TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pt Individual Unopar Adm 3

Trabalho Universitário: Pt Individual Unopar Adm 3. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  2.085 Palavras (9 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO................................................................................................ 3

2. DESENVOLVIMENTO..................................................................................... 4

2.1 PESQUISA DE MERCADO........................................................................... 4

2.2 MARKETING ................................................................................................ 6

2.3 NEGOCIAÇÃO ............................................................................................. 8

3. CONCLUSÃO.................................................................................................. 10

REFERÊNCIAS................................................................................................... 11

1. INTRODUÇÃO

As empresas estão se tornando mais hábeis no relacionamento com o cliente e no marketing de mercado. Isso permite às empresas prestar um excelente serviço de atendimento ao cliente, desenvolvendo um relacionamento com cada cliente preferencial por meio do uso efetivo de informações obtidas através da pesquisa de mercado. Com base no conhecimento que têm de cada cliente, as empresas podem personalizar ofertas de mercado, serviços, programas, mensagens e mídia.

Empresas vencedoras são as que mais adquirem, mantêm e desenvolvem clientes. Essas empresas aumentam o valor de sua base de clientes destacando-se na redução da taxa de perda de clientes, na elevação do potencial de receita e lucro de seus clientes, na transformação de clientes de baixo lucro em clientes mais lucrativos e na concentração em clientes de alto valor.

O objetivo desse trabalho de produção textual individual é confrontar diretamente os aspectos vistos em sala de aula e aulas virtuais com a situação encontrada no ambiente administrativo e empresarial das instituições atuais, de modo a analisar criticamente o que pode ser visto, e apresentar hipóteses de melhoria com conceitos, opiniões e sugestões, a fim de proporcionar maior avanço no mundo empresarial e administrativo.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 PESQUISA DE MERCADO

A pesquisa de mercado é a ferramenta certa para suprir a necessidade de desenvolver estratégias para valorizar marcas, conhecer melhor os consumidores, identificar a estrutura da concorrência, enfim, obter informações que possam orientar não só a formulação de um plano de marketing, como a tomada de decisões mais cotidianas.

O mundo passou por profundas e importantes transformações, sobretudo nos últimos anos, impulsionadas pelo crescimento da Internet. Ao ganhar mais um poderoso canal de comercialização e de comunicação, o setor corporativo precisou rever conceitos e se reestruturar. Na era digital, tudo é muito rápido. O concorrente está a um simples clique no mouse. Para competir nesse cenário, não basta oferecer produtos e serviços com mais qualidade e preço menor. Também é preciso conhecer o consumidor, ser capaz de satisfazê-lo e não perdê-lo logo a seguir para a concorrência (MENEGATI, 2011).

A principal razão para uma organização adotar a pesquisa de mercado é a descoberta de uma oportunidade de mercado. Uma vez com a pesquisa concluída, a empresa deve, cuidadosamente, avaliar suas oportunidades e decidir em que mercados entrar. Os mercadólogos dependem ainda da pesquisa de mercado para determinar aquilo que os consumidores querem e quanto estão dispostos a pagar. Eles esperam que este processo lhes confira uma vantagem competitiva sustentável.

Segundo Theodore Levitt (1960),

Todo setor de atividade importante já foi em alguma ocasião um “setor de rápida expansão”. Alguns setores que agora atravessam uma onda de entusiasmo expansionista estão, contudo, sob a ameaça da decadência. Outros, tidos como setores de rápida expansão em fase de amadurecimento, na realidade pararam de crescer. Em todos os casos, a razão pela qual o desenvolvimento é ameaçado, retardado ou detido não é porque o mercado está saturado. É porque houve uma falha administrativa.

Levitt tem total e completa razão no que afirma, pois, o setor administrativo da instituição é responsável por todo e qualquer projeto de inovação feito na empresa, sendo também responsável por sua execução.

No caso da Microsoft, o erro cometido foi o do comodismo, pois observa-se que pelo que a empresa representa no mercado tecnológico, ela acabou se deixando levar por uma onda de otimismo extremo, deixando-se envolver pelo “somos os melhores” e permitindo, através da sua acomodação com que seus concorrentes e rivais inovassem mais, implantando no mercado novas tecnologias que conseguiram chamar a atenção dos consumidores de forma veemente, avançando de forma rápida e continua no mercado.

Qualquer indústria começa com o freguês e suas necessidades; não como uma patente, matéria-prima ou habilidade para vender. Partindo das necessidades do freguês, a indústria se desenvolve de trás para diante, preocupando-se primeiro com a conversão física da satisfação do cliente. Retrocede, depois, um pouco mais, criando as coisas pelas quais essa satisfação é em parte conseguida. A maneira pela qual essas coisas são criadas é indiferente para o freguês, de onde se infere que a forma particular de fabricação, industrialização ou o que quer que seja não pode ser considerado um aspecto vital do negócio. Finalmente, retrocede-se ainda um pouco mais para encontrar as matérias-primas necessárias para a fabricação dos produtos (LEVITT, 1960).

Obviamente, a companhia precisa fazer o que exige a necessidade de sobrevivência. Precisa adaptar-se às exigências do mercado e o mais cedo que puder. Mas a mera sobrevivência é uma aspiração medíocre. Nenhuma organização pode atingir a grandeza sem um líder vigoroso que é impelido para a frente por sua vibrante vontade de vencer. Ele deve ter uma visão de grandiosidade, visão que possa atrair ardentes seguidores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com