TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Do Trabalho

Dissertações: Psicologia Do Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/12/2014  •  478 Palavras (2 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 2

comunicação é um processo que envolve a troca de informações, e nesse processo há uma infinidade de maneiras de se comunicar: duas pessoas tendo uma conversa face-a-face, ou através de gestos com as mãos, a fala, a escrita, mensagens enviadas utilizando a rede global de telecomunicações, entre outros. Como pode ser visto, a comunicação não é constituída apenas de código verbal.

Quando percebemos algo, já ocorreu um processo de comunicação entre você o meio, ou seja, ouve uma codificação (formação de um sistema de códigos) e decodificação (a forma de procurar entender a codificação) de mensagens.

Edson A. Oliveira Téc. Seg. do Trabalho

Essas mensagens nos permite a troca de informações:

Seu esposo diz:

-Querida, te amo!

Essa foi a mensagem enviada a você (um código). Você recebe a mensagem, decodifica-a e então tem condições de responder:

-Eu também te amo amor!

Essa foi a nova mensagem que por sua vez será decodifica pelo seu esposo.

Edson A. Oliveira Téc. Seg. do Trabalho

Resumidamente, o esquema básico da comunicação é:

Transmissor (aquele que codifica); Mensagem (transmitida utilizando um código);

Receptor (aquele que decodifica).A psicologia do trabalho é uma subdisciplina da psicologia que se dedica ao estudo, concepção, avaliação e reestruturação das atividades de trabalho. Próxima à psicologia do trabalho se encontra a psicologia organizacional ou das organizações, que se dedica sobretudo ao estudo dos aspectos organizacionais de firmas e empresas. Devido à grande proximidade entre as duas áreas, elas são muitas vezes tratadas conjuntamente sob a designação psicologia do trabalho e das organizações. Outra disciplina próxima é a ergonomia, que se dedica também à estruturação do trabalho humano, mas de maneira mais acentuada ao sistema homem-máquina1 . Entre as tarefas da psicologia do trabalho estão : (a) Seleção e recrutamento profissional; (b) Treinamento e avaliação de desempenho profissional e o aconselhamento e orientação profissional 2 , 3 , 4 . Essa ultima encontra-se formulada desde as primeiras concepções dessa aplicação da psicologia. Para Hugo Münsterberg (1863 — 1916) trata-se da aplicação dos conhecimentos psicológicos ao estudo do trabalho diferenciado em profissões. 5 .

Um mecânico trabalhando em uma bomba a vapor de uma termoelétrica (foto de Lewis Hine, 1920).

Uma história da psicologia aplicada ao trabalho, psicologia industrial ou organizacional deve recuperar ou distinguir as duas principais aplicações desta disciplina científica ao trabalho: a Ergonomia ou estudo científico da relação entre o homem a máquina, o ambiente e a organização do trabalho 6 e a Profissiografia do início do século, elemento fundamental dos estudos organizacionais dos políticas empresariais dos "planos de cargos e salários" e da CBO, a Classificação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com