TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pscologia Da Aprendizagem

Ensaios: Pscologia Da Aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  2.138 Palavras (9 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE ANHANGUERA DE PIRACICABA

CURSO DE PEDAGOGIA

ATPS – PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

NOME: Natalia Tornisielo Novello RA: 7128514141

Piracicaba - SP

2014

NOME: Natalia Tornisielo Novello RA: 7128514141

ATPS – PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

Trabalho de ATPS – Psicologia da Aprendizagem apresentado como exigência para avaliação da disciplina Psicologia daAprendizagem, em Pedagogia, na Faculdade Anhanguera de Piracicaba.

FACULDADE ANHANGUERA DE PIRACICABA

PIRACICABA – 2014

ETAPA 1

A importância da Psicologia da Aprendizagem para a Pedagogia

A importância da psicologia na educação possibilita a criança a apreender, planejar, direcionar e avaliar as suas ações. Ao longo desse processo, ela comete alguns erros, reflete sobre eles e enfrenta a possibilidade de corrigi-los. Experimentam alegrias, tristezas, períodos de ansiedade e de calma. Trata de buscar consolo em seus semelhantes. Não concebe a vida em isolamento.

A importância da Psicologia no processo ensino-aprendizagem reside no reconhecimento de que a educação é um fenômeno verdadeiramente complexo e o seu impacto no desenvolvimento humano obriga que se considere a globalidade e a diversidade das práticas educativas em que o ser humano se encontra imerso, isto porque a educação se desdobra em múltiplos contextos nos quais as pessoas vivem e participam definidos como âmbitos educativos.

O papel do professor nesse processo é fundamental. Ele procura estruturar condições para a ocorrência de interações professor-alunos-objeto de estudo, que levam à apropriação do conhecimento. De maneira geral, portanto, essa visão de aprendizagem reconhece tanto a natureza social da aquisição do conhecimento como o papel preponderante que nela tem o adulto. Estas considerações, em conjunto, têm sérias implicações para a educação: procede-se, na aprendizagem, do social para o individual, através de sucessivos estágios de internalização, com o auxilio de adultos ou de companheiros mais experientes.

Contribuicção da Psicologia para a Educação

A psicologia encontra-se, como uma das disciplinas que precisa ajudar o professor a desenvolver conhecimento e habilidades, além de competências, atitudes e valores que o possibilite ir construindo seus saberes-fazeres docentes, apartir das necessidades e desafios que o ensino, como prático social, transmitir o conhecimento para os alunos o professor desempenhará também a função de formador da personalidade de seus alunos no processo ensino-aprendizagem, pois o aluno por sua vez é um sujeito ativo de seu processo de formação e desenvolvimento intelectual, afetivo e social; e o professor tem o papel de mediador do processo de formação do aluno; a mediação própria do trabalho do professor é favorecer a inter-relação entre aluno e o objeto de seu conhecimento; nessa mediação, o saber do aluno é uma dimensão importante do seu processo de conhecimento.

A Psicologia no âmbito da escolar deve também contribuir para aperfeiçoar as relações entre professores e alunos, além dos pais, direção e demais pessoas que interagem nesse ambiente. É neste contexto e neste lugar que a Psicologia poderá contribuir para uma visão mais abrangente dos processos educativos que se passam no contexto educacional. Pois, uma vez que, as contribuições da psicologia inserinda na equipe educacional preparam os conteúdos a serem ensinados visando estabelecer outros e novos patamares para a compreensão dos fatos que ocorrem no dia a dia da escola.

A contribuição da psicologia para a educação é fornecer subsídios para desenvolvimento e elaboração do planejamento Curricular da Escola, nas várias modalidades de ensino, Permitindo uma maior compreensão e conhecimento acerca das diversas fases do desenvolvimento do ser humano, e um melhor entendimento sobre a aprendizagem e das condições que a torna mais eficiente e fácil de ser assimilada, compreendida.

Na Educação Infantil, ajuda no planejamento e na dinâmica das atividades infantis a serem desenvolvidas e permite o conhecimento e a compreensão do desenvolvimento da criança nas diferentes fases, Nas demais modalidades de ensino, a contribuição se mostra ao subsidiar o planejamento das propostas de atividades curriculares com o objetivo de orientar a exploração, a descoberta e a construção de noções, isto é, o desenvolvimento e o conhecimento do mundo físico e social da língua, da matemática, das ciências naturais e sociais que são os eixos básicos da função pedagógica na escola.

Etapa 2

Teoria Verbal Significativa: Ausubel baseia-se na premissa de que existe uma estrutura na qual organização e integração de aprendizagem se processam. Para ele, o fator que mais influencia a aprendizagem é aquilo que o aluno já sabe ou o que pode funcionar como ponto de ancoragem para as novas idéias.

Teoria Genética de Aprendizagem: Piaget afirma que durante a vida serão vários os modelos de organização dos significados, conhecimento gerados através de uma interação do sujeito como meio. O desenvolvimento passa por estágios de desenvolvimentos. Para que ocorra a construção do novo conhecimento, é preciso que o contato já assimilado passa por um processo de desorganização para que em contato com o novo conhecimento possa a se reorganizar. Estágio do desenvolvimento: Sensório-motor ( do nascimento aos 2 anos), pré-operátorio ( de 2 a 6 anos), operatório concreto ( de 7 a 11 anos) e operatório formal ( de 12 a 16 anos).

Teoria Sociocultural: Vygotsky fala das As mudanças que ocorrem em cada um de nós têm a sua raiz na sociedade e na cultura. O processo de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com