TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Social E Servio Social

Artigo: Psicologia Social E Servio Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  2.537 Palavras (11 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

PSICOLOGIA SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL

MACEIÓ – AL

2013

PSICOLOGIA SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL

RELATÓRIO REFERENTE À ATPS

Trabalho apresentado como requisito parcial, para obtenção de nota no Curso de Serviço Social, na disciplina de Psicologia Social e Serviço Social, sob a orientação da Tutora Mércia Gomes da Silva.

1 – INTRODUÇÃO

O presente trabalho foi elaborado com o objetivo de nos levar a compreensão do significado social da profissão e de seu desenvolvimento sócio-histórico, desvelando as possibilidades de ação contidas na realidade, e também nos auxiliando na identificação das demandas presentes na sociedade, visando à formulação de respostas profissionais para o enfrentamento da questão social, e nos levando a refletir sobre a importância da compreensão dos mecanismos sociais que podem influenciar a vida tanto psíquica como social dos indivíduos na sociedade.

Neste trabalho também serão apresentados dois conflitos sociais, retirados das cenas do filme Tropa de Elite, na qual será destacada a importância do Serviço Social na resolução desses conflitos e serão interrogadas as medidas de intervenção, isto é, como o trabalho do Assistente Social é relevante para intervir na realidade social, a qual produziu estes conflitos.

2 - MANIFESTAÇÕES CULTURAIS DO SER HUMANO

O que é cultura e quais são as manifestações culturais apresentadas no filme Tropa de Elite.

Para entendermos o conceito de cultura dentro do filme tropa de elite é necessário entender, quais as características gerais de cultura.

A cultura popular é o resultado de uma interação contínua entre pessoas de determinadas regiões e recobre um complexo de padrões de comportamento e crenças de um povo. Nasceu da adaptação do homem ao ambiente onde vive e abrange inúmeras áreas de conhecimento: crenças, artes, moral, linguagem, idéias, hábitos, tradições, usos e costumes, artesanatos, folclore, e abrange um modo de vida etc. A cultura popular surge das tradições e costumes e é transmitida de geração para geração, principalmente, de forma oral. O conteúdo da cultura popular é determinado em grande parte pelas indústrias que disseminam o material cultural, como por exemplo, as indústrias do cinema, televisão e editorais, bem como os meios de comunicação. No entanto, a cultura popular não pode ser descrita como o produto conjunto dessas indústrias; pelo contrário, é o resultado destas.

O mais importante na arte popular, ou cultura popular, não é o objeto produzido, mas sim o artista, o povo, a periferia, isso faz com que a arte popular seja contemporânea ao seu tempo. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_popular).

Apesar de o filme ser uma obra de ficção que se passa no Rio de Janeiro em 1997, vemos que o que é retratado é uma realidade extremamente atual, pois mostra com muita verdade alguns dos problemas sociais graves vividos não só nas grandes metrópoles brasileiras como também nas pequenas cidades, são assimilados como cultura da pobreza, da marginalização e da exclusão e suas manifestações culturais apresentados de uma forma violenta, porém realista é, tráfico, milícia, pobreza, crime, abono familiar por parte não só dos criminosos, mas também por parte das autoridades policiais pelo peso do ofício, polícia ostensiva e punitiva, corrupção na polícia, armamento pesado, por parte dos traficantes e escassez de recursos por parte da polícia.

A cultura relatada no filme Tropa de Elite mostra que pobreza e falta de recursos financeiros não são sinônimos de criminalização generalizada, da mesma forma que a cultura de que a polícia também se corrompe, e ainda há a segregação racial que vê o negro pobre como um potencial criminoso.

Mas a maior lição que tiramos é que podemos romper com os estigmas e pesos impostos pelo meio, e redefinir a nossa maneira não só de ver, mas de viver, romper com customização que nos é imposta por uma forma errada de ver a cultura, não trazendo para a nossa vivência a máxima popular que diz “eu nasci assim, vou ser sempre assim”.

O círculo vicioso que se desenvolve em torno das manifestações culturais não se define no papel de uma só camada da sociedade, pois a omissão de quem pode dar uma basta na corrupção seja dentro do sistema penal ou na própria sociedade se curvam diante da corrupção ativa e passiva, mediante baixíssimos salários dos policiais além da falta de estrutura para ação efetiva do policiamento, e somando-se a isso ainda há a falta de punição para os criminosos fardados, que se travestem de policiais ou políticos, mas são verdadeiramente criminosos potencialmente perigosos porque estão escondidos atrás de uma farda ou de um poder que a sociedade outorga, mas vemos ainda que mesmo em meio a toda sujeira de um sistema corrompido há ainda alguns remanescentes que não vendem sua honra e acreditam que podem fazer a diferença acreditando na justiça, ou ainda o menino pobre que mora em uma favela ou subúrbio, porque não tem oportunidade melhor, se adequa ao sistema da violência que o meio dita e se torna um criminoso, quando poderia romper com o estigma, romper com os padrões comportamentais e saber que mesmo diante de um contexto social opressivo e esmagador, suas manifestações culturais, são referência, mas não dita quem são e como podem ser o futuro destes garotos desprovidos de uma socialização sadia e eficaz para a construção de um caráter critico e construtivo, podendo refazer seus caminhos e redirecionar sua vida.

2.1 - CONFLITOS SOCIAIS

Um dos conflitos apresentados é a ação dos policiais Neto e Matias no momento em que eles invadem o morro e atiram contra as pessoas que estão participando de um baile funk.

Um segundo conflito é quando acontece uma discussão dos alunos contra a corrupção dos policiais onde o policial André está presente na sala de aula, mas não assume a sua identidade.

A importância para que esses conflitos diminuam, pois no primeiro caso em que os policias atiram em local publico sem saberem quem é o bandido e quem não é, e atualmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com