CHANDLER & GRIFFITHS 2004;

O Big Brother é um produto multi-plataforma na medida em que ele existe

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