TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pti Individual Unopar

Artigos Científicos: Pti Individual Unopar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  1.243 Palavras (5 Páginas)  •  580 Visualizações

Página 1 de 5

De acordo com o artigo “Relatos diferentes, uma narrativa” (Roberto Rockermann), a empresa BRASKEN tem uma base de comunicação para

cada tipo de publico alvo, como os investidores, colaboradores, imprensa, comunidades locais, dentre outras. Para tal, conta com uma equipe que matem uma relação limitada com cada um destes setores. Esta equipe por sua vez, baseia suas informações em dados extraídos de diversas formas e indispensabilidades, após a extração destes dados, são formulados diversos tipos de relatórios, de um comunicado interno a um balanço anual.

A fidelização do cliente depende muito da capacidade da empresa em saber ouvi-lo.Escutar as reclamações e sugestões dos clientes pode se uma das melhores e mais baratas formas de consultoria. Essa estratégia garante às empresas o alinhamento com a principal razão de sua existência : atender

com excelência quem precisa ou simplesmente se interessa por seus produtos e serviços (...) é também função da ouvidoria acompanhar as providências adotadas e cobrar soluções, mantendo sempre o cliente bem informado.Funciona como um canal de comunicação rápido e eficiente, estreitando a relação entre a empresa e a sociedade. MATOS (2006, p.54 e 57)

Na Braskem a equipe de comunicação e as outras áreas da companhia interage de maneira estreita e contínua, como por exemplo o setor de relações com investidores. No período de uma semana antes de divulgar o balanço trimestral, é feito uma reunião com a diretoria de comunição, o presidente da petroquímica, o vice-presidente financeiro e os diretores de relações de investidores para pontuar os principais tópicos, debater o que deve ser fortalecido entre os analistas de mercado e imprensa, calcular ou determinar quais são as casuais fraquezas e possíveis perguntas. Baseado nas informações internamente e externamente, os diretores divulgam suas decisões por meio de processos gerenciais com a máxima intenção de minimizar a ineficiência ou falha. Segundo (CHIAVENATO 2011, pág. 341) “A ação corretiva é tomada a partir dos dados quantitativos gerados”, ou seja baseado em informações por meio de comunicação, é possível tomar decisões.

Baseando-se no desenvolvimento organizacional, o departamento de Recursos

Humanos tem o papel de juntamente com a alta diretoria colaborar para elaboração de estratégias para o alcance do sucesso empresarial, embora a relação entre o departamento de Comunicação e Recursos Humanos seja estreita. Uma das áreas que pode contribuir é o da comunicação interna em parceria com o departamento de comunicação.

Percebe-se que a comunicação é um instrumento valioso e primordial para o alcance das metas e missões empresariais. Quando bem utilizada faz com que o colaborador se sinta valorizado e importante para o crescimento organizacional, pois quando ele é bem informado se sente seguro em tomadas de decisões e os processos são bem realizados. A partir deste pensamento a melhor gestão para o alcance absoluto é o gerenciamento de processos.

Atualmente, a comunição e a relação interpessoal se tornaram primordiais para um bom funcionamento dentro de uma organização, compete aos seus gestores e gerenciados a prover à boa e ampla relação interpessoal.

De acordo com Gomes,“A partir da revolução industrial, toda e qualquer tipo de organização passaram a não dar tanta ênfase aos cursos técnicos e ou graduações, exigindo do profissional candidato algo que nos dias atuais se tornou imprescindível: Relacionamento”.

Seguindo a mesma linha de raciocínio acima, entende-se que a grande relevância interpessoal, não é uma abordagem atual e sim uma observação e necessidade mais antiga, desde os tempos iniciais, ou seja, desde o surgimento de organizações. Para uma organização otimizar-se diante do mercado é necessário que exista entre os seus colaboradores um excelente relacionamento interpessoal, onde ambas as partes mantêm uma boa comunicação. Atualmente tem que ser hábil no que realiza, o que se percebe é que para os investidores não basta entregar os relatórios rápidos ou manter um bom relacionamento, na Braskem a comunicação é realizada pela Diretoria de Comunicação. Conforme Chiavenato (2007, p.137) “a interação entre duas pessoas pode, em função das alternativas (da Janela de Johari) ocorrerem em vários estágios de comunicação”.

A comunicação empresarial não deve depender de ações individuais. Deve estar conectada a sistemas implantados. E precisa estar relacionada com os altos escalões da empresa. Por isso é estratégica. Tem relação com a missão e os objetivos da empresa. Se ela estiver subordinada a escalões mais baixos, não poderá dar sua contribuição á estratégia global da empresa. Terá uma função tática, de execução de tarefas, de solução de problemas; função meramente operacional. (Carolina, João Bosco, 2007,.p 56).

A Comunicação necessita ser estratégica e estar inserida em todos os departamentos da organização. Ela cerca todos os meios de comunicar-se: interna, externa, administrativa, mercadológica, dentre outras e é deste grupo que surge a Comunicação Organizacional ou Empresarial. A comunicação organizacional atua junto de seus funcionários nas ações e processos com o objetivo de manter a transparência e eficácia dos processos organizacionais. A organização precisa atuar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com