TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia do Trânsito no Brasil de Onde Veio e para Onde Caminha?

Por:   •  20/9/2016  •  Seminário  •  669 Palavras (3 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 3
  1. Psicologia do Trânsito no Brasil de onde veio e para onde caminha?

Carlos: A origem da psicologia do trânsito se deu inicialmente para a avaliação de condutores, atualmente o foco não esta somente na avaliação psicológica, mas também no comportamento do condutor, dos pedestres e ciclistas, porém no Brasil ainda ocorre a grande falta de “respeito” no aspecto do trânsito.

( a psicologia se deu incialmente nos anos de 1940,  onde a maior preocupação era na questão de avaliação dos condutores, como o psicotécnico que é no inicio da carteira de habilitação, mas como os acidentes foram aumentando cada dia mais, as pesquisas tiveram visão mais ampla, que não somente o motorista causa acidente e desrespeita, mas também no comportamento dos ciclistas e pedestres; e hoje ela já vem sendo ensinada  nas escolas

  1. Quais as contribuições da psicologia do trânsito?

Carlos: retomando a questão de antes, ate certo tempo, a psicologia era voltada para ensinar as leis e as regras e normas e não tanto as condutas do transito, já hoje essas contribuições vêm através de um âmbito educacional, entre debates, seminários, palestras, que irão instruir as pessoas do quão importante é a atenção e o comportamento no trânsito, até mesmo para prevenir futuros problemas e acidentes, pois a esfera de estudo da psicologia do trânsito é organizada em três sistemas principais, o homem, a via e o veiculo, sendo que o maior causador dos problemas é o ser-humano. Por fim é essencial um profissional nesta área para controlar o comportamento humano no trânsito.

  1. Quais os fatores e consequências psicológicos que influenciam no comportamento do transito?

Carlos: Os principais fatores que geram consequências atualmente existentes no trânsito é o fato de que as pessoas querem fazer tudo ao mesmo tempo, utilizando celular enquanto dirige que hoje já virou uma rotina né, onde que as pessoas não sabem diferenciar esse momento entre dirigir e usar esse objeto perdendo o campo de visão, de concentração, pelo fato de estar fazendo mais que ua coisa enquanto dirige, ou ate mesmo andando pelas ruas com a cabeça baixa no celular sem olhar pra onde vai. (Fumando, às vezes alcoolizado ou até mesmo sob o efeito de algum medicamento ou drogas, como o rebite que dizem né que deixa acordado e muitas vezes por isso tras agressividade causando acidentes, tudo girando em torno do comportamento) desviando a atenção principal que seria as ruas, por isso é tão importante um conhecimento e um bom comportamento para não prejudicar somente a si mesmo, mas também aos demais que estão trafegando.

  1. Como se deu o inicio de sua atuação nessa área? Era esse seu desejo?

Carlos: Antes mesmo de começar a graduação de psicologia, já trabalhava com a autoescola juntamente ao DETRAN, então a partir do momento que você atua em uma área e ao mesmo tempo pode colocar em prática, você acaba se interessando ainda mais a fundo, e você só pode ensinar alguém, quando se tem domínio a cerca do assunto.

  1. De que forma você atua nessa área, onde não existe possibilidade de atendimento clinico? Quais as vertentes teóricas que você utiliza? E seus métodos?

Carlos: Atualmente não atuo na área, mas em relação ao atendimento fugindo um pouco do clinico tradicional, onde estes o profissional e o paciente em uma sala, nesta área são praticados em campo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (58.6 Kb)   docx (205.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com