TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTAO SOCIAL

Artigo: QUESTAO SOCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  350 Palavras (2 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 2

ESTUDO DIRIGIDO

1- COM BASE NA FRASE DE SÓCRATES: “CONHECE-TE A SI MESMO’, E DOS SEUS CONHECIMENTOS PESSOAIS, DISSERTE COMO VOCÊ APLICARIA UM (SOMENTE UM) DOS ELEMENTOS DA RAZÃO PARA CONHECER A SI MESMO, CONFIGURANDO PORTANTO, UMA FORMA DE ATUAR COMO SUJEITO DO CONHECIMENTO.

Através do princípio da não- contradição ou princípio da contradição poso atuar como sujeito do conhecimento a partir do momento que eu tendo conhecimento da verdade e das coisas do mundo eu deverei afirma que uma determinada coisa é isto ou aquilo porém ela é hoje de uma forma e com o passar do tempo ela pode deixar de ser desta forma e passar a ser de outra forma por uma ação do homem ou até mesmo do tempo. Por exemplo, um homem de 20 anos é jovem, mas aos 60 anos ele será um idoso; uma casa hoje é uma casa, mas no amanhã poderá ser um prédio.

PODE SER UM DOS PRINCÍPIOS RACIONAIS (P.62) OU UMA DAS MODALIDADES DA ATIVIDADE RACIONAL (P64).

2- EXPLIQUE COM SEUS ARGUMENTOS E EXEMPLOS DO COTIDIANO COMO SE PODE APLICAR AS TRÊS CONCEPÇÕES DE VERDADE ESTUDADOS EM SALA DE AULA ALÉTHEIA, VÉRITAS E EMUNAH(P.95-97)

Alétheia é a verdade que não se dissimula, não se esconde e não é esquecida, ou seja, é algo real, uma substância que podemos enxerga, palpar manipular. Por exemplo, uma mesa eu posso enxergar, pegar ou manipular para onde eu quiser.

A Veritas pode ser aplicada no nosso cotidiano ao relatarmos um fato presenciado por nós a alguém. Por exemplo, se uma pessoa quebrou um copo e eu estava presente no momento que este copo foi quebrado e precisar relatar, terei que falar com detalhes exatamente como aconteceu sem aumentar algo ou diminuir.

Podemos usar Emunah em nosso relacionamento com as pessoas. Por exemplo, se eu prometer a uma pessoa que a ajudarei no próximo domingo em algo que ela vai precisar de ajuda, ela estará acreditando em uma promessa, em algo que ainda vai acontecer, então terei que ajuda - lá no dia prometido dessa forma estarei cumprindo com o prometido e fazendo com que ela tenha confiança em mim.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com