TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Ambiental

Trabalho Universitário: Psicologia Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  1.024 Palavras (5 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 5

MESTRADO EM EDUCAÇÃO E SAÚDE

PSICOLOGIA AMBIENTAL: Entendendo as relações do homem com seu ambiente

JOSILENE NERES DOS SANTOS

PROF.: Ms. BENJAMIN HORTA

FORMOSA-GO

2014

GÜNTHER, Hartmut.; PINHEIRO, José Q.; GUZZO, Raquel Souza Lobo. Psicologia ambiental: Entendendo as relações do homem com seu ambiente. Campinas/SP: Alinea, 2004.

A obra analisada tem como temática principal a Psicologia Ambiental tendo como foco o entendimento das relações entre o homem e a natureza. Apresenta uma área do conhecimento considerada como nova e inovadora, pois é recente e conta, em sua maioria, de jovens pesquisadores. É uma coletânea de estudos incluindo estudos em língua espanhola, o que dificulta um pouco a leitura e compreensão do mesmo. O foco da obra é o curso de Psicologia e ação pedagógica em sala de aula.

O texto está estruturado em nove estudos diferentes, abordados em duas partes e com nove estudos diferentes, da seguinte forma: Primeira Parte – Entendendo o contexto como ambiente e a constituição humana contemplando os seguintes estudos: Problemas ambientais como desafio para a Psicologia; El estúdio de las relaciones ambientales desde lasaportaciones de La Gestalt al estúdio de lasubjetividad y elanálisiscualitativo. A segunda parte trata dos elementos do processo de interação humano-ambiental em destaque, que contempla: Barra Funda, São Paulo: área emergente ou referencial para um futuro sustentável?; Proposiciones desde laeducacion ambiental para lapreservacion y ladescontaminación ambiental; Sintaxis Espacial: larelacion entre laconfiguración espacial y lapercepción y ejecución de tareas de orientación; A porta: objeto dos espaços humanos; Onde encontrar os jovens na psicologia ambiental?; Experiência “ambiental” de ambientes representados; Psicologia ambiental e do desenvolvimento: o espaço em instituições infantis.

O foco narrativo do texto enfoca os contextos históricos, teóricos e práticos relacionados a questão proposta. É uma obra com importantes elementos acerca da Psicologia Ambiental e da sua aplicação na prática contemporânea. A divisão dos estudos não tem uma sequência lógica, porém não prejudicam sua compreensão.

Na primeira parte do estudo vale destacar o conceito de Psicologia Ambiental que está relacionado a ciência que estuda o homem em seu contexto físico e social, buscando compreender sua relação com o meio ambiente, tendo como foco de interesse o estudo dos efeitos das condições do ambiente sobre os comportamentos individuais. Outro ponto importante é a ênfase no objetivo da obra que se volta para as classes de graduação em Psicologia e áreas correlatas tendo como objetivo levar ao entendimento do homem pelos referenciais da psicologia ambiental.

Ao relacionar os problemas ambientais como um desafio para a Psicologia enfoca que o planeta está perdendo condições de ser habitável e tende a se destruir caso não se modifique as formas de produção e consumo dos recursos naturais. Na visão do autor as últimas décadas tem sido decisivas na idealização de um novo modelo de sustentabilidade. Estes se modificam e tornam a vida do planeta quase insustentável. E como forma de compreender a questão tratada destaca o contexto histórico do delineamento da Psicologia Ambiental.

Entre as pesquisas destacadas as análises se voltam especificamente para a compreensão da visão da Psicologia quanto a inserção social do homem e sua relação com a natureza. Aspectos relevantes são observados no estudo realizado na Barra Funda em São Paulo no que diz respeito a inserção social da criança e sua locomoção nos ambientes urbanos. Elenca a importância das práticas culturais voltadas para a relação homem e natureza, bem como as diferentes práticas necessárias na infância. Relata ainda que há uma escassez de estudos nesta área e que ainda é fundamental que eles sejam construídos a partir da compreensão que no meio urbano as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com