TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE TRABALHA O SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  1/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.836 Palavras (8 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

TRABALHO EM GRUPO

NOME

POLO: Suzano

2014

O QUE TRABALHA O SERVIÇO SOCIAL?

Trabalho para obtenção de nota da disciplina de Estudos Disciplinares I do curso de Serviço Social – 1º Bimestre

Profº Amarilus Tudella

 

UNIP INTERATIVA 2014

O QUE TRABALHA O SERVIÇO SOCIAL?

Trabalho para obtenção de nota da disciplina de Estudos Disciplinares I do curso de Serviço Social – 1º Bimestre

Aprovado em:

__________________________/_____/____

Profº Amarilus Tudella

Universidade Paulista - UNIP

Sumário

1.INTRODUÇÃO4

2.A HISTÓRIA5

2.1 O QUE TRABALHA O SERVIÇO SOCIAL5

2.2 COMPETÊNCIAS DO ASSISTENTE SOCIAL6

3. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA..............................................................................7

  1. INTRODUÇÃO

 O presente trabalho é sobre o que trabalha o assistente social, dissertando sobre os seus deveres e obrigações, bem como a história do início.

É objetivo desse trabalho esclarecer o que realiza um assistente social em geral.

A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica.

  1. HISTÓRIA

O Serviço Social é uma profissão legitimada socialmente, tendo ele uma função social. O assistente social trabalha conforme a necessidade social, seu trabalho gera ações conhecido como “produto social” e com dimensões econômicas e políticas, sendo considerado no seu início como “recuperação da sociedade”, pois era uma pratica doutrinária e fundamentada nos princípios cristãos, somente depois foi assumindo uma postura marxiana, chegando a conclusão de que a produção social é a causa prioritária das desigualdades.

Em 1937, quando o Serviço Social teve início no Brasil, o objeto definido era o homem morador de favelas, pobre, analfabeto, desempregado, etc. Entendia-se que esse homem era incapaz de crescer socialmente. Para o serviço social este homem era seu “objeto” de trabalho, tendo como objetivo moldá-lo, integrá-lo, aos valores, moral e costumes defendidos pela filosofia neotomista. Posteriormente esta situação passa a ser vista de outra forma: este homem não é fruto, da incapacidade individual, mas de um conjunto de situações que merecem a intervenção profissional. Com isso o Serviço Social passou a atuar na base indivíduo-sociedade, nos desajustamentos familiares e sociais.

Na década de 70, com a mobilização popular contra a ditadura militar, o Serviço Social reavaliou seu objeto, e foi definido como transformação social. O “objeto” representou a busca pelas assistentes sociais. O Serviço Social passou a orientar-se pela análise marxiana da sociedade burguesa, mas abandonou a transformação social como objeto profissional.                 

  1. O QUE TRABALHA O SERVIÇO SOCIAL?

A questão social não é apenas uma expressão do processo de formação e desenvolvimento da classe operária e seu ingresso no cenário político da sociedade, mais sim a manifestação, no cotidiano da vida social, da contradição entre o proletariado e a burguesia. Na sociedade as diferenças entre trabalhadores e capitalistas, são no acesso a direitos, nas condições de vida. E as consequências da apropriação desigual do produto social são o analfabetismo, violência, desemprego, favelização, fome, analfabetismo político, etc., criando profissões que são frutos da miséria produzida pelo capital. Devemos entender a questão social como objeto específico do serviço social ou se retoma a uma visão do serviço social como o único capaz de atuar nas mudanças e transformações da sociedade. Porém definir como objeto profissional a questão social, não estabelece a especificidade profissional, este deve ser inserido num quadro teórico-prático do assistente social.

O serviço social não trabalha com caridade, ele garante o direito das pessoas. Ele atende as pessoas que necessitam de apoio para garantir seus direitos sociais dentro da comunidade em que vive. O assistente social pode exercer sua profissão em empresa pública, privada e de terceiro setor. O serviço social e um desafio diário, ele compreende a realidade social tem uma visão bem crítica, ele intervém em várias áreas, desenvolvendo projetos sociais, fazendo visitas, dando pareceres sociais e informações; se ocupa de problemas relacionados a crianças que moram na rua, com problemas familiares ou escolares, com deficiência, internadas, com problemas com drogas ou álcool, idosos, pessoas em conflito conjugal ou familiar, dentre outros. 

Tratando, mais especificamente do objeto do Serviço Social, muitas são as divergências e debates entre os autores, uns defendem que a profissão não possui um objeto próprio como afirma Montaño (2007, p. 136) que define da seguinte forma “...o Serviço Social não possui um objeto de conhecimento próprio” outros debatem dizendo que o Serviço Social possui um objeto especifico, como afirma Iamamoto (2000, p. 62)

O objeto de trabalho (...) é a questão social. É ela em suas múltiplas expressões, que provoca a necessidade da ação profissional junto à criança e ao adolescente, ao idoso, a situações de violência contra a mulher, a luta pela terra etc. Essas expressões da questão social são a matéria-prima ou o objeto do trabalho profissional.

Também, nessa direção a questão social é afirmada como posto por Yasbeck (1999, p. 91) “é a matéria – prima e a justificativa da constituição do espaço do Serviço Social na divisão sócio técnica do trabalho e na construção/ atribuição da identidade da profissão”.

Também essa defesa é apresentada por Guerra (2000) destaca que o aparecimento do serviço social como profissão surge com o agravamento das expressões da questão social.

“O Serviço Social sendo um trabalho, e como tal de natureza não liberal, tem nas questões sociais a base de sustentação da sua profissionalidade e sua intervenção se realiza pela mediação organizacional de instituições públicas, privadas ou entidades de cunho filantrópico.” (GUERRA, p.18)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (153.4 Kb)   docx (27 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com