TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Psicologia Organizacional

Trabalho Universitário: Trabalho De Psicologia Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2013  •  719 Palavras (3 Páginas)  •  1.514 Visualizações

Página 1 de 3

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO SUPERIOR BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

PRODUÇÃO TEXTUAL

São Fèlix do Coribe

2010

PRODUÇÃO TEXTUAL

Trabalho apresentado ao Curso Bacharelado em Administração pela UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Psicologia Organizacional.

Prof. Sara Maria de Melo Elgenneni

São Fèlix do Coribe

2010

INTRODUÇAO

A Psicologia Organizacional é um ramo da psicologia que estuda o comportamento dos individuos nas organizações procurando corrigir os problemas que mais afeta o indivíduo na organização como estresse, absenteísmo, queda na produção, conflitos, etc. Além desses, busca também, melhorar o desempenho do individuo através de aplicações prática que elevem a motivação dos trabalhadores em geral. As empresas têm empregado esses conhecimentos para melhorar sua produtividade e as relações de trabalho da empresa com os funcionários, por isso identificar fatores como:

I. Motivação

II. Liderança

III. Clima organizacional

IV. Estresse

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A história da psicologia organizacional é uma criação do século XX, com seu inicio no final do século XIX, praticamente desde o início do campo da psicologia. Os primeiros a realizar um trabalho de psicologia organizacional foram os psicólogos experimentais que estavam interessados em aplicar novos princípios de psicologia para resolver problemas nas organizações, os primeiros trabalhos concentravamse em questões de desempenho no trabalho e de eficiência organizacional. Os principais fundadores são Hugo Munsterberg e Walter Dill Scott, psicólogos experimentais, ambos tinham interesse em seleção de funcionários e uso de testes psicológicos.

Outra influência no campo organizacional foi Frederick Winslow Taylor, engenheiro de profissão, estudava a produtividade dos funcionários de empresas. Defendia que o trabalho deve ser analisado e para que o modo otimizado de executar as tarefas possa ser especificado, os funcionários também devem ser selecionados de acordo com as características relacionadas ao desempenho no trabalho. E os mesmos devem ser treinados cuidadosamente para executar as tarefas e serem recompensados por sua produtividade para incentivar a melhoria do desempenho. Mas é necessário também um pouco de embasamento teórico para ter mais segurança nos desafios que vem pela frente, seja interno ou externo o problema que se apresentar. Baseado nisso Karina Wandick afirma:

O agente da mudança utiliza várias técnicas de desenvolvimento organizacional para realizar a colheita de dados, diagnóstico organizacional e ação de intervenção. Estas técnicas têm o objetivo de melhorar a eficácia das pessoas, as relações entre pessoas, o funcionamento do grupo, as relações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com