TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Ambiental

Trabalho Universitário: Psicologia Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  424 Palavras (2 Páginas)  •  467 Visualizações

Página 1 de 2

PSICOLOGIA AMBIENTAL

A Psicologia Ambiental, trata-se de um campo recente na psicologia atual. Desta forma, este campo pesquisa o comportamento do ser humano em sua relação com o meio ambiente, sendo esta, tanto artificial quanto natural. Em linhas genéricas conforme estudioso Gabriel Moser, a Psicologia Ambiental estuda a pessoa em seu contexto, tendo como tema central as inter-relações - e não somente as relações – entre a pessoa e o meio ambiente físico e social. Sobre o tema se pode afirmar, que dos anos 60 até os dias atuais, vem surgindo estudos neste domínio, que neste sentido interage com disciplinas como a sociologia, antropologia urbana, ergonomia, entre outras.

No entanto, conforme a abrangência, estas áreas estudam diferentes aspectos da organização de espaço/ambiente físico e sua relação recíproca com o ser humano, encontrando assim, de forma freqüente, na literatura estrangeira, o importante termo a ser citado, environment-behavior relation, sendo este utilizado para caracterizar este campo de estudo, tendo como sugestão em nossa língua o termo relações indivíduo-ambiente. Por possuir característica interdisciplinar e por ser um campo que possibilita o estudo de fenômenos diversificados, a Psicologia Ambiental utiliza uma abordagem multi-metodológica e isto determina a escolha do método e o problema em estudo em cada situação. Quase toda pesquisa se orienta para a resolução de um problema prático e no meio termo procura também avançar o conhecimento teórico da área, sob o modelo da pesquisa-ação.

No que tange com relação à área de atuação da psicologia ambiental, podemos citar algumas referências a três áreas da psicologia, sendo estas a área clínica, psicologia educacional e psicologia organizacional. Em ambas as áreas, a psicologia ambiental vem com o intuito de proporcionar um melhor ambiente para quem o habita, e desta forma, traz melhores benefícios psicológicos ao ser humano.No mesmo sentido, a psicologia ambiental pode atuar na qualidade e conforto da vida do indivíduo, bem como na percepção e na conduta social. Neste contexto o Conselho Federal de Psicologia exige formação em psicologia para atuar como psicólogo e respectivamente da forma acima citada.

A psicologia ambiental pode intervir a vários níveis, não apenas no nível pessoal, mas a todos os níveis, bem como, na arquitetura, uma vez que esta influencia diretamente e comprovadamente no comportamento de fatores internos, como por exemplo, as cores destinadas aos ambientes, que favorecem um bom desempenho e estímulo da atividade a ser praticada no local. Por fim o que se pode concluir é que a psicologia ambiental é completamente favorável ao bom desempenho daqueles que com ela convivem, além de aumentar a criatividade e o conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com