TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que trabalha o Assistente Social

Por:   •  21/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  721 Palavras (3 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 3

O QUE TRABALHA O SERVIÇO SOCIAL?

Em uma frase simples podemos dizer que o serviço social trabalha o produto da questão social, assim como suas consequências. A questão social poderia ser definida como todos os fatos, eventos e intervenções ocorridos entre as camadas: proletariado e burguesia. Um vendendo a força de seu trabalho e na outra ponta o outro se beneficiando dela sem o esforço do primeiro. Carvalho e Iamamoto (1983, p. 77) assim se expressam: “ A questão social (...) “É a manifestação, no cotidiano da vida social, da contradição entre o proletariado e a burguesia, a qual passa a exigir outros tipos de intervenção mais além da caridade e repressão”.

Neste momento entra o serviço social, que não é tratado como trabalho para não denotar e ou conotar, o antigo assistencialismo. O serviço social começa a atuar fazendo o diagnostico da situação a ser tratada. Situação esta que nada mais é do que o objeto do serviço social. Seja ela o: analfabetismo, a miséria, a fome, a falta de moradia, o subemprego, os conflitos gerados pelas drogas, álcool e violência domestica, a falta de leitos em hospitais, a violência, a mobilidade urbana à beira do caos. Todos são áreas que demandam o exercício do serviço social.

O serviço social que nasceu como o auxiliador, aconselhador, ouvidor e apaziguador das situações difíceis nas amplas áreas da enfermagem, hoje atua nos mais diversos setores da sociedade, inclusive o terceiro.

O serviço social está presente nos ambientes dos Fóruns, auxiliando promotores e juízes na proteção judiciária elaborando diagnósticos e relatórios de situações de conflitos variados.

Em Movimentos sociais como por exemplo o dos Sem Terra, os de proteção ao Meio Ambiente, os de Garantia de Casa Própria e outros o serviço social se faz presente de forma marcante. Sem esquecer os idosos, os deficientes, os que vivem em situação de rua, a diversidade étnica e cultural.

Em hospitais intermediando e acudindo pacientes em situações problemáticas de atendimento e recebimento de benefícios e/ou de direitos conquistados. Nas escolas e creches na proteção do menor e no fortalecimento dos vínculos familiares. Também como membro do corpo docente de colégios e faculdades. Dentro das inúmeras redes de serviços sociais dos governos, não só elaborando e desenvolvendo projetos, como também atuando dentro deles e até capacitando os usuários da outra ponta.

Nas administrações de governos, o serviço social tem hoje grande representatividade e atuação. Ele está no seio da maior demanda de serviços, seja em Centros de Referencia, em Conselhos de direito e de gestão, instâncias de controles sociais e de gastos públicos em tudo demanda a atuação do assistente social com seus serviços e orientações, gestão, avalição de políticas e programas. As amplas documentações que as Redes de Proteção requerem passam toda pelas mãos e cérebros dos assistentes sociais. Realizam, formulam, executam, impulsionam e mobilizam os mais diversos programas sociais. Com a queda do assistencialismo, os técnicos do serviço social são as peças chave na execução das demandas solicitadas, assim como a gestão dos conflitos sociais seja no coletivo ou individuais. Chegou problema: chama a (o) assistente social que logo sai um diagnóstico com parecer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (46.1 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com