TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DIRIGIDO ACUMULAÇÃO CAPITALISTA E QUESTÃO SOCIAL

Trabalho Escolar: ESTUDO DIRIGIDO ACUMULAÇÃO CAPITALISTA E QUESTÃO SOCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/8/2013  •  482 Palavras (2 Páginas)  •  1.386 Visualizações

Página 1 de 2

SERVIÇO SOCIAL

ESTUDO DIRIGIDO

ACUMULAÇÃO CAPITALISTA E QUESTÃO SOCIAL

Professora: Raquel Bianor

Graduanda: Aryadna Pereira de Lima - 201202371809

Turma: 2ª A

1) Com base no texto exponha, exemplificando, como a mercadoria, sob a lógica do MPC, possui uma contradição imanente e quais seus efeitos para a sociedade.

A contradição da mercadoria é exposta na necessidade de aumento ilimitado da produção, a despeito das necessidades sociais de produção, o que decorre desse processo é que o capital adicional constituído no decurso da acumulação atrai em proporção ao seu tamanho menos trabalhadores, e o velho capital reproduzido em nova composição expulsa mais trabalhadores anteriormente ocupados por ele. O efeito concreto dessa produção capitalista é gerar uma quantidade excedente de trabalhadores que apesar do crescimento das forças produtivas não encontram lugar para vender sua força de trabalho produzindo assim uma população relativamente dispensável em relação as necessidades do capital.

2) Explique a Lei geral de Acumulação Capitalista e relacione com o processo de acumulação primitiva do capital tratada nos textos de Leo Huberman.

A lei geral de acumulação capitalista é a ampliação das forças produtivas por meio do consumo produtivo da mais-valia extraída do trabalho, decorrente da acumulação primitiva que foi um processo histórico no qual a burguesia possuía os elementos necessários para o estabelecimento da produção capitalista, onde tinham a concentração dos meios financeiros que eram utilizados na compra dos meios de produção e do trabalho assalariado, além da formação da mão-de-obra desprovida de propriedade e livres para vender-se a qualquer capitalista. As duas formas de acumulação relacionam-se pela exploração da burguesia sobre o proletariado.

3) Por que se diz que são os trabalhadores que produzem seu próprio desemprego?

O capitalismo cria uma quantidade excedente de trabalhadores que, mesmo com o forte crescimento das forças produtivas, não consegue encontrar um lugar para vender a sua força de trabalho, por isso, os trabalhadores são os responsáveis por seu desemprego. Sendo assim, é formada essa contradição, pois, na mesma medida em que os trabalhadores colaboram de forma intensa com o desenvolvimento do capitalismo, vendem suas forças de trabalho, geram mais-valia constantemente, são explorados e submetidos a atender os interesses do capital, acabam por gerar, consequentemente, um dos fatores que mais se questiona e tenta se resolver, o desemprego, isso se dá porque, o sistema capitalista faz com o que o homem se desconheça em meio às estruturas sociais por ele mesmo geradas.

4) Por que o consumo das mercadorias é um problema secundário?

Essa nova realidade de produção e circulação de mercadoria implica o surgimento de novas formas de circulação do capital, nas quais a busca pela produção crescente de valor submete

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com