TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Ambiental

Pesquisas Acadêmicas: Psicologia Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  957 Palavras (4 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 4

PSICOLOGIA AMBIENTAL

CAMPOS DE ATUAÇÃO, ASPECTOS ÉTICOS E ASPECTOS LEGAIS

A educação ambiental, em nosso ponto de vista, teria que ser mais aplicada como um campo essencial de estudo entre as matérias escolares, pois assim daria mais ênfase e nos mostraria realmente os problemas que estamos continuamente vivenciando. Assim nossos valores já seriam construídos e aprimorados sobre o assunto, onde contribuiríamos mais para uma civilização mais sustentável.

A natureza é vista, na maioria das vezes, como um objeto a ser dominado, sendo assim degradada, visando os lucros e interesses do homem. O homem então, por ter a capacidade de projetar a natureza, não mede esforços para alcançar seus objetivos, e nem analisar os problemas e consequências decorrentes dos seus atos, onde seria necessário o envolvimento de todas as classes sociais, apesar de muitas dificuldades de algumas camadas da sociedade que ainda não adquiriu uma cultura adequada para se atingir os níveis necessários e consequentemente se obter resultados positivos. (FREIRE e VIEIRA, 2006).

Nas ultimas décadas houve um grande interesse pelas questões ambientais. Esse interesse se relaciona com a degradação causada pelo homem dentro de um ambiente, seja ele natural ou um ambiente concreto. “O homem acaba destruindo o ambiente, antes de conhecê-lo”. O homem acha que já conhece o ambiente assim como ele acha que conhece outro ser humano, fazendo assim mudanças no ambiente que nem sempre é favorável para ambos. (SANTOS, 2001)

O homem muitas vezes altera o ambiente de forma natural, porque o modo como o homem esta psicologicamente vai alterar no ambiente, por exemplo: Quando o homem esta estressado, cansado, agitado, com dores físicas a tendência é não deixar o ambiente organizado ou modificar o ambiente de outras formas, como também o ambiente pode interferir também no homem, como por exemplo, no trânsito, a pressa, muitos veículos, acaba causando no homem, uma sensação de desconforto, fazendo assim com que o ambiente interfira no homem (FONSECA, 2011).

A Psicologia Ambiental quer mostrar que o ser humano é capaz de gerar mudanças, fazendo assim um mundo socialmente mais justo e ecologicamente também mais sustentável (FREIRE e VIEIRA, 2006).

Os seus campos de atuação estão ligados com a Sociologia e Antropologia Urbana, Ergonomia, Desenho Industrial, Paisagismo, Engenharia Florestal, Arquitetura, Urbanismo e Geografia, entre outras. Estas áreas têm em comum com a Psicologia Ambiental o estudo da relação recíproca entre o comportamento humano e o ambiente físico e/ou natural. (SANTOS, 2003)

Na Psicologia Ambiental, existem os aspectos legais. No Brasil, uma das primeiras leis foi a Lei Federal Nº 6.938, de 1981, que fala da necessidade de que a educação ambiental seja oferecida em todos os níveis de ensino. A Lei Federal Nº 9.795, de 1999, institui a “ Política Nacional de educação ambiental”. Essa é a mais recente e a mais importante Lei para a educação ambiental. Nela são definidos os princípios relativos à Educação Ambiental que deverão ser seguidos em todo o País. (FIGUEIREDO; ANDREAZZA, 1981)

Fazem parte desses princípios básicos:

- O enfoque holístico, democrático e participativo;

- A concepção do Meio Ambiente em sua totalidade, considerando a interdependência entre o meio natural, sócio econômico e o cultural, sob o enfoque da sustentabilidade;

- O pluralismo de idéias e concepções pedagógicas;

- A permanente avaliação critica do processo educativo;

- A abordagem articulada das questões Ambientais locais, regionais, nacionais e globais;

- A vinculação entre a ética, educação, trabalho e as práticas sociais;

- O reconhecimento e o respeito á pluralidade e à diversidade individual e cultural. São objetivos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com