TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Ambiental

Trabalho Escolar: Psicologia Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/6/2014  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  491 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo:

O objetivo desse trabalho e aduzir sobre a importância da psicologia ambiental, caracterizando seus principais aspectos, assim como desenvolver um breve sumario de sua historia, iremos aludir sobre seu trabalho junto as políticas publicas, e as necessidades da conscientização do individuo em detrimento do contexto social onde ele vive.

Abstract:

The aim of this work and to adduce about the importance of environmental psychology, showing its principal aspects, as well as developing a brief summary of your story, we will mention about their work with the public policies and awareness to the needs of the individual at the expense of context social where he lives.

Introdução:

Ao passo que a humanidade se desenvolve, cria-se a necessidade de se entender os mecanismos do individuo homem, e como este reage o mundo que o envolve. Com o aparecimentos das cidades e seu crescimento desordenado, ficou evidente a necessidade dessa compreensão psicossocial, na eminência da contextualização dos debates sociopolíticos abordado pela educação ambiental sobre a visão da psicologia, se emanou a idealização da Psicologia Ambiental. Este olhar fundamenta objetivamente as inter-relações entre homem e o meio ambiente, levando em conta os efeitos causados pelo individuo mediante suas necessidades de espaço e subsistência, lançando uma visão de biossustentabilidade.

Evidencia-se na atualidade uma ótica antropocêntrica, intrínseca na consolidação da psique humana em suas fazes de desenvolvimento inicial (a infância), se instalou o sincretismo da necessidade do progresso com a atitude descomedida do homem no uso da natureza. Esse conceito infantil e retrógado com o passar do tempo tem se intensificado dado o “Bum” do crescimento populacional, o desequilíbrio do planeta, e por consequência do próprio homem. E esse aspecto é perceptível através de problemas principalmente em áreas urbanas como enchentes, desmoronamentos, erosão do solo, poluição de lagos e rios e abrangendo uma visão mais profunda a perda dos mananciais, mangues e áreas costeiras o aquecimento global, dado o desmatamento, as queimadas, o nível de poluentes jogados na atmosfera, levando ao derretimento das calotas polares o aumento do nível do mar, aumentando a incidência de secas, aumento da intensidade dos ventos com ciclones, furacões, tempestades tropicais, e etc. Essas condições de degradação incidem diretamente no aparecimento de diversas pragas e enfermidades.

Com o advento da psicologia ambiental, um novo esforço em consolidar a visão de biossustentabilidade, onde aborda conceito holístico de que terra é como um organismo vivo, com um sistema complexo de autoindução e organizador onde a preservação é fundamental para a sobrevivência do homem, modificando assim o comportamento humano desde o seu desenvolvimento inicial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com