TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Página Inicial » Português E Linguagem Fundamentos Sociologicos Da Educação

Ensaios: Página Inicial » Português E Linguagem Fundamentos Sociologicos Da Educação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2013  •  2.242 Palavras (9 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 9

FUNDAMENTOS SOCIÒLOGICOS DA EDUCAÇÂO

ETAPA 1 passo 1

A sociologia é a parte da ciências humanas que estuda o comportamento humano em função do meios que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições . A sociologia tem uma base teoria – metodologia voltada para o estudo dos fenômenos sociais, tentando explicá-los analisando os seres humanos em suas relações de interdependência. Compreender as diferentes sociedades e culturas é um dos objetivos da sociologia. A sociologia da Educação conhece um notável desenvolvimento quantitativo e qualitativo com um modelo de analise marxista e outro fortemente inspirada pelo modelo de analisa funcionalista. A atualidade afirma-se perspectiva que rejeitam e ao mesmo tempo ambos os enfoques articulam-se em torno de modelos de inspiração integracionista, fenomenológica,ou etnometologica ao mesmo tempo enfoques da sociologia da educação que priorizam as análise de caráter macrossociologicos, relação entre economia capitalista ea produção das desigualdades na escolarização; destaca a sociologia da educação Durkheim que consolidou essa área de estudo

Passo 2

A educação se mistura na vida social e essas relações precisam ser compreendidas. A sociologia da educação estuda :

1- Os fenômenos educacionais.

2- Os processos sociais global

3- Os sistemas escolares ou seja o conjuntos deuma rede de escolas ou estruturas de sustentações como parte do sistema social

4- A escola como unidade sociológica lógico.

5- Sala de aula como sub grupo de ensino.

6- O papel do professor, ou melhor o papel que exerce como profissional.

A sociologia da educação também abrange os estudos dos processos e da influência social envolvendo as atividades educativas em especial na escola, incluindo as interações dos indivíduos e das organizações sociais e as influências exercidas pela sociedade, pela comunidade, e pelos grupos sobre a educação.

Passo 3

Observar no processo educacional, sociologia da educação: Produção e reprodução social, sujeito poder e dominação, escolar de uma transformação escola- inclusão e exclusão, educação escolar familiar, comunidade com o objetivo de uma transformação escola-sociedade, para que compreenda a importância do educando, do educador. Transformando as relações sociais e também a efetivação de políticas públicas.A sociedade apresenta instituições capazes de regular a ordem social, sendo o estado a primeira delas. O estado concede a outros o, no caso a escola pública o dever de transferir valores éticos, costumes direitos e deveres, respeitando as diferenciações das sociedades complexas.A escola aqui é apenas umas das instituições que no processo de divisão do trabalho social assume par si a tarefa específica de intermediar a coerção que a sociedade exerce sobre o individuo, buscando completar mais rapidamente o processo de socialização.

Passo 4.

As transformações ocorridas através do século XV. Podemos entender que a sociologia como uma manifestação do pensamento moderno. É uma evolução do pensamento cientifico que vem sendo constituído desde Copércio. Como a sociologia preocupa-se em descobrir a estrutura básica da sociedade, o que une as pessoas eo que enfraquecem os grupos sociais, o que transforma a vida social e a política. Utilizar conhecimentos de outras disciplinas em favor de suas pesquisas para buscar soluções para os problemas existente. Ela é uma ciências nova que consiste em conhecimentos sistemáticos, organizados, baseia-se na observação, na pesquisa objetiva e social.

A vida é tão antiga quanto a sociedade, sempre existiram fenômenos sociais e problemas de todas as espécies dentro de um grupo, comunidade pó sociedade. Mas mesmo um pouco distante tivemos grandes filósofos, sociólogos que muito contribuíram para as pesquisas, mas com o passar dos anos com o surgimento da burguesia, os problemas sociais passaram a ocupar as mentes dos pensadores com freqüência e intensidade, surgindo ai o conflito, pois começaram a preocupar-se com a miséria, com as guerras, e com as riquezas.

Deixando de ser conformista, começando a olhar, a ver a obra social imperfeita e possível de ser aperfeiçoada, dividida. Nesse sentido foi fundamental que a sociedade e a sociologia quebrasse o seu isolament o e passasse a interagir com os grupos, as classes, as organizações que procuram recriar a sociedade.

A grande função da sociologia é juntar todas, como a sociologia da educação, olhand como grande medida para os nossos dias e liberar sua ciência do aprisionamento que poder burguês lhe impôs e transforma a sociologia em um instrumento de transformação social.Para isso achamos ser colocado ao lado sem paternalismo e vanguardismo- dos interesses daqueles que se encontram expropriados materialmente e culturalmente para junto dele construir uma sociedade mais justa igualitária do que ainda nos é presente.

Então podemos dizer que a sociologia desde seu inicio sempre foi algo mais que uma mera tentativa de reflexão sobre a sociedade moderna. Sendo assim onde há debates de termos marcantes, envolvendo nos embates entre grupos e classes sociais. A sociologia sempre conteve intenções práticas ,um desejo de interferir no rumo desta civilização tanto para manter como alterar os fundamentos da sociologia que a impulsionaram e a tornaram possível.

A sociologia constitui um projeto intelectual tenso e contraditório ,para outros ela é a expressão teórica dos movimentos revolucionários.

Quando passamos a interpretar a sociedade moderna sob a luz da teoria educacional de Durkheim surge questionamentos sobre a existência desses preceitos comuns sabendo que o desenvolvimento econômico e tecnológico dessa sociedade cria multiplicidade de idéias e costumes o que aparentemente demostra uma fragilidade do sistema de ensino como reguladora social, há um desmembramento de princípios regulatórios principalmente se partindo das concepções anteriores de moral em que esses preceitos se apresentam como um ente social de fatos aspectos que influencia a todo o grupo.

Hoje parece não haver mais uma moral de caráter rígido, uma nova ordem social, sendo implantada no mundo, a globalização é um processo extensivo a todas as nações e a escola não tendo como fugir dessa obrigação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com