TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Do Trabalho

Dissertações: Psicologia Do Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  557 Palavras (3 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 3

A Evolução da Ciência Psicológica

O capítulo trata como início da etimologia e estudo da psicologia por volta de 2000 anos na Grécia antiga. Onde também é considerado o berço da democracia.

Vale salientar que as democracias vividas nas cidades estados gregas eram aplicadas apenas para eles, onde qualquer escravo de batalhas não possuía o direito de escolha. Segundo Geoffrey Blainey em seu livro Uma Breve História do Mundo externa sua opinião que a democracia utilizando o conceito grego data de um pouco antes desse período. Onde os Incas e Astecas aqui na América do Sul já vivenciavam, ou seja, aqueles de sua raça ou origem, tinham direito de escolha, mas aqueles capturados em batalhas e guerras estavam predispostos apenas à servir.

Ainda na Grécia surgiram os primeiros filósofos documentados que dedicaram seu tempo na formulação de conceitos e pensamentos sobre a psicologia. Nesse período foi formulado a ideia que todos os seres vivos possuem alma, e que ela é algo intangível. Onde Platão defendia que a alma continuava a existe mesmo após a morte, enquanto seu discípulo Aristóteles acreditava que a alma existia em todos os seres vivos.

O texto dar continuidade referenciando logo em seguida o Império Romano e o cristianismo na Idade Média, nesse período a psicologia está atrelada à Religião Católica. Nesse período o poder e conhecimento estavam nas mãos dos sacerdotes. Nesse período os maiores pensadores em psicologia eram padres ou religiosos. Nessa fase Santo Agostinho ganha destaque ao afirmar que a alma é algo eterna e é o espelho da divindade.

São Tomás de Aquino por sua vez garante a hegemonia e o poder da Igreja Católica ao retomar os pensamentos de Platão sobre essência e existência. Onde a perfeição humana está em alcançar Deus.

Em seguida aborda a psicologia no período da Renascença, nesse período a psicologia volta-se ao estudo do homem e sua alma, indo contra os pensamentos pregados por São Tomás de Aquino a aproximadamente 200 anos antes. Nesse período de grande valorização do homem, data-se uma descoberta épica realizada por Copérnico, ele descobre que o nosso planeta não é o centro do universo, onde o nosso planeta que gira ao redor da estrela maior, o Sol.

No século XIX data os primeiros relatos da psicologia cientifica em paralelo a ao surgimento do Capitalismo. Nesse período o conhecimento é desmembrado da fé, pensamentos como aqueles defendidos que Deus era o centro de tudo separa-se da ciência. Um dos grandes responsáveis por essa separação de ideologia é Darwin com sua teoria da evolução.

Ainda nesse período surge inventos imprescindíveis para o homem, como a invenção da máquina. No ramo da psicologia nesse período começa o “mapeamento do cérebro” e suas relações de estímulos e pensamentos, doenças mentais e avanço em seu tratamento.

A psicologia cientifica que começa a surgir no final do século XIX . E seus primeiros pensadores como Wundt, Weber, Fechner, além de Edward B. Titchner e William James. Nessa fase a psicologia se separa da filosofia. Além de detalhar suas abordagens, que são: o Funcionalismo, o Estruturalismo e o Associacionismo.

Por fim chega a psicologia no século XX, nesse período a posologia é separada do conceito alma e passa a ter uma maior concentração dos estudos de doenças psicológicas. Conclui falando das três tendências que sugiram no período, são elas o Behaviorismo, a Gestalt e a mais fortes e recorrentes atualmente, a Psicanálise.

...

Baixar como  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »