TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUAL A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  24/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.883 Palavras (20 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 20

Revista SARE Anhanguera Educacional


Andre Goncalves de Sousa

Faculdade Anhanguera sumare

Andrecevisko@gmail.com


QUAL  A IMPORTANCIA DA MOTIVACAO NAS ORGANIZACOES

RESUMO

Esta pesquisa tem como principal 0bjetivo destacar a importância da motivação nas organizações, o fundamento dela e como temos várias maneiras de aplicar a motivação dentro das organizações. Também temos como objetivo destacar os problemas que as organizações vem enfrentando com relação a este tema e como isso impacta nos resultados e como as empresas estão se posicionando frente a seus funcionários , em pesquisa em alguns sites conseguimos identificar a preocupação das empresas com relação a motivação dos funcionários muitas empresas estão investindo em treinamento e especialização para obter o melhor resultado em todos os setores , Os empresários estão dispostos a qualquer mudança necessária para estabelecer um padrão excelente de produção, atendendo assim da melhor forma possível os clientes. Por outro lado os funcionários são as ferramentas principais neste processo e o seu estado e bem estar também deve ser interesse dos empresários

Palavras-chave:  Colaboradores, Clima Organizacional, Motivação.

ABSTRACT

This research has as main 0bjetivo highlight the importance of motivation in organizations, the foundation of it and how we have several ways to apply the motivation within organizations. Also we aim to highlight the problems that organizations have been facing with regards to this issue and how it impacts the results and how companies are positioning themselves against their employees in research on some sites can identify the business concern with respect to motivation employees of many companies are investing in training and expertise to get the best results in all sectors, entrepreneurs are willing to any change necessary to establish an excellent standard of production, thus meeting the best way possible customers. On the other hand employees are the main tools in this process and their status and well-being should also be interested entrepreneurs

Keywords: Employees, Organizational Climate, Motivation


1. INTRODUÇÃO

A motivação dentro das organizações tem como objetivo focar os resultados e a qualidade de vida dos funcionários dentro das empresas, neste tema o objetivo é destacar as falhas das empresas e como estão agindo diante de situações diversas no dia a dia de funcionários e de principalmente de pessoas com cargos elevados onde tem como obrigação motivar sua equipe e ser motivado.

De acordo com Bergamini (1997), a vontade pela motivação humana pode se dizer que teve início nas primeiras obras da humanidade, quando você imagina que os primeiros filósofos tinham uma preocupação em explicar conhecer o comportamento humano mais a maneira que eu demonstrava interesse tenha aparecido em outras denominações.

Segundo Marras (2000), os primeiros estudos sobre motivação datam do início do século XX, quando, em 1900, Frederick Taylor iniciou a discussão sobre motivação, ele    tinha a crença que a maior motivação era o dinheiro.  Ele acreditava que as pessoas poderiam fazer qualquer coisa por dinheiro sendo assim o trabalho renderia mais para as organizações Além da abordagem científica de Taylor, o início do século XX também viu surgir a teoria clássica (1906) e burocrática (1909).

Antes da Revolução Industrial, a principal maneira de motivar consistia no uso de punições, criando, dessa forma, um ambiente generalizado de medo. Tais punições não eram unicamente de natureza psicológica, podendo aparecer sob forma de restrições financeiras, chegando até a se tornar reais sob a forma de prejuízos de ordem física. Levando em conta que as organizações passaram a existir muito tempo antes da Revolução Industrial, é possível destacar que a preocupação com o aspecto motivacional do comportamento humano no trabalho represente um fato bastante recente.

Foi somente durante a Revolução Industrial que vieram os investimentos cada vez mais pesados na produção, com o objetivo de aumentar a eficiência dos processos industriais, os quais passaram a exigir maiores e mais recompensadores retornos. Bergamini, (1997)

Portanto este estudo tem como finalidade analisar os pontos motivacionais  de cada funcionario a  desenpenhar  melhor suas funcoes na empresa, para que o mesmo consiga atingir seus objetivos profissionais e pessoais, de certa forma melhorar sua condicoes de trabalho.

A pesquisa tem como objetivo demostrar que um funcionario bem motivado tambem pode trazer muitos beneficos para a empresa, pois o mesmo irá melhorar sua producao, ou seja ambas partes tem seu lucro. Neste estudo destamos tambem a importancia do lider esta disciplinando sua equipe, pois o mesmo desmostrando a motivacao para o seus funcionarias tera um resultado satisfatorio de motivação, o as tarefas  e reconhecendo seus potencias.

2. DESCRIÇÃO DO PROJETO

Este projeto está empenhado em melhorar o conhecimento e a melhor maneira de portar em situações em que você tem pessoas motivadas e desmotivadas onde você precisa tomar alguma decisão importante. Também vamos ver várias maneiras de motivação individual ou de forma geral, destacaremos  também como usar os métodos de motivação e a maneira correta para se aplicar nas pessoas visando encontrar os aspectos motivacionais no ambiente de cada indivíduo, avaliando o nível de motivação de cada colaborador bem como os resultados positivos ou negativos que a motivação poderá trazer para a empresa. Pretende-se avaliar não somente os fatores, mas principalmente achar possíveis falhas existentes no processo organizacional de modo geral, o que pode levar a empresa a ser penalizada com os resultados além do esperado, tendo em vista o nível de motivação entre seus colaboradores. Tendo ainda como objetivos específicos os seguintes pontos:

  • Calcular o grau de importância de cada um dos fatores motivacionais;
  • Avaliar a importância x desempenho dos fatores

3. FUNDAMENTACAO DA TEORIA 

Motivação é um dos tópicos mais estudado na psicologia no mundo inteiro, analisar de onde vem a motivação das pessoas, e por qual motivo, o que ocorre quando a pessoa não tem a motivação necessária para atender suas necessidades. A motivação é vista em certos casos psicológicos em que é difícil medir a dificuldade real que um indivíduo tem para iniciar um tratamento.

A motivação faz parte da vida dos seres humanos isso se torna essencial para o desenvolvimento tornando assim mais difícil cumprir tarefas desmotivado, sendo que não falamos só de organizações mais sim de um contesto geral para nossa vida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.3 Kb)   pdf (374.9 Kb)   docx (751.5 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com