TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pscologia Da Aprendizage

Trabalho Universitário: Pscologia Da Aprendizage. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  2.763 Palavras (12 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Psicologia da Aprendizagem”, -2º semestre-, sob orientação da professora-tutora à distância Camila de Melo Andriotti.

Campinas

Junho / 2013

INTRODUÇÃO

As contribuições da Psicologia para a Pedagogia, através da história foram instrumentos que auxiliaram no avanço e aperfeiçoamento através do tempo, em teorias e esforços. Para refletir neste movimento e transformação sobre o homem, cito Guimarães Rosa, que em Grandes Sertões: Veredas, expressa a aliança entre estas ciências:

“O importante e bonito do mundo é isso: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas, mas que elas vão sempre mudando. Afinam e desafinam”.

Nesta reflexão poética, de forma figurada introduzimos a psicologia como ciência que tem como matéria prima o homem. A beleza da sua transformação, em todas as suas expressões, as visíveis (do comportamento) e as invisíveis (dos sentimentos), tendo uma olhar que o homem, ser autônomo, que se desenvolve e se constitui a partir de sua relação com o mundo social e cultural, mas que não tem destino pronto, mas que constrói seu futuro ao agir sobre o mundo.

Segundo Bock, Furtado e Teixeira (2008), a Psicologia contribui para a compreensão da totalidade da vida humana, como um ser concreto e multideterminado. Esse é o papel de uma ciência crítica, da compreensão, da comunicação e do encontro do homem com o mundo em que vive, já que o homem que compreende a história ( o mundo externo) também compreende a si mesmo (sua subjetividade), e o homem que compreende a si mesmo pode compreender o engendra mento do mundo e criar novas rotas e utopias.

Com este olhar, surgem estudos e pesquisas, com várias tendências metodológicas contribuindo para o aperfeiçoamento da pedagogia, aplicando à educação, como: a avaliar controle e distúrbio de aprendizagem, níveis de dificuldades do educando, ritmo de aquisição de conhecimentos, etc.

E com isto, a psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem passa a ter grande representação de interesses aos processos de ensino e aprendizagem, contribuindo com métodos e conceitos, servindo de apoio efetivo ao educador, possibilitando uma melhor eficácia no processo de aprendizagem.

Todos têm a capacidade de aprender (Piletti, 2013, p.10), entretanto, há diversas concepções sobre o processo de aprendizagem. E cada um aprende sob determinadas condições e de acordo com o próprio ritmo.

Há inúmeras teorias da aprendizagem, mas segundo Bock, Furtado e Teixeira (2008), essas teorias poderiam ser genericamente reunidas em duas categorias: as teorias do condicionamento e as teorias cognitivistas.

As teorias do condicionamento, neste grupo se definem a aprendizagem pelas suas conseqüências comportamentais e enfatizam as condições ambientais como forças propulsoras da aprendizagem, ou seja, a aprendizagem é a conexão entre o estímulo e a resposta.

As teorias cognitivistas, neste grupo se definem a aprendizagem como um processo de relação do sujeito com o mundo externo e que tem conseqüências no plano da organização interna do conhecimento (organização cognitiva), ou seja, o individuo adquire, assim, um número crescente de novas ações como forma de inserção em seu meio.

Para os cognitivistas aprendizagem é o processo de organização das informações e de integração do material à estrutura cognitiva. Nesta abordagem cognitivista, para Ausubel, diferencia a aprendizagem mecânica da aprendizagem significativa. Refere-se à aprendizagem mecânica à aprendizagem de novas informações com pouca ou nenhuma associação com conceitos já existentes na estrutura cognitiva. E a aprendizagem significativa, quando um novo conteúdo se relaciona com conceitos relevantes e disponíveis na cognição, sendo então assimilados.

Com esta visão destes dois grupos, objetivo principal é evidenciar as contribuições da Psicologia na compreensão do processo de aprendizagem e refletir sobre diversas teorias psicológicas, em seus conceitos e métodos, sua compreensão de homem e de educação, viabilizando ao educador um apoio para a escolha para cada realidade.

Portanto, cabe ao educador refletir vinculados ao trabalho escolar, cotidiano em sala de aula, as demais teorias, sendo de Piaget, Freud, Vigotski, Wallon, Rogers, Freire ou Ferreiro, quais caminham com este ou aquela realidade, e assim ver pessoas se transformarem, afinando e desafinando, mudando e nunca serem terminadas.

TEORIAS

Psicologia

Aspectos conceituais

Contribuições para o âmbito educacional

Teoria cultural sócio histórico

Segundo Melo (2004), Vygotsky é um dos principais pensadores dessa teoria. No entendimento de Melo (2004, p. 136), na “teoria histórico-cultural, a criança nasce com uma única potencialidade, a potencialidade para aprender potencialidades”.

Melo (2004, p. 145) ressalta que com essa teoria entendemos “que o papel da educação é garantir a criação de aptidões que são inicialmente externas aos indivíduos e que estão dadas como possibilidades nos objetos materiais e intelectuais da cultura”.

Teoria Genética da aprendizagem

Segundo, Piletti, (2013, p.65-66) Piaget, afirma que a pesquisa sobre o desenvolvimento cognitivo: a inatista que homenageia os fatores endógeno e ambientalista. Em suas pesquisas Piaget, segue pelo percurso interacionista, afirma que o desenvolvimento se dá com interação.

Segundo Piletti,(2013, p.66)O eixo principal da teoria genética é o entendimento do desenvolvimento do ser humano em todos os seus estágios, e as relações entre os aspectos biológicos e sociais,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com