TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUAL É O OBJETO E O QUE O SERVIÇO SOCIAL TRABALHA?

Artigo: QUAL É O OBJETO E O QUE O SERVIÇO SOCIAL TRABALHA?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  Artigo  •  537 Palavras (3 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 3

QUAL O OBJETO E O QUE TRABALHA O SERVIÇO SOCIAL?

Desde seus primórdios aos dias atuais, a profissão tem se redefinido, O Serviço Social tem como principal objeto a questão social e como objetivo a defesa e garantia dos direitos sociais. Direitos esses, garantidos em nossa legislação respaldando a seguridade em nosso país, através da Constituição federal de 1988, a lei que regulamenta a profissão e outras leis que nasceram de suma importância, que regem o fazer destes profissionais, lutando pela equidade e justiça social, atuando na execução, formulação e avaliação de serviços, programas e políticas sim, comprometendo-se com a defesa e ampliação dos direitos humanos.

Uma característica presente em todo assistente social é seu compromisso com o enfrentamento de questões como violência urbana, pobreza e exclusão social. Mais do que sentir indignação, quem faz Serviço Social trabalha para a construção de uma nova civilidade. Ser assistente social é valorizar a cidadania,ajustiçae a equidade, empoderando e emancipando os sujeitos e assim minimizar vulnerabilidades e riscos tão crescentes, com base no código de Ética do Assistente Social. Ao utilizarmos, na análise da sociedade, a categoria questão social, estamos realizando uma análise na perspectiva da situação em que se encontra a maioria da população – aquela que só tem na venda de sua força de trabalho os meios para garantir sua sobrevivência. É ressaltar as diferenças entre trabalhadores e capitalistas, no acesso a direitos, nas condições de vida; é analisar as desigualdades e buscar forma de superá-las. É entender as causas das desigualdades, e o que essas desigualdades produzem, na sociedade e na subjetividade dos homens.É a manifestação, no cotidiano da vida social, da contradição entre o proletariado e a burguesia, a qual passa a exigir outros tipos de intervenção mais além da caridade e repressão.

A influência da desigualdade social está instaurada na organização social do país e associada ao capitalismo presente na sociedade em que vivemos. E são as múltiplas expressões das questões dessas desigualdades sociais, que o profissional assistente social tem como foco interventivo.Importa ressaltar que a questão social é uma categoria explicativa da totalidade social, da forma como os homens vivenciam a contradição capital – trabalho. Ela desvenda as desigualdades sociais, políticas, econômicas, culturais, bem como coloca a luta pelos direitos da maioria da população, ou, como os homens resistem à subalternização, à exclusão, e à dominação política e econômica.E as conseqüências da apropriação desigual do produto social são as mais diversas: analfabetismo, violência, desemprego, favelização, fome, analfabetismo político.

Para atuar objetivando tudo isso exposto, o assistente social precisa ser proativo, inovador, ter conhecimento, habilidade e atitude.Olhar além das aparências usando com eficiência, eficácia e efetividade os instrumentos da profissão e está preparado para atuar de maneira multidisciplinar com outras áreas do saber, trabalhando em equipe. Entender que, a cada situação, temos que construir e re-construir o objeto profissional.

Diante destes desafios, o assistente social precisa dispor de um perfil crítico e teruma bagagem teórica- metodológica, analisar a conjuntura, refletir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com