TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA NO DIREITO

Trabalho Universitário: PSICOLOGIA NO DIREITO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  698 Palavras (3 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 3

QUESTÃO 1- Leia com atenção as afirmativas e assinale a alternativa correta justificando sua resposta:

a) Quando explicamos nosso comportamento e dos outros utilizando nossas lembranças e experiências pessoais, estamos baseados na psicologia do senso comum que nos permite avaliar nossas questões inclusive as mais complexas.

b) A psicologia do senso comum varia de época para época devido os conhecimentos que são transmitidos á maioria das pessoas dessa mesma época, mas ela não permite avaliar questões complexas.

c) A psicologia científica Quando explicamos nosso comportamento e o dos outros utilizando baseada nos sentidos tende a acreditar em tudo que vê e procura por métodos experimentais comprovar o que os sentidos mostram.

d) A psicologia científica é um método de pesquisa baseado somente na inteligência do

ser humano que é seu objeto de estudo.

e) A psicologia é caracterizada pela unidade de objeto de estudo, no caso a personalidade do ser humano.

JUSTIFICATIVA:

Alternativa (B): Senso comum significa um tipo de conhecimento adquirido pelo homem a partir de experiências, vivências e observação do mundo. É uma forma de conhecimento vulgar ou popular. Caracteriza-se por conhecimentos empíricos acumulados ao longo da vida e passados de geração em geração. É um saber que não se baseia em métodos ou conclusões científicas, e sim no modo comum e espontâneo de assimilar informações e conhecimentos úteis no cotidiano.

QUESTÃO 2 - Considerando as “Ciências psicológicas” que divide os estudos em psicologia por temas, mencione e explique cada uma delas :

Escola behaviorista -. Dedica-se ao estudo das interações entre o individuo e o ambiente, entre as ações do individuo (suas respostas) e o ambiente (as estimulações). Ex: estímulos ambientais, os experimentos.

Escola gestaltica- os mecanismos da percepção e sua influência sobre o comportamento humano, o que o indivíduo percebe e como percebe são dados importantes para a compreensão do comportamento humano.

Escola psicanalítica - comportamento anormal e suas injunções inconscientes.

“Psicologia Jurídica” - seu objeto de estudo localiza-se nas relações e interações entre o indivíduo, o Direito e o Judiciário. (psicossocial)

QUESTÃO 3 - Luana procurou sua amiga Marcela para pedir conselhos sobre seu relacionamento amoroso, pois estava muito triste devido ter descoberto uma infidelidade do seu namorado, Marcela aconselhou a amiga que fizesse como ela tinha feito quando passou pela mesma situação, escrevesse o nome do namorado e colocasse no congelador por dois meses que com certeza depois desse período ele nunca mais iria olhar para outra mulher. Com base nos seus conhecimentos, explique que tipo de psicologia foi utilizada nessa situação e porquê?

JUSTIFICATIVA:

Psicologia do senso comum. Porque foi baseada em conselhos e ditos populares que são tidos como verdades e seguidos pelo povo.

QUESTÃO 4- - Sobre a Psicologia Jurídica é correto afirmar:

a) O psicólogo aparece como um ator importante contribuindo pelo seu saber e sua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com