TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUEM GARANTE NOSSOS DIREITOS.

Monografias: QUEM GARANTE NOSSOS DIREITOS.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  551 Palavras (3 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE/ANHAGUERA CURSO: SERVISO SOCIAL

ALUNA: PATRICIA NOGUEIRA DA SILVA

1- TEMA:

QUEM GARANTE NOSSOS DIREITOS.

2- TRAÇAR UM OBJETIVO PRA ESSE TEMA O QUE VOCÊ DESEJA ALCANÇAR COM ESSA PESQUISA.

ESCLARECER ENTRE OS PONTOS EM QUE OS PROGRAMAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS GOVERNAMENTAIS, O QUE GARANTE OS DIREITOS DO CIDADÃO OU QUEM. PORQUE TAIS AÇÕES SÃO DESCONTRUIDAS O TEMPO TODO.

3- PORQUE VOCÊ QUER ESTUDAR SOBRE ESSE TEMA, JUSTIFICAR:

O TEMA TEM POR FOCO, REVER CONCEITOS DO PROGRAMA O “SUAS” – SISTEMA ÚNICO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL, DE GARANTIR A CIDADANIA AO SER HUMANO, NA INSTÂNCIA DA LEI. DEVIDO A TRANSVERSABILIDADE DESSAS AÇÕES QUE ENVOLVEM O CIDADÃO QUE TEM CIDO OUTRA.

O AUTOR JOSÉ MURILO DE CARVALHO ESCREVEU COM SEGURANÇA SOBRE OS PROBLEMAS QUE RETRATAM A VIVÊNCIA PLENA DA CIDADANIA, PELOS CIDADÃOS BRASILEIROS EM SEU LIVRO “CIDADANIA NO BRASIL / O LONGO CAMINHO”, FAZENDO UMA MESCLA DESDE OS TEMPOS BRASIL COLÔNIA. COM O PASSSAR DOS TEMPOS PODEMOS VER QUE A CONQUISTA DOS DIREITOS HUMANOS COMO GARANTIA DE DIGNIDADE HUMANA FAZ PARTE DE UM PROCESSO DE TOMADA DE CONCIÊNCIA DOS DIREITOS DOS POVOS. ASSIM FOI PROCLAMADA A DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS, CONTENDO 30 ARTIGOS QUAIS RESUMIDOS EM DIREITOS E DEVERES, FUNDAMENTAIS NOS PALNOS INDIVIDUAL, SOCIAL, CULTURAL E POLÍTICO.

SENDO ASSIM NÃO EXISTE UM DIREITO, MAS IMPORTANTE, OU QUE DEVA SER GARANTIDO EM PRIMEIRO LUGAR. TER UM DIREITO SEM OBTER O OUTRO NÃO GARANTE TOTALMENTE A CIDADANIA.

MAS SE O SUAS – SISTEMA ÚNICO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL FOI UM DOS PROGRAMAS CRIADOS PARA A SISTEMATIZAÇÃO DAS AÇÕES DA PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA E DA PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL, ATRAVÉS DE AÇÕES QUE ENVOLVA UM PÚBLICO – INFATO, ADOLESCENTE, JUVENIL, IDOSO, A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E TAMBÉM AS DE SITUAÇÕES DE PRECONCEITOS SEJAM ELES DE INTOLERÂNCIA, SEJAM DE NATUREZA RELIGIOSA DE GÊNERO, ETÍNIA, ORIENTAÇÃO SEXUAL OU POLÍTICA. PORQUE MUITOS AINDAM ÑAO CONSEGUEM EXERCER SEU ATO DE CIDADÃO, OS NÚMEROS CONTABILIZADOS EM CENTROS DE REFERNCIA AS FAMLIAS ESPALHADOS DE UMA FORMA GLOBAL EM SUA CARTILHAS E PROGRAMAS MOSTRAM UMA REALIADE BEM DIFERENTE IMPOSTA POR UMA MIDIA QUE AINDA HOJE SÃO REPRIMIDOS A PASSAR SUAS INFORMAÇÕES.

AO CONTRÁRIO QUE O SISTEMA PROPÕE TEMOS VISTO UMA SOCIEDADE MASACRADA PELOS IDEAIS SOCIOS ECONÔMICOS E POLÍTICOS, TORNANDO ASSIM UMA SOCIEDADE CATIVA AOS INTERISSES PÚBLICOS, SEM INTERESE INTELECTUAL E CULTURAL.

SÓ PARA RELEMBRARMOS QUE SER CIDADÃO NÃO É MINDIGAR O PÃP DE CADA DIA, E SIM SE INDENTIFICAR CULTURALMENTE COMO PARTE DE UM TERRITÓRIO E SEUS COSTUMES, USUFRUIR DOS DIREITOS E CUMPRIR SEUS DEVERES ESTABELECIDOS NA LEI. ASSIM, EXERCER A CIDADANIA É TER CONSCIÊNCIA DA SUAS POSSIBILIDADES E OBRIGAÇÕES, É LUTAR PARA QUE O QUE É JUSTO E CORRETO SEJA POSTO EM PRÁTICA, É ENTENDER QUE CADA AÇÃO TEM UM EFEITO PARA SI E PARA OS OUTROS.

PARA FECHAR MEUS PENSAMENTOS CITO A FREASE DO ESCRITOR BERTOLT BRECHT QUE CAI COMA PLUMA SOBRE ESTE QUESTIOMANENTO.

“DO RIO QUE TUDO ARRASTA, DIZ QUE É VIOLENTO, MAS NIGUÉM CHAMA VIOLENTAS ÀS MARGENS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com