TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUALIDADE TOTAL

Monografias: QUALIDADE TOTAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2013  •  3.050 Palavras (13 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 13

REGES – REDE GONZAGA DE ENSINO SUPERIOR

FACULDADE AVEC DE VILHENA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

GESTÃO DE PRODUÇÃO

ELIANE DOMINGOS OLIVEIRA

MARCILENE ROCHA

NEUZA POSSA

VILHENA – RO.

2013

REGES – REDE GONZAGA DE ENSINO SUPERIOR

FACULDADE AVEC DE VILHENA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE TQM

ELIANE DOMINGOS OLIVEIRA

MARCILENE ROCHA

NEUZA POSSA

Trabalho científico apresentado como requisito básico, para obtenção de nota parcial na disciplina de Gestão de Produção, ministrado pelo professor Gilmar 8º período do Curso de Administração na REGES- REDE GONZAGA DE ENSINO SUPERIOR - AVEC, Vilhena-RO.

VILHENA – RO.

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

A ORIGEM E O SIGNIFICADO DA EXPRESSÃO QUALIDADE TOTAL 5

O QUE É TQM 7

IMPLEMENTAÇÃO DE PROGRAMA DE MELHORIA TQM..............................8

CONCLUSÃO....................................................................................................15

INTRODUÇÃO

Em uma economia globalizada, liberalizada e em busca de excelência, encontramos algumas realidades, com as quais os empresários e executivos brasileiros, em busca de sua sobrevivência, têm que conviver, pois a qualidade deixou de ser meta para ser premissa.

Estamos presenciando a nova revolução industrial, com uma explosão tecnológica, onde todos estão sendo obrigados a aprender cada vez mais e com rapidez; os governos estão se retirando da economia, abrindo os espaços e diminuindo ajudas e subsídios, com Leis de Proteção ao Consumidor mais rígidas; os produtos e serviços têm ciclos de vida cada vez menores, tornando o consumidor mais crítico e exigente; as margens de lucros se estreitam, por causa de um mercado mais competitivo e, muitas vezes, de menor poder aquisitivo.

Portanto, neste trabalho iremos abordar alguns itens da realidade das empresas quanto ao assunto TQM (Total Quality Management), sua utilização e variada e abrangente, tendo como objetivo apresentar a fundamentação e instrumentar a operacionalização e gestão mecânica de qualidade de entidades com as mais diversas características.

A ORIGEM E O SIGNIFICADO DA EXPRESSÃO

QUALIDADE TOTAL

Em 1947, W. Edwards Deming, um especialista americano sobre a teoria da qualidade e estatística, foi convocado para ir ao Japão, pela administração do General Douglas Mac Arthur, o Comandante Supremo das Forças Aliadas (SCAP), o governo de ocupação. Deming foi chamado a se juntar a uma missão estatística organizada pela administração de Mac Arthur. Ele foi um dos vários especialistas listados para trabalhar com os estatísticos japoneses no censo nacional de 1951, que pretendia, entre outras coisas, ajudar a estabelecer o nível de devastação do país após a guerra.

Deming compartilhava com Mac Arthur um profundo respeito pelas habilidades dos japoneses, uma obstinada determinação em ajudar a reconstruir o país e uma aguçada curiosidade sobre a cultura japonesa. Para os japoneses vencidos, as primeiras palestras de Deming ofereciam uma visão otimista do papel que um Japão economicamente forte poderia desempenhar nos negócios mundiais.

Os japoneses, sem dúvida alguma, merecem a maior parte do crédito pelo reconhecimento do potencial da “abordagem de gerenciamento orientado para o processo”, advogada por Deming, pela concentração da dedicação nacional que foi necessária para implementar a filosofia e pela continuidade de sua melhoria. Eles também foram particularmente receptivos à mensagem de Deming por causa do nível tão pouco comum de interesse e respeito que lhes demonstrou num momento em que sua “auto estima nacional” estava no seu ponto mais baixo da história moderna.

Em 1951, os engenheiros e industriais que constituíam a associação dos Cientistas e Engenheiros Japoneses (JUSE) criaram um prêmio de qualidade que intitularam prêmio Deming. Com um sagaz talento para a promoção, a JUSE ajudou a apostar em Deming em um evento nacional onde ele desempenhou um crucial papel na elaboração da diretriz de gerenciamento do Japão e no desenvolvimento do que se tornaria conhecido como “Controle de Qualidade Total” – TQC. O movimento TQC institucionalizou o uso da análise estatística para controlar a variação e trazer a melhoria a virtualmente todos os setores da indústria japonesa, e a toda disciplina sobre o gerenciamento. Transformou a melhoria contínua em uma “chamada às armas” em todo o Japão.

O ciclo Deming ou ciclo PDCA (ver figura abaixo), ciclo de teste e melhorias continuas, se tornou a base do sistema de planejamento estratégico japonês, conhecido como ‘desdobramento das estratégias’, e foi base do TQC e a maneira com que os objetivos de diversas empresas dos anos 80 e 90, foram disseminados, executados, analisados e melhorados.

A política de desdobramento é baseada em três elementos: (i) O comprometimento filosófico do gerenciamento de topo com conceito de melhoria continua, (ii) a habilidade do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com