TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reaproveitamento da agua ar condicionador

Por:   •  6/3/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.120 Palavras (5 Páginas)  •  766 Visualizações

Página 1 de 5

Titulo Do Projeto: REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA DOS APARELHOS DE AR

CONDICIONADO.

Estudantes: GABRIEL LEARTE VERAS (gabriel_learth@hotmail.com)

Orientadores : Diana Ribeiro

Área:Meio Ambiente

1-TEMA DA PESQUISA:

  O uso da água do ar-condicionador pode ser definido como as práticas, técnicas e tecnologias que propiciam a melhoria da eficiência do seu uso, sendo que devemos procura por processos eficientes de reaproveitamento da água dos ar- condicionador  tem se destacado nesses ultimos anos.A efetivação do nosso projeto contribuirá com redução de gastos com água, além de ser uma prática simples que a comunidade do Bacuri e Parque Anhaguera  pode se apropriar e auxilia no desenvolvimento sustentável dos recursos naturais.Em tempo de racionamento e de crise hídrica, milhões de litros de água produzidos não só por aparelhos domésticos, como também por centrais de climatização de repartições públicas e centros comercias são jogados fora todos os dias, despejados diretamente nas galerias pluviais ou no esgoto.

O problema da escassez de água despediçadas nos parece invisível, porém as pessoas não veem o problema como e continuam fazendo o que bem quer e como querem com a água, enquanto escovam os dentes ou tomam banho, lavam carros, calçadas e outras inúmeras atividades que levam a utilização da água de maneira desenfreada.Garantindo a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento social para o presente e gerações futuras. Tendo em vista que o desperdício de água é muito grande em escala mundial e faz-se necessário o desenvolvimento sustentável.

A água expelida pelo ar condicionado é imprópria para o consumo, pois contém impurezas presentes no ambiente, somente com um tipo de equipamento especial é possível torná-la potável. A coleta pode ser feita de duas formas: através do uso de baldes em instalações residenciais ou comerciais, ou então ser recolhida por meio de um sistema de drenagem projetado especialmente para a captação da água.forma consciente evitando desperdícios. Ela está ligada diretamente ao processo de condicionamento, especialmente na retirada da umidade do ar. As gotas do ar condicionado deveriam ser recolhidas pelo sistema de drenagem do equipamento, mas em grande parte das instalações isto não acontece.Geralmente, a água do ar condicionado fica pingando nas calçadas ou marquises, podendo gerar danos às pessoas que ali passam e também para as estruturas onde ocorre o gotejamento.

2-JUSTIFICATIVA

O desenvolvimento do trabalho de coleta de água dos aparelhos de ar- condicionados foi situado no Munícipio De Imperatriz-Maranhão,Na comunidade Bairro Bacuri juntando as águas reutlizadas para lavar roupas,calçadas,carros,fazer comidas e outros..O Aumento da temperatura mundial vem tornando o uso de aparelhos de ar condicionado cada vez mais habitual, e, associando isso à escassez de água potável que o planeta está designado a ter, torna-se necessário um mecanismo que recolha e reaproveite a água descartada por esses aparelhos. Em vista disso, o projeto visa reaproveitar a água descartada pelos aparelhos de ar condicionado, para que substitua a água potável na irrigação de áreas verdes, e assim economize esse bem vital.

Os aparelhos de ar -condicionados das pessoas da Comunidade do Bairro Bacuri. Logo depois de quantificados os aparelhos de ar condicionados de quatros casas do Bairro Bacuri, foi estabelecida aescolha de um aparelho de ar condicionado para a observação por cada BTUs diferente,a temperatura de 18° Celsius por um tempo determinado de 1 hora. Foram utilizados baldes para coletar as gotas de água desperdiçadas.Depois da coleta realizada, durante o tempo determinado, utilizou-se o medidor para quantificar a água contida no recipiente, e logo em seguida, a mesma foi armazenada em garrafa pet e rotulada.

 A água que escorre dos aparelhos de ar-condicionado, por exemplo, apesar de não ser potável pode ser reutilizada para regar jardins e limpar banheiros. Esse sistema, além de você estar deixando de usar água potável para estar fazendo uma limpeza ou jogando essa água fora, você está reutilizando, reduzindo o consumo e também preservando o meio ambiente. Além da questão econômica, principalmente a questão da sustentabilidade que foi o foco do nosso projeto

3-QUESTÃO PROBLEMA

 As Gotas que saem dos aparelhos de ar condicionado podem causar problemas aos pedestres devido ao gotejamento nas calçadas,que deixando escorregadia e gerando limo quanto o acúmulos de sujeiras.As gotas de água são inconveniente nas calçadas,porém,podem somar vários litros de água ao final do dia,permitindo ser reutilizada em práticas sustentáveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (74.6 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com